Diagnósticos de enfermagem em adolescentes com excesso de peso
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10755 |
Resumo: | A obesidade é um problema de saúde pública crescente em adolescentes, decorrente de hábitos de vida e alimentares pouco saudáveis, que podem levar ao surgimento de doenças crônicas precocemente. Esta dissertação buscou identificar diagnósticos de enfermagem de adolescentes com excesso de peso. O artigo de revisão integrativa caracterizou as ações de educação em saúde utilizadas para a prevenção e tratamento da obesidade entre adolescentes, a partir de 29 publicações das bases de dados MEDLINE e LILACS, encontradas através da Biblioteca Virtual de Saúde. Caracterizou-se: metodologia; abordagem; ensino-aprendizagem; focos; locais; resultados. As ações educacionais abordaram educação nutricional, aumento de atividades físicas/redução de atividades sedentárias, apoio psicológico e mudanças ambientais, com destaque para as escolas como cenário de realização. Em sua maioria, promoveram modificações nos hábitos de vida que resultaram em comportamentos mais saudáveis para prevenção ou tratamento da obesidade. O artigo original identificou os diagnósticos de enfermagem de acordo com a Classificação Internacional da Práticas de Enfermagem (CIPE) Versão 2, em adolescentes de 10 a 14 anos de escolas públicas de Recife com excesso de peso, a partir da identificação dos fatores associados ao excesso de peso nesta população. Foi utilizado um banco de dados de um estudo de base populacional, com amostra de 1074 adolescentes. Foram indentificados 12 diagnósticos de enfermagem: “Risco para Obesidade”; “Risco de desenvolvimento do humano comprometido”; “Risco de insegurança no desempenho do papel parental”; “Risco para adaptação à parentalidade comprometida”; “Risco para capacidade da família para gerir o regime dietético comprometida”; “Risco para capacidade para gerir o regime dietético comprometida”; “Risco para déficit de conhecimento sobre o regime dietético”; “Risco de ingestão de alimentos excessiva”; “Auto-imagem negativa”; “Risco para baixa auto-estima”; “Risco de bem-estar social comprometido”; e “Padrão de exercício comprometido”. Os diagnósticos encontrados refletem o caráter multifatorial da obesidade, apontando a necessidade de articulação interdisciplinar e intersetorial para o cuidado integral destes adolescentes. |
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O artigo de revisão integrativa caracterizou as ações de educação em saúde utilizadas para a prevenção e tratamento da obesidade entre adolescentes, a partir de 29 publicações das bases de dados MEDLINE e LILACS, encontradas através da Biblioteca Virtual de Saúde. Caracterizou-se: metodologia; abordagem; ensino-aprendizagem; focos; locais; resultados. As ações educacionais abordaram educação nutricional, aumento de atividades físicas/redução de atividades sedentárias, apoio psicológico e mudanças ambientais, com destaque para as escolas como cenário de realização. Em sua maioria, promoveram modificações nos hábitos de vida que resultaram em comportamentos mais saudáveis para prevenção ou tratamento da obesidade. 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Foram indentificados 12 diagnósticos de enfermagem: “Risco para Obesidade”; “Risco de desenvolvimento do humano comprometido”; “Risco de insegurança no desempenho do papel parental”; “Risco para adaptação à parentalidade comprometida”; “Risco para capacidade da família para gerir o regime dietético comprometida”; “Risco para capacidade para gerir o regime dietético comprometida”; “Risco para déficit de conhecimento sobre o regime dietético”; “Risco de ingestão de alimentos excessiva”; “Auto-imagem negativa”; “Risco para baixa auto-estima”; “Risco de bem-estar social comprometido”; e “Padrão de exercício comprometido”. 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