O ensino fundamental nos planos municipais de educação dos municípios de Araçoiaba e Ipojuca: planejamento e articulação intergovernamental
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30683 |
Resumo: | A pesquisa tomou como objeto de estudo os Planos Municipais de Educação (PME) e adotou como campo empírico dois municípios da Região Metropolitana de Recife: Araçoiaba e Ipojuca. Objetivou analisar os PMEs no que diz respeito ao oferecimento do Ensino Fundamental, buscando identificar as propostas de articulação/colaboração entre os entes federados para a execução das metas e estratégias indicadas. A pesquisa considera que o planejamento da educação pública é parte constituinte da política educacional a qual respondem às necessidades de desenvolvimento cultural e escolarização da população. E, desde que a educação é uma política pública, existe a necessidade de se planejar e de se aconselhar (MONLEVADE, 2004). A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, usando entrevistas semiestruturadas e a pesquisa documental como instrumentos de coleta de dados. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática e uma caracterização socioeconômica e educacional das municipalidades, procedimentos que contribuíram para o desenvolvimento de um panorama representativo tanto da quantidade de estudos sobre o assunto quanto para contextualização do campo de estudo. Os resultados da pesquisa revelam que a colaboração intergovernamental aparece ainda de forma muito superficial, não há uma referência direta sobre o regime de colaboração entre os municípios e a união e muito menos entre municípios e Estado. |
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CAVALCANTI, Caroline da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4271834551498801http://lattes.cnpq.br/4439575996103777SANTOS, Ana Lúcia Felix dos2019-05-14T17:49:56Z2019-05-14T17:49:56Z2018-02-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30683ark:/64986/0013000014nrdA pesquisa tomou como objeto de estudo os Planos Municipais de Educação (PME) e adotou como campo empírico dois municípios da Região Metropolitana de Recife: Araçoiaba e Ipojuca. Objetivou analisar os PMEs no que diz respeito ao oferecimento do Ensino Fundamental, buscando identificar as propostas de articulação/colaboração entre os entes federados para a execução das metas e estratégias indicadas. A pesquisa considera que o planejamento da educação pública é parte constituinte da política educacional a qual respondem às necessidades de desenvolvimento cultural e escolarização da população. E, desde que a educação é uma política pública, existe a necessidade de se planejar e de se aconselhar (MONLEVADE, 2004). A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, usando entrevistas semiestruturadas e a pesquisa documental como instrumentos de coleta de dados. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática e uma caracterização socioeconômica e educacional das municipalidades, procedimentos que contribuíram para o desenvolvimento de um panorama representativo tanto da quantidade de estudos sobre o assunto quanto para contextualização do campo de estudo. Os resultados da pesquisa revelam que a colaboração intergovernamental aparece ainda de forma muito superficial, não há uma referência direta sobre o regime de colaboração entre os municípios e a união e muito menos entre municípios e Estado.FACEPEThe research has as its object of study the Municipal Plans of Education (PME) and it adopted, as the empirical field, two municipalities of the Metropolitan Region of Recife: Araçoiaba and Ipojuca. The objective was to analyze the PMEs regarding the offer of Basic Education [Elementary and Middle School], seeking to identify the proposals of articulation / collaboration between the federated entities for the execution of the indicated goals and strategies. The research considers that the planning of public education constitutes the educational policy that respond to the needs of cultural development and schooling of the population. And, since education is a public policy, there is a need for planning and counseling (MONLEVADE, 2004). The research adopted the qualitative approach, using semi-structured interviews and documentary research as instruments of data collection. A bibliographic survey was carried out on the subject and a brief socio-economic and educational characterization of the municipalities, procedures that contributed to a representative picture, both of the number of studies on the subject as well as of the contextualization of the field of study. The results of the research reveal that the intergovernmental collaboration still appears very superficially, there is no direct reference on the collaboration regime between the municipalities and the union and much less between the municipality and the state.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação e EstadoEnsino fundamentalEducação - Araçoiaba (PE)Educação - Ipojuca (PE)UFPE - Pós-graduaçãoO ensino fundamental nos planos municipais de educação dos municípios de Araçoiaba e Ipojuca: planejamento e articulação intergovernamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Caroline da Silva Cavalcanti.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Caroline da Silva Cavalcanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30683/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caroline%20da%20Silva%20Cavalcanti.pdf.jpg6917a3ef3ef1d1989997d02c24cbe4cbMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Caroline da Silva Cavalcanti.pdfDISSERTAÇÃO Caroline da Silva Cavalcanti.pdfapplication/pdf1957453https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30683/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caroline%20da%20Silva%20Cavalcanti.pdff93e3372a46d5364d6fc522137a5c017MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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A pesquisa tomou como objeto de estudo os Planos Municipais de Educação (PME) e adotou como campo empírico dois municípios da Região Metropolitana de Recife: Araçoiaba e Ipojuca. Objetivou analisar os PMEs no que diz respeito ao oferecimento do Ensino Fundamental, buscando identificar as propostas de articulação/colaboração entre os entes federados para a execução das metas e estratégias indicadas. A pesquisa considera que o planejamento da educação pública é parte constituinte da política educacional a qual respondem às necessidades de desenvolvimento cultural e escolarização da população. E, desde que a educação é uma política pública, existe a necessidade de se planejar e de se aconselhar (MONLEVADE, 2004). A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, usando entrevistas semiestruturadas e a pesquisa documental como instrumentos de coleta de dados. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática e uma caracterização socioeconômica e educacional das municipalidades, procedimentos que contribuíram para o desenvolvimento de um panorama representativo tanto da quantidade de estudos sobre o assunto quanto para contextualização do campo de estudo. Os resultados da pesquisa revelam que a colaboração intergovernamental aparece ainda de forma muito superficial, não há uma referência direta sobre o regime de colaboração entre os municípios e a união e muito menos entre municípios e Estado. |
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