Políticas públicas de recursos humanos da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e a qualidade de vida no trabalho dos servidores da Gerência Regional Recife Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Danielle de Freitas Bezerra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10854
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral identificar de que maneira as Políticas Públicas de Educação do Estado de Pernambuco influenciam a Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores da Gerência Regional de Educação Recife Norte. Para que fosse alcançado o objetivo percorreu-se por várias etapas. Inicialmente foram realizadas diversas leituras sobre estudos da Qualidade de Vida no Trabalho de diferentes estudiosos e vasta pesquisa sobre as Políticas Públicas na Educação do Estado de Pernambuco dos anos de 1975 até 2013. Optou-se neste estudo pelo modelo de Richard Walton (1973) devido à aplicabilidade do referido modelo. Como forma de abordagem foi utilizada a pesquisa qualitativa, o método de estudo de caso. O campo de estudo foi a Gerência Regional Recife Norte, uma unidade específica da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, do qual fizeram parte da amostra servidores efetivos, com três anos ou mais na Rede Pública Estadual de Ensino. Para coleta dos dados foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas. Posteriormente como método de análise dos dados foi utilizado uma análise de conteúdo. Concluiu-se que a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco não possui uma Política Pública de Qualidade de Vida no Trabalho, e foi proposto a implantação de um Programa de QVT, com o objetivo geral de buscar a excelência do Ensino Público através da valorização dos servidores, e após desenvolvimento desse Programa, o mesmo seja transformado em Política Pública.
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Inicialmente foram realizadas diversas leituras sobre estudos da Qualidade de Vida no Trabalho de diferentes estudiosos e vasta pesquisa sobre as Políticas Públicas na Educação do Estado de Pernambuco dos anos de 1975 até 2013. Optou-se neste estudo pelo modelo de Richard Walton (1973) devido à aplicabilidade do referido modelo. Como forma de abordagem foi utilizada a pesquisa qualitativa, o método de estudo de caso. O campo de estudo foi a Gerência Regional Recife Norte, uma unidade específica da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, do qual fizeram parte da amostra servidores efetivos, com três anos ou mais na Rede Pública Estadual de Ensino. Para coleta dos dados foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas. Posteriormente como método de análise dos dados foi utilizado uma análise de conteúdo. 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