A significação da acupuntura no Brasil : percalços de uma ecologia de saberes no ensino de saúde e seus reflexos na profissionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massière Carneiro, Leila
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9280
Resumo: A ampliação do uso da acupuntura no Brasil acirra a disputa pelo direito de exercer a profissão, principalmente quando, após a comprovação científica de sua eficácia, a classe médica passa a pleitear a exclusividade da prática. Contudo, nos moldes da ciência ocidental pouco se sabe acerca de seus mecanismos de atuação. Tal lacuna vem sendo preenchida por um discurso que substitui o arcabouço teórico da medicina tradicional chinesa da qual a acupuntura se origina por alterações bioquímicas e neurológicas provocadas pelas agulhas. Para perceber diferenças entre os significados difundidos, voltamos o foco deste estudo para as instituições de ensino: comparamos os conteúdos programáticos de diversos cursos e o significado atribuído à acupuntura por seus coordenadores. Pudemos constatar que apesar da racionalidade médica chinesa ocupar a maior parte da carga horária de todos os cursos, os médicos exclusivistas buscam subordinar a acupuntura à racionalidade médica ocidental através de discursos científicos. Tal contradição faz emergir interesses ocultos: colonizar conhecimentos oriundos de universos culturais distintos capazes de desafiar a hegemonia da medicina ocidental contemporânea e da própria ciência moderna. O desvio no processo de tradução, que distorce o próprio conceito de acupuntura, traz implicações diretas tanto para os resultados dos tratamentos quanto para os rumos da profissionalização
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Tal lacuna vem sendo preenchida por um discurso que substitui o arcabouço teórico da medicina tradicional chinesa da qual a acupuntura se origina por alterações bioquímicas e neurológicas provocadas pelas agulhas. Para perceber diferenças entre os significados difundidos, voltamos o foco deste estudo para as instituições de ensino: comparamos os conteúdos programáticos de diversos cursos e o significado atribuído à acupuntura por seus coordenadores. Pudemos constatar que apesar da racionalidade médica chinesa ocupar a maior parte da carga horária de todos os cursos, os médicos exclusivistas buscam subordinar a acupuntura à racionalidade médica ocidental através de discursos científicos. Tal contradição faz emergir interesses ocultos: colonizar conhecimentos oriundos de universos culturais distintos capazes de desafiar a hegemonia da medicina ocidental contemporânea e da própria ciência moderna. 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