A construção da relação ao saber de professores de origem popular : mapeamento da produção científica e estudo de caso com docentes universitários doutores em matemática
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46891 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar os respectivos papéis da família e dos docentes na construção da relação ao saber de alunos de origem popular que obtiveram êxito nos estudos. Para tanto, realizamos estudos de caso, apoiados pela metodologia da Narrativa Autorreflexiva Actancial. A partir dela, reconstruímos a trajetória de escolarização de dois alunos de famílias populares que se tornaram doutores em Matemática e professores universitários. Os textos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron apresentam uma escola explicada a partir de dados estatísticos que exprimem uma correlação entre origem social e desempenho escolar. Posto de outro modo, filhos de famílias de classe média e alta teriam maior probabilidade de obter êxito nos estudos escolares enquanto filhos de famílias de origem popular teriam o fracasso como resultado mais provável. Bernard Charlot reconhece a pertinência da correlação, contudo refuta que a mesma seja determinística, explicando que não há uma causalidade entre a origem e o desempenho escolar. A hipótese apresentada por Charlot é de que o aproveitamento escolar depende da relação do aluno com o saber e com a escola: quanto mais essa relação faz sentido, maior mobilização para a aprendizagem terá o sujeito. Ante este cenário, buscamos identificar os processos intrínsecos às relações com familiares e professores que favoreceram a construção do sentido e da mobilização na escola, no caso de dois estudantes de origem popular, que alcançaram êxito e ascensão social a partir dos estudos. Estes casos não invalidaram a observação macrossociológica de Bourdieu e Passeron, mas evidenciaram que a relação ao saber científico pode não apenas ser singular e intransferível, como anuncia Charlot, mas uma construção dinâmica, a partir de interações sociais e atividades intelectuais e escolares, impulsionadas pelas famílias e pelos professores. |
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A partir dela, reconstruímos a trajetória de escolarização de dois alunos de famílias populares que se tornaram doutores em Matemática e professores universitários. Os textos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron apresentam uma escola explicada a partir de dados estatísticos que exprimem uma correlação entre origem social e desempenho escolar. Posto de outro modo, filhos de famílias de classe média e alta teriam maior probabilidade de obter êxito nos estudos escolares enquanto filhos de famílias de origem popular teriam o fracasso como resultado mais provável. Bernard Charlot reconhece a pertinência da correlação, contudo refuta que a mesma seja determinística, explicando que não há uma causalidade entre a origem e o desempenho escolar. A hipótese apresentada por Charlot é de que o aproveitamento escolar depende da relação do aluno com o saber e com a escola: quanto mais essa relação faz sentido, maior mobilização para a aprendizagem terá o sujeito. Ante este cenário, buscamos identificar os processos intrínsecos às relações com familiares e professores que favoreceram a construção do sentido e da mobilização na escola, no caso de dois estudantes de origem popular, que alcançaram êxito e ascensão social a partir dos estudos. Estes casos não invalidaram a observação macrossociológica de Bourdieu e Passeron, mas evidenciaram que a relação ao saber científico pode não apenas ser singular e intransferível, como anuncia Charlot, mas uma construção dinâmica, a partir de interações sociais e atividades intelectuais e escolares, impulsionadas pelas famílias e pelos professores.The objective of this study was to investigate the respective roles of the family and the teachers in the construction of the relationship to knowledge of students of popular origin who were successful in their studies. For that, we carried out case studies, supported by the methodology of the Narrativa Autorreflexiva Actancial. From there, we reconstructed the schooling trajectory of two students from popular families who became PhDs in Mathematics and university professors. The texts by Pierre Bourdieu and Jean-Claude Passeron present a school explained from statistical data that express a correlation between social origin and school performance. Put another way, children from middle and upper class families would be more likely to succeed in school studies while children from low-income families would have failure as a more likely outcome. Bernard Charlot recognizes the relevance of the correlation, however he refutes that it is deterministic, explaining that there is no causality between origin and school performance. The hypothesis presented by Charlot is that school performance depends on the student's relationship with knowledge and with the school: the more this relationship makes sense, the greater the subject's mobilization for learning. Given this scenario, we seek to identify the processes intrinsic to the relationships with family members and teachers that favored the construction of meaning and mobilization at school, in the case of two students of popular origin, who achieved success and social ascension from their studies. These cases did not invalidate the macro-sociological observation of Bourdieu and Passeron, but they showed that the relationship to scientific knowledge can not only be singular and non-transferable, as announced by Charlot, but a dynamic construction, based on social interactions and intellectual and school activities, driven by the families and by teachers.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação – Finalidades e objetivosEducação – Aspectos sociaisIncentivos na educaçãoMotivação na educaçãoSucessoA construção da relação ao saber de professores de origem popular : mapeamento da produção científica e estudo de caso com docentes universitários doutores em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Andreia dos Anjos Bastos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Andreia dos Anjos Bastos.pdf.txtExtracted texttext/plain320317https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46891/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andreia%20dos%20Anjos%20Bastos.pdf.txtcdbc4a4c6324ab46ad51322700988f2bMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Andreia dos Anjos Bastos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Andreia dos Anjos Bastos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1376https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46891/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andreia%20dos%20Anjos%20Bastos.pdf.jpgb7d75fc2fffebb02f4a2b1b8e05a665bMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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