Amaro Matias : contribuições para a história da educação de Quipapá-PE
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49513 |
Resumo: | Nesta dissertação, a qual teve origem no Núcleo de Identidades e Memórias, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco; analiso parte da trajetória do professor Amaro Matias, que viveu em solo pernambucano entre 1922 e 2002. A pergunta central que norteou o estudo foia seguinte: quais as contribuições do professor Amaro Matias, um homem negro, na educação do município de Quipapá-PE? Assim, o presente trabalho objetivou ressaltar o papel que teve Amaro Matias na Educação do referido município e o impacto na formação de educandos. Para responder a indagação central desta pesquisa, apresenta-se como aporte teórico autores ligados às áreas de História da Educação, Biografia e Autobiografia, entre os quais Passeggi (2016), Avelar e Schmidt (2017) e Souza, E. F. (2020). Quanto à fundamentação metodológica,apoiamo-nos na história de vida, bem como na história oral, trabalhada por Ferreirae Amado (2006) às quais me deram o Norte para as entrevistas que realizei com familiares, amigos e ex-estudantes. Utilizo também fontes documentais (documentospessoais) e fontes iconográficas (fotografias e imagens) oriundas dos arquivos da família do referido educador. Nesta pesquisa apresento, ainda, uma reflexão historiográfica, teórica e metodológica sobre o gênero biográfico e procuro demonstrar as vantagens analíticas de se construir uma biografia pela perspectiva do cotidiano de docentes e intelectuais. Assim, a partir da aplicação do diagrama do constructo do "eu" fonte (SOUZA, E. F., 2020), analiso a trajetória de Amaro Matias, destacando alguns elementos centrais e indissociáveis, que segundo a documentação consultada, compunham a sua vida diária: a família, o trabalho, o estudo, a produção intelectual e, sobretudo, sua atuação no magistério. Nas considerações finais, recupero alguns discursos produzidos sobre Amaro Matias após sua morte que apontam para diferentes facetas do personagem e seu itinerário. Busco reafirmar, também, a importância de se levar em conta, na construção de biografias, a complexidade das trajetórias individuais que são vivenciadas na relação com a coletividade. E, por fim, sintetizo as principais contribuições trazidas por este estudo no campo das Identidades e Memórias. |
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SILVA, Ivanilda Maximiano dahttp://lattes.cnpq.br/4475433232849204http://lattes.cnpq.br/3329563140947244SOUZA, Edilson Fernandes de2023-03-28T14:18:49Z2023-03-28T14:18:49Z2022-12-20SILVA, Ivanilda Maximiano da. Amaro Matias: contribuições para a história da educação de Quipapá-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49513Nesta dissertação, a qual teve origem no Núcleo de Identidades e Memórias, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco; analiso parte da trajetória do professor Amaro Matias, que viveu em solo pernambucano entre 1922 e 2002. A pergunta central que norteou o estudo foia seguinte: quais as contribuições do professor Amaro Matias, um homem negro, na educação do município de Quipapá-PE? Assim, o presente trabalho objetivou ressaltar o papel que teve Amaro Matias na Educação do referido município e o impacto na formação de educandos. Para responder a indagação central desta pesquisa, apresenta-se como aporte teórico autores ligados às áreas de História da Educação, Biografia e Autobiografia, entre os quais Passeggi (2016), Avelar e Schmidt (2017) e Souza, E. F. (2020). Quanto à fundamentação metodológica,apoiamo-nos na história de vida, bem como na história oral, trabalhada por Ferreirae Amado (2006) às quais me deram o Norte para as entrevistas que realizei com familiares, amigos e ex-estudantes. Utilizo também fontes documentais (documentospessoais) e fontes iconográficas (fotografias e imagens) oriundas dos arquivos da família do referido educador. Nesta pesquisa apresento, ainda, uma reflexão historiográfica, teórica e metodológica sobre o gênero biográfico e procuro demonstrar as vantagens analíticas de se construir uma biografia pela perspectiva do cotidiano de docentes e intelectuais. Assim, a partir da aplicação do diagrama do constructo do "eu" fonte (SOUZA, E. 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The central question that guided the study was the following: what are the contributions of the teacher Amaro Matias, a black man, in the education of the city of Quipapá-PE? Thus, the present work aimed to highlight the role that Amaro Matias had in the municipality's education and the impact on the formation of students. To answer the central question of this research, it is presented as theoretical support authors linked to the areas of History of Education, Biography and Autobiography, among which Passegi (2016), Avelar and Schmidt (2017) and Souza, E. F. (2020). As for the methodological basis, we rely on life history, as well as oral history, worked by Ferreira and Amado (2006), which gave me the direction for the interviews I conducted with family members, friends and former students. I also use documental sources (personal documents) and iconographic sources (photographs and images) from the family archives of the educator. In this research I also present a historiographical, theoretical and methodological reflection on the biographical genre and try to demonstrate the analytical advantages of constructing a biography from the perspective of the everyday life of teachers and intellectuals. Thus, from the application of the diagram of the construct of the source "I" (SOUZA, E. F., 2020), I analyze the trajectory of Amaro Matias, highlighting some central and inseparable elements, which according to the consulted documentation, composed his daily life: family, work, study, intellectual production and, above all, his performance in teaching. In the final considerations, I recover some speeches produced about Amaro Matias after his death that point to different facets of the character and his itinerary. I also try to reaffirm the importance of taking into account, in the construction of biographies, the complexity of individual trajectories that are experienced in relation to the collectivity. And, finally, I summarize the main contributions brought by this study in the field of Identities and Memories.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistória da educaçãoBiografiaAmaro MatiasQuipapá- PEAmaro Matias : contribuições para a história da educação de Quipapá-PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49513/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Ivanilda Maximiano.pdfDISSERTAÇÃO Ivanilda Maximiano.pdfapplication/pdf1780219https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49513/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ivanilda%20Maximiano.pdf00bd35db6bc0983435418bd992fc268eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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