A Teoria Crítica de Herrera Flores e o direito humano à educação
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33761 |
Resumo: | A concepção dos direitos humanos, tradicionalmente, envolve o amparo nos conteúdos formais de suas tratativas. De maneira abstrata, estas garantem a abrangência geral dos direitos, independentemente das circunstâncias peculiares que cercam a realidade. Isso faz com que, cada vez mais, os direitos humanos se distanciem da promessa para a qual foram criados, qual seja, a de oportunizar igualmente aos seres condições dignas de vida. Em contrapartida, o pensador Herrera Flores, com sua Teoria Crítica, propõe a constituição desses direitos como processos de lutas amplamente integrados aos contextos de enfrentamento das desigualdades predominantes em decorrência do modelo se sociedade capitalista, vinculados, para tanto, à necessária ação política cidadã, a fim de que resultem na maior tangibilidade da dignidade humana. De modo geral, ele espera, com isso, criar uma nova cultura baseada nesses direitos, a qual possa levar ao respeito das diferentes formas de pensar e atuar em prol da dignidade; bem como, à capacitação humana para essa realização. Em paralelo, é preciso reconhecer a proximidade desses aspectos, trazidos pelo autor, do entendimento a respeito da educação como direito humano. Garantida em diversas normativas internacionais e nacionais, essa perspectiva sugere como sendo seu propósito essencial o desenvolvimento pleno dos sujeitos, o seu direcionamento para o exercício da cidadania e, consequentemente, para o alcance das demais perspectivas que constituem a sua integralidade no mundo. Vale ressaltar que a educação engloba, não apenas o acesso à escola, mas, substancialmente, os processos construtivos que brotam das relações e das experiências vividas. Nesse sentido, buscou-se analisar de que forma a Teoria Crítica desenvolvida por Herrera Flores se relaciona com o direito humano à educação. Tendo em vista alcançar o objetivo em questão, partiu-se do panorama de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, e cuja interpretação se apoiou no método da hermenêutica crítica. Como pesquisa bibliográfica, suas fontes constituíram-se, principalmente, de livros e artigos científicos do autor em referência, bem como de autores afiliados ao pensamento crítico. Ao perscrutar os escritos de Herrera Flores, foi possível perceber que nos marcos do conhecimento dos contextos, da conscientização cidadã e da compreensão material da dignidade humana, segundo propõe, encontram-se elementos de estímulo a uma racionalidade voltada ao preparo para a conquista da igualdade, para a afirmação dos indivíduos como atores do cenário em que vivem, e, sobretudo, para o discernimento relativo a aspectos concretos de suas dignidades, por meio da figura do diamante ético, um recurso por ele utilizado para apresentar o modo como se inter-relacionam os diferentes componentes da nossa realidade. Diante disso, tornou-se latente entender que, no caminho traçado pelo autor de desenvolvimento da sua teoria, a educação é aliada intrínseca do modo como ele procura reinventar os direitos humanos, despontando, nessa mesma trajetória, o porquê do respaldo à sua concepção como um direito humano. |
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MONTEIRO, Lucília Coelly Carvalho Lopeshttp://lattes.cnpq.br/1089384739001540http://lattes.cnpq.br/2640094533229805SANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento2019-09-26T19:10:40Z2019-09-26T19:10:40Z2019-02-20https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33761ark:/64986/0013000001x60A concepção dos direitos humanos, tradicionalmente, envolve o amparo nos conteúdos formais de suas tratativas. De maneira abstrata, estas garantem a abrangência geral dos direitos, independentemente das circunstâncias peculiares que cercam a realidade. Isso faz com que, cada vez mais, os direitos humanos se distanciem da promessa para a qual foram criados, qual seja, a de oportunizar igualmente aos seres condições dignas de vida. Em contrapartida, o pensador Herrera Flores, com sua Teoria Crítica, propõe a constituição desses direitos como processos de lutas amplamente integrados aos contextos de enfrentamento das desigualdades predominantes em decorrência do modelo se sociedade capitalista, vinculados, para tanto, à necessária ação política cidadã, a fim de que resultem na maior tangibilidade da dignidade humana. De modo geral, ele espera, com isso, criar uma nova cultura baseada nesses direitos, a qual possa levar ao respeito das diferentes formas de pensar e atuar em prol da dignidade; bem como, à capacitação humana para essa realização. Em paralelo, é preciso reconhecer a proximidade desses aspectos, trazidos pelo autor, do entendimento a respeito da educação como direito humano. Garantida em diversas normativas internacionais e nacionais, essa perspectiva sugere como sendo seu propósito essencial o desenvolvimento pleno dos sujeitos, o seu direcionamento para o exercício da cidadania e, consequentemente, para o alcance das demais perspectivas que constituem a sua integralidade no mundo. Vale ressaltar que a educação engloba, não apenas o acesso à escola, mas, substancialmente, os processos construtivos que brotam das relações e das experiências vividas. Nesse sentido, buscou-se analisar de que forma a Teoria Crítica desenvolvida por Herrera Flores se relaciona com o direito