Telejornalismo transmídia : modos de endereçamento e estratégias enunciativas no Jornal Nacional
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35884 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo investigar de que maneiras a transmidiação acarreta transformações no modo de endereçamento do telejornal. Toma-se como objeto de estudo o Jornal Nacional, mais tradicional telejornal brasileiro e que registra as maiores audiências no país. Caracteriza-se o telejornal transmídia pela articulação estratégica entre o noticiário e seus conteúdos em plataformas digitais e pela proposição de uma nova forma de interação do público com o telejornal em sua textualidade expandida nas redes sociais digitais. Considera-se o modo de endereçamento como a relação específica que o telejornal procura estabelecer com seu público. A pesquisa estabelece a hipótese de que o telejornal transmídia modifica seu modo de endereçamento para produzir um efeito de sentido de proximidade e participação do telespectador sob essas novas condições de produção e interação. Toma-se a teoria da enunciação, tal como tratada pela semiótica discursiva, como aparato teórico-metodológico de análise para evidenciar as transformações no modo de endereçamento. As categorias de pessoa e de espaço da enunciação são observadas em publicações de redes sociais digitais do apresentador do telejornal, William Bonner no período de outubro de 2014 a agosto de 2016, e as atualizações no cenário do telejornal realizadas em 2017. O material analisado mostra uma forte presença dos espaços de bastidores do telejornal e de situações privadas e pessoais da vida do apresentador nas publicações, evidenciando estratégias focadas na interação maior e mais direta com o espectador. |
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ARAGÃO, Rodrigo Martinshttp://lattes.cnpq.br/8511760485359402http://lattes.cnpq.br/9747239620879117BRITO, Yvana Carla Fechine de2020-01-06T18:04:51Z2020-01-06T18:04:51Z2019-11-29ARAGÃO, Rodrigo Martins. Telejornalismo transmídia: modos de endereçamento e estratégias enunciativas no Jornal Nacional. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35884ark:/64986/001300000n1jwEsta tese tem como objetivo investigar de que maneiras a transmidiação acarreta transformações no modo de endereçamento do telejornal. Toma-se como objeto de estudo o Jornal Nacional, mais tradicional telejornal brasileiro e que registra as maiores audiências no país. Caracteriza-se o telejornal transmídia pela articulação estratégica entre o noticiário e seus conteúdos em plataformas digitais e pela proposição de uma nova forma de interação do público com o telejornal em sua textualidade expandida nas redes sociais digitais. Considera-se o modo de endereçamento como a relação específica que o telejornal procura estabelecer com seu público. A pesquisa estabelece a hipótese de que o telejornal transmídia modifica seu modo de endereçamento para produzir um efeito de sentido de proximidade e participação do telespectador sob essas novas condições de produção e interação. Toma-se a teoria da enunciação, tal como tratada pela semiótica discursiva, como aparato teórico-metodológico de análise para evidenciar as transformações no modo de endereçamento. As categorias de pessoa e de espaço da enunciação são observadas em publicações de redes sociais digitais do apresentador do telejornal, William Bonner no período de outubro de 2014 a agosto de 2016, e as atualizações no cenário do telejornal realizadas em 2017. O material analisado mostra uma forte presença dos espaços de bastidores do telejornal e de situações privadas e pessoais da vida do apresentador nas publicações, evidenciando estratégias focadas na interação maior e mais direta com o espectador.The objective of this thesis is to investigate which ways the transmediation leads to transformations on the modes of address of news programs. Taking ‘Jornal Nacional’ as a study subject, the most traditional news program of Brazil that scores the highest ratings in the country. The transmedia news program is characterised by its articulation strategy between the news and its content in digital platforms and of a proposition of a new form of interaction between the audience and the news program and its expanded text in social media. Taking the modes of addressing in consideration with specific link the news program seeks to establish with its viewership. The research establishes the hypothesis that the transmedia news program modifies its mode of address to provide an effect of the sense of proximity and audience participation under these new conditions of making and interaction. Taking the enunciation theory – treated with the discursive-semiotic approach – as a theoretical and methodological apparatus of analysis to highlight the transformations on the modes of address. The categories of people and space of enunciation are observed on its anchor-man, William Bonner, posts on social media platforms from October 2014 to August 2016. The analysed material shows a strong presence of the news program backstage space and private situations and from the anchor-man personal life in the publications, higlighting the schemes in a wider and direct interaction with the viewer.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTelejornalismoConvergênciaTransmidiaçãoModos de EndereçamentoEnunciaçãoTelejornalismo transmídia : modos de endereçamento e estratégias enunciativas no Jornal Nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35884/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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