A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000r1bt |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18417 |
Resumo: | A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre a co-criação e a imagem de sustentabilidade do destino a partir da interpretação (utilitária/hedônica) das experiências vividas pelo consumidor. A tese enfatiza que quando os consumidores participam da construção da experiência pelo comportamento de co-criação, se envolvem em práticas de sustentabilidade, que influenciam na avaliação da experiência e, por consequência, na imagem da sustentabilidade do local. Parte-se do referencial de que as experiências podem ser definidas como utilitárias, no qual ocorre as deliberações racionais, e hedônicas, que geram respostas emocionais, e a sustentabilidade no turismo representada pelo cluster turístico criativo, em virtudes da preservação dos elementos culturais e patrimoniais existentes. Adicionalmente, considera-se como atividades co-criadas aquelas que contemplam a participação do turista na construção da experiência e como imagem do destino a formada ao fim dessa experiência. A pesquisa teve como base epistemológica o interpretativismo e se utilizou como método central a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contemplou entrevistas individuais em profundidade com os turistas do sítio histórico de Olinda, definido como cluster turístico criativo nesta pesquisa, e a observação direta, considerando as interações ocorridas no Alto da Sé com os artesãos e artistas nos momentos de consumo, a participação nos grupos de dança e música folclóricas e a visitação ao museu. Os resultados do estudo indicam que os consumidores que desempenharam comportamentos de co-criação reconheceram mais aspectos relacionados a sustentabilidade na definição da imagem do ambiente de visita ao comparar com os que não estavam interessados em uma maior interação durante suas atividades de consumo. Adicionalmente, os fatores apresentados nos relatos para definir a imagem da sustentabilidade foram os mesmos utilizados na interpretação da experiência como hedônica. Isso leva ao pensamento de que o engajamento proporcionado pelo comportamento de co-criação levou o indivíduo a observar as práticas de sustentabilidade como um componente importante para a formação de suas experiências hedônicas, mesmo que inconscientemente. |
id |
UFPE_ef6c1b819a0500cb7a2c61a863d36781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18417 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
COSTA, Cristiane Salomé Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/7634332525434443http://lattes.cnpq.br/3241878195485973FARIAS, Salomão Alencar de2017-03-16T16:04:40Z2017-03-16T16:04:40Z2015-06-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18417ark:/64986/001300000r1btA presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre a co-criação e a imagem de sustentabilidade do destino a partir da interpretação (utilitária/hedônica) das experiências vividas pelo consumidor. A tese enfatiza que quando os consumidores participam da construção da experiência pelo comportamento de co-criação, se envolvem em práticas de sustentabilidade, que influenciam na avaliação da experiência e, por consequência, na imagem da sustentabilidade do local. Parte-se do referencial de que as experiências podem ser definidas como utilitárias, no qual ocorre as deliberações racionais, e hedônicas, que geram respostas emocionais, e a sustentabilidade no turismo representada pelo cluster turístico criativo, em virtudes da preservação dos elementos culturais e patrimoniais existentes. Adicionalmente, considera-se como atividades co-criadas aquelas que contemplam a participação do turista na construção da experiência e como imagem do destino a formada ao fim dessa experiência. A pesquisa teve como base epistemológica o interpretativismo e se utilizou como método central a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contemplou entrevistas individuais em profundidade com os turistas do sítio histórico de Olinda, definido como cluster turístico criativo nesta pesquisa, e a observação direta, considerando as interações ocorridas no Alto da Sé com os artesãos e artistas nos momentos de consumo, a participação nos grupos de dança e música folclóricas e a visitação ao museu. Os resultados do estudo indicam que os consumidores que desempenharam comportamentos de co-criação reconheceram mais aspectos relacionados a sustentabilidade na definição da imagem do ambiente de visita ao comparar com os que não estavam interessados em uma maior interação durante suas atividades de consumo. Adicionalmente, os fatores apresentados nos relatos para definir a imagem da sustentabilidade foram os mesmos utilizados na interpretação da experiência como hedônica. Isso leva ao pensamento de que o engajamento proporcionado pelo comportamento de co-criação levou o indivíduo a observar as práticas de sustentabilidade como um componente importante para a formação de suas experiências hedônicas, mesmo que inconscientemente.The purpose of this thesis is to understand the relation between co-criation behaviour and destination image of sustainability from the experience consumption interpretation (utilitarian/hedonic). The analytical approach followed places emphasis that when consumers participate in the construction of experience by co-creating behavior, engage in sustainable practices, which influence the assessment of the experience and therefore the destanion image of the sustainability. The theoric framework exposes that the experiences can be defined as utilitarian, which is rational result, and hedonic, that generate emotional responses, and creative touristic clusters represent destinations that develops sustainability in tourism, because there are cultural and heritage elements. In addition, it is considered as co-created the activities that include the participation of tourists at the time of delivery of the service and the image of the destination is definied by tourist at the end of touristic activity. The research is epistemologically based on the interpretive paradigm and uses the discourse analysis as the main method, in a semantic-pragmatic level. Data collection includes interviews with Olinda historical area’ consumers, considered criative touristic cluster in this study, and the direct observation during consumer interaction with Craftsmen and their handcraft, folk dance and music groups and the visits to museum in Alto da Sé. The study results indicate that consumers who played co-creating behaviors recognized more aspects related to sustainability in defining the destination image of sustainability by comparing with those who were not interested in more interaction during their consumption activities. In addition, the factors set forth in reports to define the image of sustainability were the same used in the interpretation of experience as hedonic. This leads to the thought that the engagement provided by co-creating behavior led the individual to observe the sustainability practices as an important component for the formation of their hedonic experiences, even if unconsciously.