humano à educação. Tendo em vista alcançar o objetivo em questão, partiu-se do panorama de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, e cuja interpretação se apoiou no método da hermenêutica crítica. Como pesquisa bibliográfica, suas fontes constituíram-se, principalmente, de livros e artigos científicos do autor em referência, bem como de autores afiliados ao pensamento crítico. Ao perscrutar os escritos de Herrera Flores, foi possível perceber que nos marcos do conhecimento dos contextos, da conscientização cidadã e da compreensão material da dignidade humana, segundo propõe, encontram-se elementos de estímulo a uma racionalidade voltada ao preparo para a conquista da igualdade, para a afirmação dos indivíduos como atores do cenário em que vivem, e, sobretudo, para o discernimento relativo a aspectos concretos de suas dignidades, por meio da figura do diamante ético, um recurso por ele utilizado para apresentar o modo como se inter-relacionam os diferentes componentes da nossa realidade. Diante disso, tornou-se latente entender que, no caminho traçado pelo autor de desenvolvimento da sua teoria, a educação é aliada intrínseca do modo como ele procura reinventar os direitos humanos, despontando, nessa mesma trajetória, o porquê do respaldo à sua concepção como um direito humano.The conception of human rights, traditionally, involves support in the formal contents of its arrangements. In an abstract way, these guarantee the general coverage of the rights, regardless of the particular circunstances that surround the reality. This enforces even more the human rights to be far away from the promise which they were once created, that is, of providing equally to the individuals decent living conditions. In contrast, the thinker Herrera Flores, with his Critique Theory, claims the constitution of these rights as fighting processes openly included to the contexts of facing inequality predominant due to the model of capitalist society, bound to the necessary political acts from citizens in order to result in a greater tangibility of human dignity. On the whole, he intends, with this, to create a new culture based on these rights which will be able to lead to the respect of the different ways of thinking and acting on behalf of dignity; as well as, to the human qualification for this accomplishment. In parallel, it is essential to acknowledge the proximity of these aspects brought for the author of the comprehension in relation to the education as a human right. Guaranteed in various international and national regulations, this perspective suggests as its main purpose the full development of the individuals and their direction to the exercise of citizenship and, consequently, to reach the other perspectives that consist its completeness in the world. It is worth pointing out that education embrace not only school access, but substantially, the constructive processes that arise in the relationships and experiences lived. Therefore, it was aimed to analyse in which way the Critique Theory developed by Herrera Flores deals with the human right to education. Attempting to reach the goal discussed, it was written using a qualitative research with an exploratory and descriptive character and with an interpretation based on the critic hermeneutics method. As bibliographic research, its sources were mainly books, scientific articles from the mentioned author, as well as from the authors who support the critical thoughts. Exploring the writings from Herrera Flores, it was possible to realize that in the marks of the knowledge of the contexts, about citizens awareness and material comprehension of the human dignity, as he claims, find elements that stimulate rationality targetting the conquest of equality to the affirmation of individuals as the actors in the scenario they live and especially to the discernment related to the concrete aspects of their dignities through the feature of the ethical diamond, a resource used by him to present the way differents components of our reality inter- relate. Thus, it became latent to understand that in the path traced by the author of development his theory, education is an intrinsic allied to the way he attempts to reinvente the human rights, emerging, in this trajectory, the reason why the support of its concept as a human right.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Direitos HumanosUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeoria CríticaHerrera FloresDireitos HumanosEducaçãoA Teoria Crítica de Herrera Flores e o direito humano à educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Lucília Coelly Carvalho Lopes Monteiro.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Lucília Coelly Carvalho Lopes Monteiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33761/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luc%c3%adlia%20Coelly%20Carvalho%20Lopes%20Monteiro.pdf.jpgd3851498d0b5ee63908f98f0a9a5c9bfMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Lucília Coelly Carvalho Lopes Monteiro.pdfDISSERTAÇÃO Lucília Coelly Carvalho Lopes Monteiro.pdfapplication/pdf915039https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33761/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luc%c3%adlia%20Coelly%20Carvalho%20Lopes%20Monteiro.pdf7b224f25da06682da2c1f1a2c63b0ebeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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