Avaliação de ligantes e misturas asfálticas preparadas com péletes de asfalto-borracha
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Data de Publicação: | 2023 |
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Resumo: | Entre os materiais empregados como modificadores de ligantes asfálticos, a borracha granulada de pneu inservível tem proporcionado a melhoria da resistência à deformação permanente, às trincas por fadiga e ao envelhecimento. Há dois métodos de incorporação da borracha de pneus às misturas asfálticas: processo seco e processo úmido. Na via seca, os grãos de borracha são misturados diretamente aos agregados. Na via úmida, a borracha é adicionada previamente ao ligante asfáltico. Os péletes de asfalto-borracha (PAB) são produtos recentes e surgiram para simplificar o processo de obtenção do asfalto-borracha. A facilidade de transporte, o armazenamento a temperatura ambiente e sua pronta disponibilidade configuram-se como vantagens. O objetivo desta tese foi avaliar, em laboratório, a influência da adição dos PAB a ligantes e/ou misturas asfálticas, usando os critérios estabelecidos pela especificação ASTM 8239/21, além dos ensaios de resistência à fadiga (LAS), estabilidade à estocagem e emissão de gases (DEC). Para tanto, foi realizada uma comparação entre as propriedades reológicas de amostras de asfalto-borracha comercial AB-08 e CAP 50/70 com adição de 20% PelletPav (PP), 30% PelletPav (PP), 20% PelletPave-Plus (PPP) e 30% PelletPave-Plus (PPP). Para os ligantes modificados com PAB prevaleceu o grau de desempenho (PG) 70, inferior ao PG 82 obtido para o AB-08, porém maior do que o PG 58 encontrado para o CAP 50/70. No ensaio de MSCR foi observada baixa recuperação elástica dos ligantes modificados por PAB. No ensaio de LAS houve um discreto acréscimo na vida de fadiga dos ligantes com PAB, quando relacionados aos dados do AB-08. No geral, a análise no DEC indicou que os ligantes modificados com péletes apresentaram níveis de emissão de fumos menores que o AB-08. O CAP 50/70 modificado com PAB foi testado em misturas asfálticas do tipo Gap-Graded, demonstrando difícil manuseio e trabalhabilidade, tanto pela via úmida, quanto pela seca. Por fim, foi constatado que a utilização de PAB na pavimentação é interessante, porém existe a necessidade de otimização do desempenho deles. A fabricação nacional pode ser um dos caminhos, pois viabilizaria o pleno conhecimento de seus componentes. |
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No ensaio de MSCR foi observada baixa recuperação elástica dos ligantes modificados por PAB. No ensaio de LAS houve um discreto acréscimo na vida de fadiga dos ligantes com PAB, quando relacionados aos dados do AB-08. No geral, a análise no DEC indicou que os ligantes modificados com péletes apresentaram níveis de emissão de fumos menores que o AB-08. O CAP 50/70 modificado com PAB foi testado em misturas asfálticas do tipo Gap-Graded, demonstrando difícil manuseio e trabalhabilidade, tanto pela via úmida, quanto pela seca. Por fim, foi constatado que a utilização de PAB na pavimentação é interessante, porém existe a necessidade de otimização do desempenho deles. A fabricação nacional pode ser um dos caminhos, pois viabilizaria o pleno conhecimento de seus componentes.Among materials used as asphalt binder modifiers, granulated rubber from scrap tires has shown good results in terms of improving resistance to permanent deformation, fatigue cracking and aging. The incorporation of crushed tire rubber into asphalt mixtures is achieved through two methods: the dry process, where rubber grains are introduced with aggregates, and the wet process, where rubber is added to conventional asphalt binder. The recently introduced asphalt-rubber pellet simplifies the production of asphalt-rubber. The principal advantage of this product lies in its facile transport and storage under ambient conditions through various available modes of transportation. This thesis evaluated the influence of asphalt-rubber pellets on asphalt binders and mixtures using ASTM 8239/21 specifications, Linear Amplitude Sweep (LAS), storage stability, and gas emissions. This study compared rheological properties of commercial asphalt-rubber (AB-08) and modified binders containing pellets (CAP 50/70 + 20% PelletPav (PP), 30% PelletPav (PP), 20% PelletPave-Plus (PPP) e 30% PelletPave-Plus (PPP)). Results indicated a performance level of PG 70 for binders modified with pellets, lower than PG 82 for AB-08 but higher than PG 58 for conventional binders (CAP 50/70). Multiple stress creep and recovery tests revealed lower elastic recovery for binders with asphalt-rubber pellets. While the LAS test showed an increase in fatigue life for modified binders, the improvement is considered slight compared to commercial samples. The analysis of the materials and their fumes generated in the laboratory allowed us to conclude that, in general, the binders modified with pellets presented lower emission levels when compared to AB-08. Modified binders containing pellets were tested by composing Gap-Graded asphalt mixtures. In the experiments, the difficult handling of asphalt mixtures stands out, both in dry and wet processes. The research concluded that the use of asphalt-rubber pellets in paving is promising but requires further refinement, with national manufacturing potentially offering a viable avenue for comprehensive performance optimization.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilAsfalto-borrachaPéletes de asfalto-borrachaSustentabilidadeReologiaEnsaios laboratoriaisAvaliação de ligantes e misturas asfálticas preparadas com péletes de asfalto-borrachainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Ivana Gomes Maia.pdfTESE Ivana Gomes Maia.pdfapplication/pdf4437315https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55278/1/TESE%20Ivana%20Gomes%20Maia.pdf73147699d0a244f20863ed66b3c63ea7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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