Conceituação, condicionantes e impactos da inteligência informacional: um estudo sobre aspectos informacionais no contexto de videogames e suas implicações entre estudantes de graduação em administração
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Data de Publicação: | 2018 |
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Resumo: | A informação flui por meio dos fluxos informacionais, mediada por aparatos tecnológicos e/ou cognitivos, de forma a atender necessidades informacionais dos sujeitos para uso, cuja relevância é influenciada pelo usuário e pelo contexto. Aportando-se na perspectiva do usuário, a competência em informação desenvolvida na fase escolar durante o letramento ou na fase profissional pode potencializar o desenvolvimento de habilidades para criar, acessar, recuperar, avaliar, atribuir, usar e excluir a informação, necessidades básicas para que o conhecimento aconteça e consequentemente possa existir uma inteligência em informação, garantindo um pleno exercício no século XXI. Assim, percebe-se uma oportunidade para melhor entender a inteligência informacional com seus antecedentes e consequentes ao discuti-la em tal contexto. De tal forma, esta pesquisa tem como objetivo testar no contexto de videogames, a hipótese de que a Inteligência Informacional representa um conjunto de capacidades transcontextuais, entre estudantes de administração, na emergente Sociedade do Conhecimento do Século XXI. Para tanto, desenvolve-se o marco teórico apoiado em cinco capítulos, tratando o primeiro da Ciência da informação, no qual se desenvolve as três perspectivas da gestão da informação (fluxo informacional, mediação da informação e contexto informacional); o segundo capítulo trata do entendimento de Letramento, Competência e Inteligência em informação, seguido do capítulo que trata a Cultura digital e os aspectos hiperculturais; na sequência abordam-se as tecnologias e os jogos online; por fim, o quinto capítulo traz o entendimento de elementos que se relacionará com a inteligência informacional como o sucesso acadêmico, habilidades cognitivas, liderança, vida profissional e atitudes acadêmico-profissionais. De natureza aplicada, metodologicamente, a pesquisa possui abordagem quantitativa, utilizando método científico hipotético-detutivo, quanto ao meio de investigação a pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo ao utilizar questionário para coleta dos dados. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados métodos estatísticos diversos. O local de realização da pesquisa foi o Departamento de Ciências Administrativas da UFPE. A população era composta por 1077 matriculados no curso de administração no segundo semestre de 2016. A amostra foi não probabilística, por conveniência e estratificada, tendo participado 347 sujeitos. A pesquisa alcança seus objetivos ao entregar um entendimento funcional para os construtos de letramento e competência informacional. Os resultados da pesquisa revelaram que conceitualmente faz sentido separar letramento de competência, todavia, na análise percebeu-se que acontecem simultaneamente, em uma relação dialética. Assim, ao se juntar o indicador de letramento ao de competência, chega-se ao construto de Inteligência informacional. A Inteligência informacional possui correlação positiva com o resultado do teste de QI, o que justifica a atribuição da palavra inteligência. Relaciona-se ainda marginalmente com o teste de conhecimentos, denotando ser uma inteligência mais fluída que cristalina. Possui ainda uma alta correlação com a hipercultura, essa correlação corrobora na direção que à luz da teoria da mediação cognitiva a inteligência informacional seja um elemento essencial da hipercultura. Está ainda relacionada à dimensão da personalidade ligada à erudição e ao teste de liderança, posto que não possui relação direta com a realização de atividades extras, como monitoria e iniciação científica. |
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Assim, percebe-se uma oportunidade para melhor entender a inteligência informacional com seus antecedentes e consequentes ao discuti-la em tal contexto. De tal forma, esta pesquisa tem como objetivo testar no contexto de videogames, a hipótese de que a Inteligência Informacional representa um conjunto de capacidades transcontextuais, entre estudantes de administração, na emergente Sociedade do Conhecimento do Século XXI. Para tanto, desenvolve-se o marco teórico apoiado em cinco capítulos, tratando o primeiro da Ciência da informação, no qual se desenvolve as três perspectivas da gestão da informação (fluxo informacional, mediação da informação e contexto informacional); o segundo capítulo trata do entendimento de Letramento, Competência e Inteligência em informação, seguido do capítulo que trata a Cultura digital e os aspectos hiperculturais; na sequência abordam-se as tecnologias e os jogos online; por fim, o quinto capítulo traz o entendimento de elementos que se relacionará com a inteligência informacional como o sucesso acadêmico, habilidades cognitivas, liderança, vida profissional e atitudes acadêmico-profissionais. De natureza aplicada, metodologicamente, a pesquisa possui abordagem quantitativa, utilizando método científico hipotético-detutivo, quanto ao meio de investigação a pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo ao utilizar questionário para coleta dos dados. