Compreensão de textos em crianças: uma análise das relações entre tipos de textos e inferências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Lianny Milenna de Sá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25470
Resumo: Compreender textos é uma habilidade importante para a vida em uma sociedade letrada em que os textos são a unidade de comunicação escrita. Esta habilidade envolve três dimensões que se relacionam: social, linguística e cognitiva. O presente estudo trata das instâncias cognitiva, no que diz respeito às inferências, e linguística, focalizando os diferentes tipos de textos. Para compreender os mecanismos envolvidos na compreensão textual, adotou-se o modelo de Construção-Integração de Kintsch, que fornece destaque às inferências nesse processo. Apesar do quadro significativo de conhecimentos sobre este assunto, a compreensão de textos continua sendo um campo fértil de investigações, especialmente, no que se refere aos fatores que possam estar associados ao estabelecimento de inferências e de suas relações com diferentes tipos de textos. Assim, o presente trabalho examinou as relações entre compreensão de textos, tipos de inferências e tipos de textos. Para isso, foram realizados dois estudos, cada um com objetivos distintos. O Estudo 1 investigou o papel da natureza fictícia e não fictícia do conteúdo do texto sobre a capacidade da criança em estabelecer inferências de previsão a partir de dois tipos de textos narrativos: história (fictício) e relato de experiência pessoal (não fictício). Participaram 90 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 10 anos, de classe média, alunas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares da região metropolitana do Recife. A tarefa consistiu na leitura interrompida (metodologia on-line) de um texto narrativo ficcional (história) e de um não ficcional (relato). Após a leitura de cada parte do texto, o estudante respondeu a perguntas inferenciais de previsão e a perguntas de explicação. O Estudo 2 investigou se a natureza das relações de causalidade de diferentes tipos de texto (narrativo e argumentativo) influenciam a capacidade da criança em estabelecer inferências de causalidade. No Estudo 2, participaram as mesmas 90 crianças do Estudo 1. A tarefa consistiu na leitura interrompida (metodologia on-line) de textos narrativo e argumentativo e, após a leitura de cada parte do texto, o participante respondeu a perguntas inferenciais de causalidade e a perguntas de explicação. Os dados foram analisados em função do desempenho, das respostas às perguntas inferenciais e da natureza dos erros apresentados no estabelecimento de inferências. Os resultados do Estudo 1 mostraram que as inferências de previsão foram mais facilmente estabelecidas no texto narrativo de ficção (história) do que no texto de não ficção (relato). Os resultados do Estudo 2 revelaram que o estabelecimento de relações causais parece não variar em função dos tipos de texto, isto é, em função da natureza da causalidade associada a cada tipo de texto (implicativa na narrativa e explicativa na argumentativa). Desse modo, o presente trabalho traça considerações acerca dos fatores que compõem a compreensão de texto, tais como a natureza textual e o estabelecimento de inferências, discutindo uma forma de como essas relações podem ser investigadas e exibindo novos dados sobre a compreensão de textos, especificamente, sobre as relações entre compreensão de textos e tipos de textos.
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Apesar do quadro significativo de conhecimentos sobre este assunto, a compreensão de textos continua sendo um campo fértil de investigações, especialmente, no que se refere aos fatores que possam estar associados ao estabelecimento de inferências e de suas relações com diferentes tipos de textos. Assim, o presente trabalho examinou as relações entre compreensão de textos, tipos de inferências e tipos de textos. Para isso, foram realizados dois estudos, cada um com objetivos distintos. O Estudo 1 investigou o papel da natureza fictícia e não fictícia do conteúdo do texto sobre a capacidade da criança em estabelecer inferências de previsão a partir de dois tipos de textos narrativos: história (fictício) e relato de experiência pessoal (não fictício). Participaram 90 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 10 anos, de classe média, alunas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares da região metropolitana do Recife. A tarefa consistiu na leitura interrompida (metodologia on-line) de um texto narrativo ficcional (história) e de um não ficcional (relato). Após a leitura de cada parte do texto, o estudante respondeu a perguntas inferenciais de previsão e a perguntas de explicação. O Estudo 2 investigou se a natureza das relações de causalidade de diferentes tipos de texto (narrativo e argumentativo) influenciam a capacidade da criança em estabelecer inferências de causalidade. No Estudo 2, participaram as mesmas 90 crianças do Estudo 1. A tarefa consistiu na leitura interrompida (metodologia on-line) de textos narrativo e argumentativo e, após a leitura de cada parte do texto, o participante respondeu a perguntas inferenciais de causalidade e a perguntas de explicação. Os dados foram analisados em função do desempenho, das respostas às perguntas inferenciais e da natureza dos erros apresentados no estabelecimento de inferências. 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This ability involves three dimensions that are related: social, linguistic and cognitive. The present study deals with the cognitive, as far as inferences and linguistics are concerned, focusing on the different types of texts. In order to understand the mechanisms involved in textual comprehension, the Kintsch Construction-Integration model was adopted, which provides an emphasis on the inferences in this process. Despite the significant knowledge on this subject, the comprehension of texts remains a fertile field of investigations, especially with regard to the factors that may be associated to the establishment of inferences and their relations with different types of texts. Thus, the present work examined the relations between text comprehension, types of inferences and types of texts. For this, two studies were conducted, each with different objectives. Study 1 investigated the role of the fictitious and non-fictitious nature of the text content about the child's ability to predict inferences from two types of narrative texts: (fictional) story and personal (non-fictional) story reporting. Ninety children of both sexes, aged 8 to 10 years, of middle class, students from the 3rd to the 5th year of Elementary School of private schools of the metropolitan region of Recife participated. The task consisted in the interrupted reading (on-line methodology) of a fictional narrative (story) and a nonfiction (narrative) text. After reading each part of the text, the student answered inferential forecasting questions and explanatory questions. Study 2 investigated whether the nature of the causal relationships of different types of text (narrative and argumentative) influence the child's ability to draw inferences of causality. In Study 2, the same 90 children from Study 1 participated. The task consisted in the interrupted reading (on-line methodology) of narrative and argumentative texts and, after reading each part of the text, the participant answered inferential questions of causality and explaining questions. The data were analyzed according to the performance, the answers to the inferential questions and the nature of the errors presented in the establishment of inferences. The results of Study 1 showed that prediction inferences were more easily established in fictional narrative (story) than in nonfiction (narrative) text. The results of Study 2 revealed that the establishment of causal relationships does not vary according to the types of text, that is, according to the nature of the causality associated with each type of text (implied in the narrative and explanatory in the argumentative). Thus, the present paper draws considerations on the factors that make up text comprehension, such as textual nature and the establishment of inferences, discussing a way in which these relations can be investigated and displaying new data on the comprehension of texts, specifically, on the relations between the understanding of texts and types of texts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia cognitivaPsicologia da leituraCrianças - Livros e leituraCompreensão na leituraTextosGêneros literáriosInferência (Lógica)Compreensão de textos em crianças: uma análise das relações entre tipos de textos e inferências.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Lianny Milenna de Sá Melo.pdf.jpgTESE Lianny Milenna de Sá Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25470/5/TESE%20Lianny%20Milenna%20de%20S%c3%a1%20Melo.pdf.jpgd19af5558d1e08976be6b640732011e0MD55ORIGINALTESE Lianny Milenna de Sá Melo.pdfTESE Lianny Milenna de Sá Melo.pdfapplication/pdf1129846https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25470/1/TESE%20Lianny%20Milenna%20de%20S%c3%a1%20Melo.pdff9832b79de23a9abb02ebba9fcdfd3f8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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