Rituais e atos pedagógicos performáticos da Jurema Sagrada do terreiro de umbanda em Alhandra-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Deyvson Barreto Simões da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38988
Resumo: A presente dissertação de mestrado discute os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada ocorridos no Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi, no Município de Alhandra- PB, Brasil, sob a lente teórica das Epistemologias do Sul, por meio dos Estudos Pós-Coloniais. A pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Linha – Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Partimos do Pressuposto de que os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada ocorridos no Terreiro corroboram na construção, manutenção e propagação dos saberes e práticas da Jurema Sagrada entre os/as juremeiros/as. Para tanto, tivemos como objetivo compreender os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada desenvolvidos no Terreiro de Umbanda em Alhandra-PB. De forma específica, objetivamos entender o que pensam as Lideranças sobre a Jurema Sagrada; identificar os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada no Terreiro de Umbanda; caracterizar os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada no Terreiro de Umbanda. Tomamos como campo empírico o Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi, para a produção e coleta de dados, utilizamos como instrumentos: a Observação direta, o Diário de Campo e as Entrevistas Semiestruturadas. Os Sujeitos Colaboradores/as da Pesquisa foram as Lideranças do Terreiro. O tratamento e análise dos dados foram realizadas por meio da Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011); (VALLA, 1999). Percebemos que no Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi a construção do conhecimento se dá pelas práticas ocorridas nos Rituais e Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada, através do Diálogo, da Amorosidade e da Rigorosidade presentes nas relações entre as Lideranças, os/as demais juremeiros/as e as Entidades.
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Partimos do Pressuposto de que os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada ocorridos no Terreiro corroboram na construção, manutenção e propagação dos saberes e práticas da Jurema Sagrada entre os/as juremeiros/as. Para tanto, tivemos como objetivo compreender os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada desenvolvidos no Terreiro de Umbanda em Alhandra-PB. De forma específica, objetivamos entender o que pensam as Lideranças sobre a Jurema Sagrada; identificar os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada no Terreiro de Umbanda; caracterizar os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada no Terreiro de Umbanda. Tomamos como campo empírico o Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi, para a produção e coleta de dados, utilizamos como instrumentos: a Observação direta, o Diário de Campo e as Entrevistas Semiestruturadas. Os Sujeitos Colaboradores/as da Pesquisa foram as Lideranças do Terreiro. O tratamento e análise dos dados foram realizadas por meio da Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011); (VALLA, 1999). Percebemos que no Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi a construção do conhecimento se dá pelas práticas ocorridas nos Rituais e Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada, através do Diálogo, da Amorosidade e da Rigorosidade presentes nas relações entre as Lideranças, os/as demais juremeiros/as e as Entidades.This master's dissertation discusses the Rituals and Pedagogical Acts of the Sacred Jurema that took place in the Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi, in the Municipality of Alhandra-PB,Brazil, under the theoretical lens of Southern Epistemologies, through Post-Colonial Studies. The research is linked to the Graduate Program in Education at the Federal University of Pernambuco (UFPE), in the line - Teacher Training and Pedagogical Practices. We assume that the Sacred Jurema Rituals and Pedagogical Acts that took place in the Terreiro corroborate the construction, maintenance and propagation of Sacred Jurema knowledge and practices among juremeiros. For that, we aimed to understand the Rituals and Pedagogical Acts of Sacred Jurema developed at Terreiro de Umbanda in Alhandra-PB. Specifically, we aim to understand what the Leaders think about the Sacred Jurema; identify the Rituals and Pedagogical Acts of the Sacred Jurema in Terreiro de Umbanda; characterize the Rituals and Pedagogical Acts of the Sacred Jurema in the Terreiro de Umbanda. We take as an empirical field the Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi, for the production and collection of data, we use as instruments: direct observation, the field diary and semi-structured interviews. The Research Subjects were the Terreiro Leaders. The treatment and analysis of the data were carried out through Content Analysis via Thematic Analysis (BARDIN, 2011); (VALLA, 1999). We realize that in Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi the construction of knowledge is given by the practices that occurred in Rituals and Acts Pedagogical of Sacred Jurema, through Dialogue, Loveliness and Rigor present in the relations between the leaders, the other juremeiros and Entities.Este Trabajo de Fin de Máster discute los Rituales y los Actos de Interpretación Pedagógica de la Jurema Sagrada que tuvieron lugar en el Terrero de Umbanda Caboclo Oxóssi, en el Municipio de Alhandra-PB, Brasil, bajo la lente teórica de las Epistemologías del Sur, a través de Estudios Poscoloniales. La investigación está vinculada al Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE), en la línea - Formación de Docentes y Prácticas Pedagógicas. Partimos del presupuesto que los Rituales de Ejecución de la Jurema Sagrada y los Actos de Interpretación Pedagógica que tuvieron lugar en el Terrero corroboran a la construcción, el mantenimiento y la propagación del conocimiento y de las prácticas de Jurema Sagrada entre los/as juremeros/as. Nuestro objetivo fue comprender los Rituales y los Actos Pedagógicos de Jurema Sagrada desarrollados en Terrero de Umbanda en Alhandra-PB. Nuestros objetivos específicos fueron: comprender lo que piensan los líderes sobre la Jurema Sagrada; identificar los rituales y actos de interpretación pedagógica de la Jurema Sagrada en el Terrero de Umbanda y caracterizar los rituales y los actos pedagógicos de la Jurema Sagrada en el Terrero de Umbanda. Para la producción y recopilación de datos, utilizamos como instrumentos: la observación directa, el diario de campo y entrevistas semi-estructuradas. Los sujetos de la investigación fueron los Líderes de Terrero. El tratamiento y el análisis de los datos se llevaron a cabo mediante el Análisis de Contenido a través del Análisis Temático (BARDIN, 2011); (VALLA, 1999). Hemos percibido que en el Terrero de Umbanda Caboclo Oxóssi, la construcción del conocimiento se produce a través de las prácticas que se llevan a cabo en los Rituales de la Jurema Sagrada y Actos Pedagógicos de Interpretación, a través del Diálogo, del Amor y de la Rigidez presentes en las relaciones entre los Líderes, los/as juremeros/as y los Espíritus.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPedagogiaEducação e religiãoReligião indígenaUFPE – Pós-graduaçãoRituais e atos pedagógicos performáticos da Jurema Sagrada do terreiro de umbanda em Alhandra-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38988/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Deyvson Barreto Simões da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Deyvson Barreto Simões da Silva.pdfapplication/pdf12913759https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38988/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Deyvson%20Barreto%20Sim%c3%b5es%20da%20Silva.pdf676a48d446ea855ac7c0d1488c5c19ddMD51TEXTDISSERTAÇÃO Deyvson Barreto Simões da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Deyvson Barreto Simões da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain537715https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38988/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Deyvson%20Barreto%20Sim%c3%b5es%20da%20Silva.pdf.txt2a57885611151825beeb876373ca3171MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Deyvson Barreto Simões da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Deyvson Barreto Simões da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38988/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Deyvson%20Barreto%20Sim%c3%b5es%20da%20Silva.pdf.jpg7362299c29489733603daeb75fb02c86MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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