Articulação institucional na relação entre atores estratégicos vinculados ao programa de capacitação e qualificação dos servidores da UFRPE : um estudo sob a ótica da investigação apreciativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Núbia Rejânia Leandro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000002819
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56274
Resumo: O tema abordado nesta dissertação tem como contexto a problemática ligada ao aproveitamento dos conhecimentos dos técnicos administrativos com pós-graduação stricto sensu oriundos dos programas de capacitação promovidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PROGEPE/UFRPE) em termos de seu possível alinhamento com o Planejamento Estratégico desta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), na ótica apreciativa. Partindo desta motivação, foi estabelecido o objetivo de delinear como a Investigação Apreciativa pode ser utilizada para que haja uma articulação institucional na relação entre atores estratégicos vinculados ao Programa de Capacitação e Qualificação dos Servidores da UFRPE. O assunto faz parte da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), principal documento estratégico da UFRPE, nos quais contam os eixos estratégicos postos em discussão pelas instâncias decisórias envolvidas, ou seja, a PROGEPE, a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica (PROPLAN), a Pró- Reitoria de Administração (PROAD) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Essas quatro pró-reitorias foram denominadas de atores estratégicos aos quais se aplicou o modelo apreciativo do FOAR, ou seja, Forças, Oportunidades, Aspirações e Resultados, uma estrutura que compreende Inquirição e Intenção Estratégicas. A metodologia consistiu na realização de entrevistas por meio eletrônico, com a emissão de respostas digitalizadas e validação metodológica na forma presencial. Esta é uma pesquisa descritivo-exploratória, de natureza qualitativa, fundamentada em um estudo de caso. O modelo FOAR foi utilizado para promover o engajamento e mobilização de ordem cognitiva e comportamental de seis participantes da pesquisa, apoiando-se em sua expertise e ligação com o Eixo Estratégico – Aprendizado e Crescimento, integrante do PDI/UFRPE. Trabalhou-se com a elaboração de uma representação visual das respostas cujo teor chamou mais a atenção, gerando uma nuvem de palavras personalizada de acordo com as referidas respostas de cada um dos atores estratégicos entrevistados. Como resultado se obteve que a questão do aproveitamento dos conhecimentos dos técnicos administrativos com pós-graduação stricto sensu oriundos dos programas de capacitação promovidos pela PROGEPE/UFRPE em termos de seu possível alinhamento com o Planejamento Estratégico ainda carece de uma proposta identificada com a geração de oportunidades para isto acontecer e ser formalmente incorporado ao PDI/UFRPE. Medidas normativas e reformulações deverão ser apresentadas para que haja não apenas a valorização dos servidores técnicos administrativos, mas a inclusão de seus conhecimentos após a formação stricto sensu por eles obtida por meio da política de capacitação da UFRPE. Na discussão foi reconhecida a necessidade de vincular esta pesquisa à resolução de problemas identificados no setor de lotação do servidor, em cujo retorno de programas de pós-graduação este tenha chances de aplicar seu conhecimento e contribuir com o crescimento e consolidação da UFRPE. O estudo envolveu pró-reitorias que reúnem importantes competências em suas instâncias institucionais, respeitando-se sua identidade própria e olhares diferenciados acerca desta mesma temática. Conclui-se que há muito por ser feito e aprofundado em futuras pesquisas sobre o assunto.
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Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56274ark:/64986/0013000002819O tema abordado nesta dissertação tem como contexto a problemática ligada ao aproveitamento dos conhecimentos dos técnicos administrativos com pós-graduação stricto sensu oriundos dos programas de capacitação promovidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PROGEPE/UFRPE) em termos de seu possível alinhamento com o Planejamento Estratégico desta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), na ótica apreciativa. Partindo desta motivação, foi estabelecido o objetivo de delinear como a Investigação Apreciativa pode ser utilizada para que haja uma articulação institucional na relação entre atores estratégicos vinculados ao Programa de Capacitação e Qualificação dos Servidores da UFRPE. O assunto faz parte da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), principal documento estratégico da UFRPE, nos quais contam os eixos estratégicos postos em discussão pelas instâncias decisórias envolvidas, ou seja, a PROGEPE, a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica (PROPLAN), a Pró- Reitoria de Administração (PROAD) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Essas quatro pró-reitorias foram denominadas de atores estratégicos aos quais se aplicou o modelo apreciativo do FOAR, ou seja, Forças, Oportunidades, Aspirações e Resultados, uma estrutura que compreende Inquirição e Intenção Estratégicas. A metodologia consistiu na realização de entrevistas por meio eletrônico, com a emissão de respostas digitalizadas e validação metodológica na forma presencial. Esta é uma pesquisa descritivo-exploratória, de natureza qualitativa, fundamentada em um estudo de caso. O modelo FOAR foi utilizado para promover o engajamento e mobilização de ordem cognitiva e comportamental de seis