Imagens do feminino na obra “As Filhas de Lilith” de Cida Pedrosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cheyenne Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30697
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar a obra As filhas de lilith (2009), de Cida Pedrosa, com ênfase na imagem do feminino nos seguintes apontamentos: mitológico, sagrado e erótico. À vista disso, analisar a narrativa mitológica e também contrastar a mitologia com o sagrado e a figura feminina, tanto mitológica, quanto as personagens femininas da obra; verificar nos poemas a erotização feminina, de modo a trazer assuntos pertinentes sobre o feminismo, e nisso, associando o erótico à mitologia e ao sagrado. Dividindo-se em três capítulos, o trabalho lança olhares comparativistas ancorado nas discussões teóricas de Ruthven (1997) e Rocha (1985), acerca da narrativa mitológica; Campbell (1997) para uma abordagem de mitologia que leve em consideração as visões do feminino; Otto (2007) como uma referência na discussão do sagrado; Bataille (2014), Umberto Eco (2007), os estudos de Del Priore (2011), Sade (1999), Eliane Robert Moraes (2002), Nízia Villaça (1998) para estabelecer relações concernentes ao estudo do erotismo e do corpo feminino. Além de outros teóricos que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Portanto, percebe-se o quanto a obra de Cida Pedrosa tem uma forte correlação com o sagrado e a mitologia, posto que se insere cada poema, ou personagem,certa equivalência com uma figura feminina mitológica ou sagrada de modo libertino.
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spelling SILVA, Cheyenne Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/9102941697873143http://lattes.cnpq.br/1498590343496137NINO, Maria do Carmo de Siqueira2019-05-14T20:54:06Z2019-05-14T20:54:06Z2018-03-14https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30697ark:/64986/0013000008zp4O presente estudo tem como objetivo apresentar a obra As filhas de lilith (2009), de Cida Pedrosa, com ênfase na imagem do feminino nos seguintes apontamentos: mitológico, sagrado e erótico. À vista disso, analisar a narrativa mitológica e também contrastar a mitologia com o sagrado e a figura feminina, tanto mitológica, quanto as personagens femininas da obra; verificar nos poemas a erotização feminina, de modo a trazer assuntos pertinentes sobre o feminismo, e nisso, associando o erótico à mitologia e ao sagrado. Dividindo-se em três capítulos, o trabalho lança olhares comparativistas ancorado nas discussões teóricas de Ruthven (1997) e Rocha (1985), acerca da narrativa mitológica; Campbell (1997) para uma abordagem de mitologia que leve em consideração as visões do feminino; Otto (2007) como uma referência na discussão do sagrado; Bataille (2014), Umberto Eco (2007), os estudos de Del Priore (2011), Sade (1999), Eliane Robert Moraes (2002), Nízia Villaça (1998) para estabelecer relações concernentes ao estudo do erotismo e do corpo feminino. Além de outros teóricos que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Portanto, percebe-se o quanto a obra de Cida Pedrosa tem uma forte correlação com o sagrado e a mitologia, posto que se insere cada poema, ou personagem,certa equivalência com uma figura feminina mitológica ou sagrada de modo libertino.The actual work has as purpose to present As filhas de Lilith (2009) by Cida Pedrosa, with emphasis on the imagens of feminine with next remarks: mythological, sacred and erotic. Therefore to analyze the mythological narrative and as well contrast the mythology with the sacred and the figure feminine, as much as mythological and female characters of the work; to verify in the poems the feminine erotization, thus to bring pertinent subjects on the feminism, and thereon, associating the erotic to the mythology and to the sacred. Dividing into three chapters, the work throws comparative views anchored in the theoretical discussions of Ruthven (1997) and Rocha (1985), about the mythological narrative; Campbell (1997) for a mythological approach that takes into account female visions; Otto (2007) as a reference in the discussion of the sacred; Bataille (2014), Umberto Eco (2007), the studies of Del Priore (2011), Sade (1999), Eliane Robert Moraes (2002), Nízia Villaça (1998) to establish relations concerning the study of eroticism and of the body feminist. In addition to other theorists who contributed to the development of the work. Therefore, realize itself how much Cida Pedrosa's work has a strong correlation with the sacred and mythology, even though is inserted in each poem, or character, a certain equivalence with a feminine mythological or sacred figure in a libertine way.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFemininoEróticoPoesiaMitologiaImagens do feminino na obra “As Filhas de Lilith” de Cida Pedrosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Cheyenne Fernandaes Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Cheyenne Fernandaes Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30697/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cheyenne%20Fernandaes%20Silva.pdf.jpg7251f355b34d140f93e22b569ba3b2a0MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Cheyenne Fernandaes Silva.pdfDISSERTAÇÃO Cheyenne Fernandaes Silva.pdfapplication/pdf1910879https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30697/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cheyenne%20Fernandaes%20Silva.pdfc302fd05f49fdc8225f53636eb899fb9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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