As representações sociais da matemática na educação infantil compartilhadas pelos docentes da gerência regional de educação – Vale do Capibaribe
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40241 |
Resumo: | Esta tese pressupõe que há saberes pedagógicos relacionados à matemática advindos das experiências dos docentes que atuam na Educação Infantil, as quais positivas ou negativas, orientam suas atividades pedagógicas. Nesse sentido, temos como inquietude epistemológica: Quais saberes pedagógicos relacionados à matemática são compartilhados pelos docentes na Educação Infantil? Objetivamos em âmbito geral: analisar as Representações Sociais dos saberes pedagógicos relacionadas à matemática na Educação Infantil compartilhadas pelos docentes. A abordagem teórica utilizada foi a Teoria das Representações Sociais (TRS), mais especificamente a Abordagem Estrutural proposta por Abric e o campo de pesquisa foram os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e Escolas Municipais da rede pública jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação – Vale do Capibaribe, as quais ofertavam turmas da Educação Infantil, assim como os sujeitos deste estudo são 193 professores, todos pertencentes a essa etapa da Educação Básica. Como instrumento metodológico utilizamos: questionário de Associação Livre, Observação e Entrevista. Para análise de dados, além do software Iramuteq com as análises de Similitude, Prototípica e Fatorial de Correspondência, usamos a análise temática proposta por Bardin que resultou nas seguintes categorias analíticas: Saberes Didáticos, Saberes relativos à Aprendizagem e Saberes relativos à Experiência. Frente às respostas oriundas dos questionários de Associação Livre, as evocações mais frequentes foram também as indicadas como as mais importantes, são elas: “lúdico, jogos, brincar, conhecer, raciocínio e aprender”, termos correlacionados aos Saberes Didáticos e Saberes relativos à Aprendizagem, categorias evidenciadas na Classificação Hierárquica de Descendentes e na Análise Prototípica. Já na análise de Similitude ficaram evidente dois eixos: “lúdico” e “jogos” ambos pertencentes à Categoria Saberes Didáticos, uma vez que denotam técnicas utilizadas no processo de aprendizagem, sendo o primeiro maisrelacionado à criança e o segundo à matemática. É válido refletir que nas entrevistas a ausência de termos pedagógicos, insegurança ao expressar ou relatar atividades realizadas em sala de aula envolvendo a matemática, corroboram para uma atividade desenvolvida naEducação Infantil ancorada nas experiências das docentes, enquanto estudantes ou profissionais da área, positivas ou negativas. E nas observações houve a insistência de atividades meramente tecnicistas, expondo as crianças a um processo pedagógico expositivo esem desafiar; em contrapartida, os documentos orientam que seja desenvolvido um trabalho pedagógico integrador (RCNEI) e por meio de Campos de Experiências, direitos e objetivosde aprendizagens (BNCC/ Currículo de Pernambuco). Em síntese, as lacunas presentes no contexto pedagógico da matemática na Educação Infantil são: Fragilidade na prática docente; As práticas pedagógicas estão na contramão das orientações contidas nos documentos; Falta de planejamento e de infraestrutura nas escolas; Professores com formação divergente da área de atuação ou com aligeiramento da formação inicial, enfim, há uma discrepância do pensamento social entre o que se fala e o que se pratica. Portanto, os saberes didáticos, os relativos à aprendizagem e à experiência são compartilhados pelos docentes da Educação Infantil, os quais ancoram sua prática no saber do senso comum independentemente deformação ou outras variáveis (idade, tempo de serviço). |
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SILVA, Valdirene Moura dahttp://lattes.cnpq.br/8238548957613487http://lattes.cnpq.br/9070763811045760ABRANCHES, Sérgio Paulino2021-05-31T19:08:18Z2021-05-31T19:08:18Z2021-02-25SILVA, Valdirene Moura da. As representações sociais da matemática na educação infantil compartilhadas pelos docentes da gerência regional de educação – Vale do Capibaribe. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40241Esta tese pressupõe que há saberes pedagógicos relacionados à matemática advindos das experiências dos docentes que atuam na Educação Infantil, as quais positivas ou negativas, orientam suas atividades pedagógicas. Nesse sentido, temos como inquietude epistemológica: Quais saberes pedagógicos relacionados à matemática são compartilhados pelos docentes na Educação Infantil? Objetivamos em âmbito geral: analisar as Representações Sociais dos saberes pedagógicos relacionadas à matemática na Educação Infantil compartilhadas pelos docentes. A abordagem teórica utilizada foi a Teoria das Representações Sociais (TRS), mais especificamente a Abordagem Estrutural proposta por Abric e o campo de pesquisa foram os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e Escolas Municipais da rede pública jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação – Vale do Capibaribe, as quais ofertavam turmas da Educação Infantil, assim como os sujeitos deste estudo são 193 professores, todos pertencentes a essa etapa da Educação Básica. Como instrumento metodológico utilizamos: questionário de Associação Livre, Observação e Entrevista. Para análise de dados, além do software Iramuteq com as análises de Similitude, Prototípica e Fatorial de Correspondência, usamos a análise temática proposta por Bardin que resultou nas seguintes categorias analíticas: Saberes Didáticos, Saberes relativos à Aprendizagem e Saberes relativos à Experiência. Frente às respostas oriundas dos questionários de Associação Livre, as evocações mais frequentes foram também as indicadas como as mais importantes, são elas: “lúdico, jogos, brincar, conhecer, raciocínio e aprender”, termos correlacionados aos Saberes Didáticos e Saberes relativos à