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados métodos estatísticos diversos. O local de realização da pesquisa foi o Departamento de Ciências Administrativas da UFPE. A população era composta por 1077 matriculados no curso de administração no segundo semestre de 2016. A amostra foi não probabilística, por conveniência e estratificada, tendo participado 347 sujeitos. A pesquisa alcança seus objetivos ao entregar um entendimento funcional para os construtos de letramento e competência informacional. Os resultados da pesquisa revelaram que conceitualmente faz sentido separar letramento de competência, todavia, na análise percebeu-se que acontecem simultaneamente, em uma relação dialética. Assim, ao se juntar o indicador de letramento ao de competência, chega-se ao construto de Inteligência informacional. A Inteligência informacional possui correlação positiva com o resultado do teste de QI, o que justifica a atribuição da palavra inteligência. Relaciona-se ainda marginalmente com o teste de conhecimentos, denotando ser uma inteligência mais fluída que cristalina. Possui ainda uma alta correlação com a hipercultura, essa correlação corrobora na direção que à luz da teoria da mediação cognitiva a inteligência informacional seja um elemento essencial da hipercultura. Está ainda relacionada à dimensão da personalidade ligada à erudição e ao teste de liderança, posto que não possui relação direta com a realização de atividades extras, como monitoria e iniciação científica.Information flows through information flows, mediated by technological and/or cognitive devices, in order to meet the information needs of the subjects for use, whose relevance is influenced by the user and the context. From the perspective of the user, the information competence developed in the school phase during literacy or in the professional phase can potentiate the development of skills to create, access, retrieve, evaluate, assign, use and exclude information, basic needs for the knowledge happens and consequently can exist an intelligence in information, guaranteeing a full exercise in the 21st century. Thus, we perceive an opportunity to better understand information intelligence with its antecedents and consequent to discuss it in such context. Thus, this research aims to test in the context of video games the hypothesis that Information Intelligence represents a set of transcontextual capacities among management students in the emerging Knowledge Society of the 21st Century. For that, the theoretical framework is developed, supported by five chapters, dealing with the first one of Information Science, in which the three perspectives of information management (information flow, mediation of information and informational context) are developed; the second chapter deals with the understanding of Literacy, Competence and Intelligence in information, followed by the chapter dealing with digital culture and hypercultural aspects; technology and online games; Finally, the fifth chapter brings the understanding of elements that will relate to informational intelligence such as academic success, cognitive abilities, leadership, professional life and academic-professional attitudes. Of applied nature, methodologically, the research has a quantitative approach, using hypothetical-detuitive scientific method, as far as the means of investigation the research was given through field research when using questionnaire for data collection. In the analysis and interpretation of the data, several statistical methods were used. The place of realization of the research was the Departamento de Ciências Administrativas of UFPE. The population was comprised of 1077 enrolled in the administration course in the second half of 2016. The sample was non-probabilistic, for convenience and stratified, with 347 subjects participated. The research achieves its objectives by delivering a functional understanding of literacy constructs and informational competence. The results of the research revealed that conceptually it makes sense to separate competence literacy, however, in the analysis it was realized that they happen simultaneously, in a dialectical relationship. Thus, when the indicator of literacy is added to that of competence, one arrives at the construct of Intelligence information. Intelligence information has a positive correlation with the result of the IQ test, which justifies the attribution of the word intelligence. It is still marginally related to the knowledge test, denoting being a more fluid than crystalline intelligence. It also has a high correlation with hyperculture, this correlation corroborates in the direction that in the light of the theory of cognitive mediation informational intelligence is an essential element of hyperculture. It is also related to the dimension of the personality linked to erudition and the leadership test, since it has no direct relation with the accomplishment of extra activities, such as scientific monitoring and initiation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCompetência informacionalFluxo informacionalInteligência informacionalConceituação, condicionantes e impactos da inteligência informacional: um estudo sobre aspectos informacionais no contexto de videogames e suas implicações entre estudantes de graduação em administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Silvio Luiz de Paula.pdf.jpgTESE Silvio Luiz de Paula.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1395https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29973/6/TESE%20Silvio%20Luiz%20de%20Paula.pdf.jpg5f142d70c0904720b8c20b93a9a05e1eMD56ORIGINALTESE Silvio Luiz de Paula.pdfTESE Silvio Luiz de Paula.pdfapplication/pdf2794811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29973/1/TESE%20Silvio%20Luiz%20de%20Paula.pdf81f44a3822ba40af1350b9415bbfff77MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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