Influência da proteção gasosa inerte no desgaste de flanco e rugosidade no torneamento da liga Ti-6Al-4V para aplicações aeroespaciais
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Data de Publicação: | 2023 |
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Resumo: | A liga de titânio aeroespacial Ti6Al4V é aplicada para fabricação de eixos de turbinas de aviões e naves de missões espaciais e o principal processo de fabricação empregado é torneamento. Todavia, por ser um material com resistência mecânica elevada e propriedades termofísicas baixas torna-se um material de difícil usinabilidade. A literatura aponta que há diversos meios lubrirrefrigerantes para minimizar o calor gerado e diminuir seus efeitos no desgaste de flanco, mas não há um consenso ainda se a usinagem a seco, com jorro ou com mínima quantidade de líquido é alternativa mais viável em relação a questões econômicas e sustentabilidade do processo, uma vez que a integridade da peça precisa ser avaliada. A hipótese que fundamenta esta investigação é a aplicação do argônio na interface, inserto/peça, objetiva a diminuição dos mecanismos de oxidação pois, estes promovem difusão de materiais e adesão destes nos insertos, causando interferências prejudiciais ao processo de torneamento deste material que tem grandes aplicações na indústria aeroespacial. A proposta desta pesquisa é avaliar a influência do uso do gás argônio como um meio de refrigeração e proteção da região de corte contra os efeitos da oxidação no desgaste de flanco e rugosidade aritmética média (Ra). Ensaios em um centro de torneamento foram realizados utilizando três meios lubrirefrigerantes através das técnicas de jorro a baixa pressão, corte sem utilização de fluído, e argônio. A ferramenta utilizada foi um inserto circular para minimizar a formação de picos e os avanços utilizados foram 0,19, 0,42 e 0,76 mm/rotação. Um metodologia estatística foi adotada diferente da norma ISO 3685:1993 levando em consideração que apenas média e desvio padrões não são os únicos fatores a serem utilizados. Os resultados analisados demonstraram que para avanços de 0,19 e 0,76 não há diferenças entre os meios lubrirefrigerantes, todavia para o avanço médio de 0,42 mm/rotação o torneamento com argônio evidenciou menores valores de desgaste de flanco e minimização do Ra. A utilização de argônio pode ser uma alternativa viável para a minimização do desgaste de flanco em avanços médios para as condições de corte em insertos com perfil geométrico redondo e uma alternativa ao corte a seco. |
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A literatura aponta que há diversos meios lubrirrefrigerantes para minimizar o calor gerado e diminuir seus efeitos no desgaste de flanco, mas não há um consenso ainda se a usinagem a seco, com jorro ou com mínima quantidade de líquido é alternativa mais viável em relação a questões econômicas e sustentabilidade do processo, uma vez que a integridade da peça precisa ser avaliada. A hipótese que fundamenta esta investigação é a aplicação do argônio na interface, inserto/peça, objetiva a diminuição dos mecanismos de oxidação pois, estes promovem difusão de materiais e adesão destes nos insertos, causando interferências prejudiciais ao processo de torneamento deste material que tem grandes aplicações na indústria aeroespacial. A proposta desta pesquisa é avaliar a influência do uso do gás argônio como um meio de refrigeração e proteção da região de corte contra os efeitos da oxidação no desgaste de flanco e rugosidade aritmética média (Ra). Ensaios em um centro de torneamento foram realizados utilizando três meios lubrirefrigerantes através das técnicas de jorro a baixa pressão, corte sem utilização de fluído, e argônio. A ferramenta utilizada foi um inserto circular para minimizar a formação de picos e os avanços utilizados foram 0,19, 0,42 e 0,76 mm/rotação. Um metodologia estatística foi adotada diferente da norma ISO 3685:1993 levando em consideração que apenas média e desvio padrões não são os únicos fatores a serem utilizados. Os resultados analisados demonstraram que para avanços de 0,19 e 0,76 não há diferenças entre os meios lubrirefrigerantes, todavia para o avanço médio de 0,42 mm/rotação o torneamento com argônio evidenciou menores valores de desgaste de flanco e minimização do Ra. A utilização de argônio pode ser uma alternativa viável para a minimização do desgaste de flanco em avanços médios para as condições de corte em insertos com perfil geométrico redondo e uma alternativa ao corte a seco.CNPqThe aerospace titanium alloy Ti6Al4V is applied in the production of turbine shafts for aircraft and space mission ships, and the main manufacturing process used to this end is turning. However, since this alloy is a material with high mechanical resistance and low thermophysical properties, machining can become difficult. The literature points out that there are several lubricant means to minimize the heat generated and reduce its effects on flank wear, but there is still no consensus on whether dry machining, using a jet or a minimum amount of liquid is a more viable alternative in relation to economic issues and sustainability, given that the integrity of the machined part needs to be evaluated. The hypothesis that underpins this investigation is the application of Argon at the interface between the part and the insert, aiming to reduce oxidation mechanisms as they promote the diffusion of materials, and their adhesion to the inserts, causing harmful interference to the turning process, whose applications in the aerospace industry are many. The purpose of this research is to evaluate the use of Argon as a means of cooling and protecting the cutting region against the effects of oxidation on flank wear and arithmetic mean roughness (Ra). Tests in a turning center were carried out using three lubricant media using low pressure jetting, dry cutting, and argon techniques. The adopted tool was a circular insert, to minimize the formation of peaks, and the feeds used were 0.19, 0.42 and 0.76 mm/revolution. A statistical methodology was adopted, which differed from the ISO 3685:1993 standard, taking into account that only mean and standard deviations are not the only factors to be applied. The results demonstrated that, for feeds of 0.19 and 0.76, no differences were found when the lubricating media was changed. However for an average advance of 0.42 mm/revolution, turning with Argon produced lower values of flank wear and minimization of Ra . The use of Argon can, therefore, be a viable alternative for minimizing flank wear at medium feeds for cutting conditions in inserts with a round geometric profile and, as such, become an alternative to dry cutting.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AeroespacialUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia aeroespacialUsinagem com proteção gasosaTorneamento da liga Ti6Al4VAcabamento superficialDesgaste de flancoInfluência da proteção gasosa inerte no desgaste de flanco e rugosidade no torneamento da liga Ti-6Al-4V para aplicações aeroespaciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO George Marinho do Nascimento.pdfDISSERTAÇÃO George Marinho do Nascimento.pdfapplication/pdf3048321https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55109/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20George%20Marinho%20do%20Nascimento.pdf59e2e36c11152e2e64f43ab245f26729MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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