participantes da pesquisa, apoiando-se em sua expertise e ligação com o Eixo Estratégico – Aprendizado e Crescimento, integrante do PDI/UFRPE. Trabalhou-se com a elaboração de uma representação visual das respostas cujo teor chamou mais a atenção, gerando uma nuvem de palavras personalizada de acordo com as referidas respostas de cada um dos atores estratégicos entrevistados. Como resultado se obteve que a questão do aproveitamento dos conhecimentos dos técnicos administrativos com pós-graduação stricto sensu oriundos dos programas de capacitação promovidos pela PROGEPE/UFRPE em termos de seu possível alinhamento com o Planejamento Estratégico ainda carece de uma proposta identificada com a geração de oportunidades para isto acontecer e ser formalmente incorporado ao PDI/UFRPE. Medidas normativas e reformulações deverão ser apresentadas para que haja não apenas a valorização dos servidores técnicos administrativos, mas a inclusão de seus conhecimentos após a formação stricto sensu por eles obtida por meio da política de capacitação da UFRPE. Na discussão foi reconhecida a necessidade de vincular esta pesquisa à resolução de problemas identificados no setor de lotação do servidor, em cujo retorno de programas de pós-graduação este tenha chances de aplicar seu conhecimento e contribuir com o crescimento e consolidação da UFRPE. O estudo envolveu pró-reitorias que reúnem importantes competências em suas instâncias institucionais, respeitando-se sua identidade própria e olhares diferenciados acerca desta mesma temática. Conclui-se que há muito por ser feito e aprofundado em futuras pesquisas sobre o assunto.The theme addressed in this dissertation has as its context the problem linked to the use of the knowledge of administrative technicians with stricto sensu postgraduate degrees from the training programs promoted by the Pro-Rectory for Personnel Management at the Federal Rural University of Pernambuco (PROGEPE/UFRPE) in terms of its possible alignment with the Strategic Planning of this Federal Higher Education Institution (IFES), from an appreciative perspective. Based on this motivation, the objective was established to outline how Appreciative Inquiry can be used so that there is institutional articulation in the relationship between strategic actors linked to the UFRPE Staff Training and Qualification Program. The subject is part of the preparation of the Institutional Development Plan (PDI), UFRPE's main strategic document, which includes the strategic axes discussed by the decision-making bodies involved, i.e. PROGEPE, the Pro-Rectory of Planning and Strategic Management (PROPLAN), the Pro-Rectory of Administration (PROAD) and the Pro-Rectory of Postgraduate Studies (PRPG). These four pro-rectorates were called strategic actors to which the FOAR appreciative model was applied, i.e. Strengths, Opportunities, Aspirations and Results, a structure comprising Strategic Inquiry and Intention. The methodology consisted of interviews conducted electronically, with digitized responses and methodological validation in person. This is a descriptive-exploratory, qualitative study based on a case study. The FOAR model was used to promote the engagement and mobilization of cognitive and behavioral order of six research participants, based on their expertise and connection with the Strategic Axis - Learning and Growth, which is part of the PDI/UFRPE. A visual representation was made of the answers whose content drew the most attention, generating a personalized word cloud according to the answers given by each of the strategic actors interviewed. As a result, it was found that the issue of using the knowledge of administrative technicians with stricto sensu postgraduate degrees from the training programs promoted by PROGEPE/UFRPE in terms of its possible alignment with Strategic Planning still lacks a proposal identified with the generation of opportunities for this to happen and be formally incorporated into the PDI/UFRPE. Normative measures and reformulations will have to be presented so that not only administrative technical staff are valued, but their knowledge is included after the stricto sensu training they have obtained through UFRPE's training policy. The discussion acknowledged the need to link this research to the resolution of problems identified in the sector where the civil servant works, where they will have the chance to apply their knowledge and contribute to the growth and consolidation of UFRPE. The study involved pro-rectorates that bring together important competencies in their institutional instances, respecting their own identity and different perspectives on the same subject. The conclusion is that there is much to be done and further research on the subject.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInvestigação Apreciativa - MetodologiaPsicologia positivaServidores públicos – CapacitaçãoDesenvolvimento OrganizacionalUniversidades e Faculdades públicas - Planejamento estratégicoArticulação institucional na relação entre atores estratégicos vinculados ao programa de capacitação e qualificação dos servidores da UFRPE : um estudo sob a ótica da investigação apreciativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Núbia Rejânia Leandro Rocha.pdfDISSERTAÇÃO Núbia Rejânia Leandro Rocha.pdfapplication/pdf3233997https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/56274/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20N%c3%babia%20Rej%c3%a2nia%20Leandro%20Rocha.pdfb1314f1894bfb52999e15d379110d3d1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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