Uma análise do uso de redes sociais como ferramenta para gestão do conhecimento
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10960 |
Resumo: | As organizações estão sempre à procura de formas de aumentar seu desempenho e, consequentemente, melhorar sua competitividade, seja no segmento em que já se encontra, ou através de sua inserção em novos nichos de mercado. Uma das formas mais conhecidas para obtenção destes objetivos é através da realização da gestão do conhecimento organizacional. O uso de redes sociais nos ambientes corporativos tem sido uma aposta cada vez mais comum para implantação de mecanismos de gestão do conhecimento. Por se caracterizarem como um ambiente informal e interativo, onde os usuários podem se expressar de forma livre, ambientes de redes sociais se credenciam como boa alternativa no compartilhamento do conhecimento individual, incrementando naturalmente a memória organizacional, e a possibilidade de melhor entender as redes informais existentes. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa-ação para analisar uma iniciativa de gestão do conhecimento baseada na implantação de um ambiente de redes sociais na Web em um instituto de inovação do Porto Digital. Durante essa pesquisa-ação, foi proposto e desenvolvido um ambiente de redes sociais que atendesse as necessidades de gestão do conhecimento da organização. Durante os três ciclos da pesquisa-ação, foi realizado um mapeamento de um processo genérico de gestão do conhecimento para as funcionalidades disponíveis no ambiente proposto, somando-se a isso o uso de um conjunto de métricas associadas a cada uma das fases desse processo. Durante o período de cinco anos em que ocorreu a pesquisa-ação, as métricas definidas foram monitoradas e analisadas, o que deu origem às propostas para melhoria do desempenho da iniciativa de gestão do conhecimento. Através da implantação dessas propostas de melhoria, pôde-se acompanhar a evolução do ambiente e seus efeitos sobre a instituição. Por fim, este trabalho apresenta uma análise de todo o ciclo de vida da iniciativa de gestão do conhecimento, através da análise de suas diversas etapas e desafios. Ao término da pesquisa-ação, uma reflexão sobre toda a iniciativa foi realizada. Os resultados e as reflexões deste trabalho podem servir como base para qualquer outra iniciativa de gestão do conhecimento, não apenas em institutos de inovação, mas em qualquer organização, independente do estilo e da escola de gestão do conhecimento escolhidos. |
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Costa, Ricardo AraújoMeira, Silvio Romero de Lemos2015-03-05T19:35:21Z2015-03-05T19:35:21Z2012-03-09COSTA, Ricardo Araújo. Uma análise do uso de redes sociais como ferramenta para gestão do conhecimento. Recife, 2012. 185 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2012.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10960As organizações estão sempre à procura de formas de aumentar seu desempenho e, consequentemente, melhorar sua competitividade, seja no segmento em que já se encontra, ou através de sua inserção em novos nichos de mercado. Uma das formas mais conhecidas para obtenção destes objetivos é através da realização da gestão do conhecimento organizacional. O uso de redes sociais nos ambientes corporativos tem sido uma aposta cada vez mais comum para implantação de mecanismos de gestão do conhecimento. Por se caracterizarem como um ambiente informal e interativo, onde os usuários podem se expressar de forma livre, ambientes de redes sociais se credenciam como boa alternativa no compartilhamento do conhecimento individual, incrementando naturalmente a memória organizacional, e a possibilidade de melhor entender as redes informais existentes. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa-ação para analisar uma iniciativa de gestão do conhecimento baseada na implantação de um ambiente de redes sociais na Web em um instituto de inovação do Porto Digital. Durante essa pesquisa-ação, foi proposto e desenvolvido um ambiente de redes sociais que atendesse as necessidades de gestão do conhecimento da organização. Durante os três ciclos da pesquisa-ação, foi realizado um mapeamento de um processo genérico de gestão do conhecimento para as funcionalidades disponíveis no ambiente proposto, somando-se a isso o uso de um conjunto de métricas associadas a cada uma das fases desse processo. 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Os resultados e as reflexões deste trabalho podem servir como base para qualquer outra iniciativa de gestão do conhecimento, não apenas em institutos de inovação, mas em qualquer organização, independente do estilo e da escola de gestão do conhecimento escolhidos.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão do ConhecimentoRedes SociaisUma análise do uso de redes sociais como ferramenta para gestão do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILUma_Análise_do_Uso_de_Redes_Sociais_como_Ferramenta_para_Gestão_do_Conhecimento.pdf.jpgUma_Análise_do_Uso_de_Redes_Sociais_como_Ferramenta_para_Gestão_do_Conhecimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1323https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10960/5/Uma_An%c3%a1lise_do_Uso_de_Redes_Sociais_como_Ferramenta_para_Gest%c3%a3o_do_Conhecimento.pdf.jpg1769c5b4d868a0c553c58df94199014bMD55ORIGINALUma_Análise_do_Uso_de_Redes_Sociais_como_Ferramenta_para_Gestão_do_Conhecimento.pdfUma_Análise_do_Uso_de_Redes_Sociais_como_Ferramenta_para_Gestão_do_Conhecimento.pdfapplication/pdf4647428https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10960/1/Uma_An%c3%a1lise_do_Uso_de_Redes_Sociais_como_Ferramenta_para_Gest%c3%a3o_do_Conhecimento.pdfcccd21294f55ee57b9c19787b2e7b4a5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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