Aprendizagem, categorias evidenciadas na Classificação Hierárquica de Descendentes e na Análise Prototípica. Já na análise de Similitude ficaram evidente dois eixos: “lúdico” e “jogos” ambos pertencentes à Categoria Saberes Didáticos, uma vez que denotam técnicas utilizadas no processo de aprendizagem, sendo o primeiro maisrelacionado à criança e o segundo à matemática. É válido refletir que nas entrevistas a ausência de termos pedagógicos, insegurança ao expressar ou relatar atividades realizadas em sala de aula envolvendo a matemática, corroboram para uma atividade desenvolvida naEducação Infantil ancorada nas experiências das docentes, enquanto estudantes ou profissionais da área, positivas ou negativas. E nas observações houve a insistência de atividades meramente tecnicistas, expondo as crianças a um processo pedagógico expositivo esem desafiar; em contrapartida, os documentos orientam que seja desenvolvido um trabalho pedagógico integrador (RCNEI) e por meio de Campos de Experiências, direitos e objetivosde aprendizagens (BNCC/ Currículo de Pernambuco). Em síntese, as lacunas presentes no contexto pedagógico da matemática na Educação Infantil são: Fragilidade na prática docente; As práticas pedagógicas estão na contramão das orientações contidas nos documentos; Falta de planejamento e de infraestrutura nas escolas; Professores com formação divergente da área de atuação ou com aligeiramento da formação inicial, enfim, há uma discrepância do pensamento social entre o que se fala e o que se pratica. Portanto, os saberes didáticos, os relativos à aprendizagem e à experiência são compartilhados pelos docentes da Educação Infantil, os quais ancoram sua prática no saber do senso comum independentemente deformação ou outras variáveis (idade, tempo de serviço).CAPESThis thesis assumes that there is pedagogical knowledge related to mathematics arising from the experiences of teachers who work in Early Childhood Education, which positive or negative, guide their pedagogical activities. In this sense, we have as an epistemological concern: What mathematical knowledge is shared by teachers in Early Childhood Education? We aim in general: to analyze Social Representations about mathematical knowledge in Early Childhood shared by teachers. The theoretical approach used was the Theory of Social Representations (TRS), more specifically the Structural Approach proposed by Abric and the research field was the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI's) and Municipal Schools of the public network under the jurisdiction of the Regional Education Management - Vale do Capibaribe, which offered classes of Early Childhood Education, as well as the subjects of this study are 193 teachers, all belonging to this stage of Basic Education. As a methodological tool we used: Free Association questionnaire, Observation and Interview. For data analysis, in addition to the Iramuteq software with Similitude, Prototypical and Factorial Correspondence analyzes, we used the thematic analysis proposed by Bardin that resulted in the following analytical categories: Didactic Knowledge, Knowledge related to Learning and Knowledge related to Experience. In view of the answers from the Free Association questionnaires, the most frequent evocations were also indicated as the most important, they are: “ludic, games, playing, knowing, reasoning and learning”, terms related to DidacticKnowledge and Knowledge related to Learning, categories evidenced in the Hierarchical Classification of Descendants and in the Prototypical Analysis. In the analysis of Similitude, two axes were evident: “playful” and “games”, both belonging to the Didactic Knowledge Category, since they denote techniques used in the learning process, the first being more related to the child and the second to mathematics. It is worth reflecting thatin the interviews, the absence of pedagogical terms, insecurity when expressing or reporting activities carried out in the classroom involving mathematics, corroborate an activity developed in Early Childhood Education anchored in the experiences of teachers, as students or professionals in the field, positive or negative. negative. And in the observations, there was an insistence on purely technical activities, exposing children to an expository and unchallenging pedagogical process; in contrast, the documents guide the development of an integrative pedagogical work (RCNEI) and through Fields of Experiences, rights and learning objectives (BNCC / Pernambuco Curriculum). In summary, the gaps present in the pedagogical context of mathematics in Early Childhood Education are: fragility in teaching practice; Pedagogical practices go against the guidelines contained in the documents; Lack of planning and infrastructure in schools; Teachers with divergent training in the field or with a lightening of the initial training, in short, there is a discrepancy in social thinking between what is said and what is practiced. Therefore, didactic knowledge, related to learning and experience are shared by Early Childhood Education teachers, who anchor their practice inthe knowledge of common sense regardless of education or other variables (age, length of service).porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRepresentação SocialEducação InfantilMatemática – Estudo e EnsinoEducação Infantil – Ensino e AprendizagemUFPE – Pós-graduaçãoAs representações sociais da matemática na educação infantil compartilhadas pelos docentes da gerência regional de educação – Vale do Capibaribeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Valdirene Moura da Silva.pdfTESE Valdirene Moura da Silva.pdfapplication/pdf4758697https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40241/1/TESE%20Valdirene%20Moura%20da%20Silva.pdf99d5d2ddb113b10d92d855b59777f6fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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