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExperiência de consumo; Sustentabilidade;.Imagem de sustentabilidade. Cluster criativo de turismo. Comportamento de co-criação.Consumption Experience; Sustainability. Destination Image of Sustainability. Criative Touristic Cluster. Co-creating Behaviour.A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese_CRISTIANE_COSTA.pdf.jpgTese_CRISTIANE_COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1404https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/5/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdf.jpgadfaec91111e5be569dd55f047316e83MD55ORIGINALTese_CRISTIANE_COSTA.pdfTese_CRISTIANE_COSTA.pdfapplication/pdf2658257https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/1/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdfd0a15cebd533ef0c1cea43152827dab7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTese_CRISTIANE_COSTA.pdf.txtTese_CRISTIANE_COSTA.pdf.txtExtracted texttext/plain721439https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/4/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdf.txt2a83b2ee2b0c2bf63c6601a256a1b914MD54123456789/184172019-10-25 07:59:38.088oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18417TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T10:59:38Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino |
title |
A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino |
spellingShingle |
A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro Experiência de consumo; Sustentabilidade;.Imagem de sustentabilidade. Cluster criativo de turismo. Comportamento de co-criação. Consumption Experience; Sustainability. Destination Image of Sustainability. Criative Touristic Cluster. Co-creating Behaviour. |
title_short |
A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino |
title_full |
A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino |
title_fullStr |
A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino |
title_full_unstemmed |
A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino |
title_sort |
A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino |
author |
COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro |
author_facet |
COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7634332525434443 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3241878195485973 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
contributor_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência de consumo; Sustentabilidade;.Imagem de sustentabilidade. Cluster criativo de turismo. Comportamento de co-criação. Consumption Experience; Sustainability. Destination Image of Sustainability. Criative Touristic Cluster. Co-creating Behaviour. |
topic |
Experiência de consumo; Sustentabilidade;.Imagem de sustentabilidade. Cluster criativo de turismo. Comportamento de co-criação. Consumption Experience; Sustainability. Destination Image of Sustainability. Criative Touristic Cluster. Co-creating Behaviour. |
description |
A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre a co-criação e a imagem de sustentabilidade do destino a partir da interpretação (utilitária/hedônica) das experiências vividas pelo consumidor. A tese enfatiza que quando os consumidores participam da construção da experiência pelo comportamento de co-criação, se envolvem em práticas de sustentabilidade, que influenciam na avaliação da experiência e, por consequência, na imagem da sustentabilidade do local. Parte-se do referencial de que as experiências podem ser definidas como utilitárias, no qual ocorre as deliberações racionais, e hedônicas, que geram respostas emocionais, e a sustentabilidade no turismo representada pelo cluster turístico criativo, em virtudes da preservação dos elementos culturais e patrimoniais existentes. Adicionalmente, considera-se como atividades co-criadas aquelas que contemplam a participação do turista na construção da experiência e como imagem do destino a formada ao fim dessa experiência. A pesquisa teve como base epistemológica o interpretativismo e se utilizou como método central a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contemplou entrevistas individuais em profundidade com os turistas do sítio histórico de Olinda, definido como cluster turístico criativo nesta pesquisa, e a observação direta, considerando as interações ocorridas no Alto da Sé com os artesãos e artistas nos momentos de consumo, a participação nos grupos de dança e música folclóricas e a visitação ao museu. Os resultados do estudo indicam que os consumidores que desempenharam comportamentos de co-criação reconheceram mais aspectos relacionados a sustentabilidade na definição da imagem do ambiente de visita ao comparar com os que não estavam interessados em uma maior interação durante suas atividades de consumo. Adicionalmente, os fatores apresentados nos relatos para definir a imagem da sustentabilidade foram os mesmos utilizados na interpretação da experiência como hedônica. Isso leva ao pensamento de que o engajamento proporcionado pelo comportamento de co-criação levou o indivíduo a observar as práticas de sustentabilidade como um componente importante para a formação de suas experiências hedônicas, mesmo que inconscientemente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-16T16:04:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-16T16:04:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18417 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000r1bt |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18417 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/001300000r1bt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Administracao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/5/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/1/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/4/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
adfaec91111e5be569dd55f047316e83 d0a15cebd533ef0c1cea43152827dab7 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 2a83b2ee2b0c2bf63c6601a256a1b914 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172891317108736 |