Sindicalismo docente: a luta dos professores da rede pública estadual no Recife no período da transição democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Jannaiara Barros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11021
Resumo: A Presente pesquisa sobre o movimento dos professores no período da transição democrática, está organizada de forma a mostrar que esta categoria possuiu momentos de muita efervescência no que se refere à organização e busca por seus direitos, em meio a uma conjuntura política crítica da história brasileira. No primeiro capítulo da discussão fazemos uma exposição teórica, colocando o pensamento de Antônio Gramsci como principal norteador. Adotamos o conceito de intelectual orgânico para tratar sobre algumas questões referentes à entidade dos docentes. No segundo capítulo oferecemos uma visão geral de contextualização do movimento dos professores em meio à crises econômicas e debates tratando sobre a abertura política, bem como recorremos ao campo da História da Educação para problematizarmos algumas questões referentes à concepção de sacerdócio e vocação ligadas ao magistério. No último capítulo, fazemos uma apreciação da documentação, buscando mostrar em torno de que se deram as agitações dos professores, quais as estratégias de luta utilizadas e qual o papel que a APENOPE desempenhou diante de um ambiente de tantas agitações.
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Adotamos o conceito de intelectual orgânico para tratar sobre algumas questões referentes à entidade dos docentes. No segundo capítulo oferecemos uma visão geral de contextualização do movimento dos professores em meio à crises econômicas e debates tratando sobre a abertura política, bem como recorremos ao campo da História da Educação para problematizarmos algumas questões referentes à concepção de sacerdócio e vocação ligadas ao magistério. No último capítulo, fazemos uma apreciação da documentação, buscando mostrar em torno de que se deram as agitações dos professores, quais as estratégias de luta utilizadas e qual o papel que a APENOPE desempenhou diante de um ambiente de tantas agitações.CNPqporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessoresReivindicaçõesDitadura.Sindicalismo docente: a luta dos professores da rede pública estadual no Recife no período da transição democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILdissertação de mestrado em História-Jannaiara B. Cavalcante-.pdf.jpgdissertação de mestrado em História-Jannaiara B. 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