Bibliotecas digitais e redes sociais: motivos para integração
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10432 |
Resumo: | Trata das bibliotecas digitais, com ênfase na inserção de redes sociais na sua estrutura. Questiona, se o objeto de pesquisa, a BDTD em seu atual formato, pode atender aos pressupostos da biblioteca digital e se, poderia promover construção do conhecimento e socialização de saberes através da promoção de espaços colaborativos. Problematiza a questão da adequação da biblioteca digital de teses e dissertações à realidade social das redes. Aborda a necessidade de legitimação de conhecimento e relacionamentos sob o uso das redes sociais através da biblioteca digital. Pretende analisar a inserção de redes sociais à Biblioteca Digital De Teses E Dissertações, em resposta ao contexto econômico, social e político da sociedade da aprendizagem. Como hipótese, defendemos que a Rede social é potencializadora do acesso à informação através da disseminação seletiva da mesma, e da socialização dos saberes através da interação entre leitores e leitores e leitores e autores em ambiente de biblioteca digital. A validação de tal hipótese se dará através dos estudos de caso selecionados na coleta de dados. Quanto à realização do trabalho, opta-se pela modalidade metodológica do estudo de caso. A opção se dá por uma série de vantagens, entre elas, poder analisar o objeto em estudo, oferecendo ao pesquisador liberdade na metodologia de coleta de dados e no delineamento metodológico, em nosso caso, utilização da pesquisa bibliográfica e documental. Verificou-se que alguns estudos na literatura internacional se pronunciam acerca da união entre biblioteca digital e redes sociais, contudo, são exíguos os autores que opinam sobre tal integração. Verificou-se também através dos casos expostos que a possibilidade de integração entre redes sociais e a BDTD pode ser uma opção para maior socialização de saberes entre os usuários da biblioteca e estímulo à colaboratividade e maior ponte de contato entre leitores e autores. |
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