A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000r1bt
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18417
Resumo: A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre a co-criação e a imagem de sustentabilidade do destino a partir da interpretação (utilitária/hedônica) das experiências vividas pelo consumidor. A tese enfatiza que quando os consumidores participam da construção da experiência pelo comportamento de co-criação, se envolvem em práticas de sustentabilidade, que influenciam na avaliação da experiência e, por consequência, na imagem da sustentabilidade do local. Parte-se do referencial de que as experiências podem ser definidas como utilitárias, no qual ocorre as deliberações racionais, e hedônicas, que geram respostas emocionais, e a sustentabilidade no turismo representada pelo cluster turístico criativo, em virtudes da preservação dos elementos culturais e patrimoniais existentes. Adicionalmente, considera-se como atividades co-criadas aquelas que contemplam a participação do turista na construção da experiência e como imagem do destino a formada ao fim dessa experiência. A pesquisa teve como base epistemológica o interpretativismo e se utilizou como método central a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contemplou entrevistas individuais em profundidade com os turistas do sítio histórico de Olinda, definido como cluster turístico criativo nesta pesquisa, e a observação direta, considerando as interações ocorridas no Alto da Sé com os artesãos e artistas nos momentos de consumo, a participação nos grupos de dança e música folclóricas e a visitação ao museu. Os resultados do estudo indicam que os consumidores que desempenharam comportamentos de co-criação reconheceram mais aspectos relacionados a sustentabilidade na definição da imagem do ambiente de visita ao comparar com os que não estavam interessados em uma maior interação durante suas atividades de consumo. Adicionalmente, os fatores apresentados nos relatos para definir a imagem da sustentabilidade foram os mesmos utilizados na interpretação da experiência como hedônica. Isso leva ao pensamento de que o engajamento proporcionado pelo comportamento de co-criação levou o indivíduo a observar as práticas de sustentabilidade como um componente importante para a formação de suas experiências hedônicas, mesmo que inconscientemente.
id UFPE_ef6c1b819a0500cb7a2c61a863d36781
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18417
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling COSTA, Cristiane Salomé Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/7634332525434443http://lattes.cnpq.br/3241878195485973FARIAS, Salomão Alencar de2017-03-16T16:04:40Z2017-03-16T16:04:40Z2015-06-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18417ark:/64986/001300000r1btA presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre a co-criação e a imagem de sustentabilidade do destino a partir da interpretação (utilitária/hedônica) das experiências vividas pelo consumidor. A tese enfatiza que quando os consumidores participam da construção da experiência pelo comportamento de co-criação, se envolvem em práticas de sustentabilidade, que influenciam na avaliação da experiência e, por consequência, na imagem da sustentabilidade do local. Parte-se do referencial de que as experiências podem ser definidas como utilitárias, no qual ocorre as deliberações racionais, e hedônicas, que geram respostas emocionais, e a sustentabilidade no turismo representada pelo cluster turístico criativo, em virtudes da preservação dos elementos culturais e patrimoniais existentes. Adicionalmente, considera-se como atividades co-criadas aquelas que contemplam a participação do turista na construção da experiência e como imagem do destino a formada ao fim dessa experiência. A pesquisa teve como base epistemológica o interpretativismo e se utilizou como método central a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contemplou entrevistas individuais em profundidade com os turistas do sítio histórico de Olinda, definido como cluster turístico criativo nesta pesquisa, e a observação direta, considerando as interações ocorridas no Alto da Sé com os artesãos e artistas nos momentos de consumo, a participação nos grupos de dança e música folclóricas e a visitação ao museu. Os resultados do estudo indicam que os consumidores que desempenharam comportamentos de co-criação reconheceram mais aspectos relacionados a sustentabilidade na definição da imagem do ambiente de visita ao comparar com os que não estavam interessados em uma maior interação durante suas atividades de consumo. Adicionalmente, os fatores apresentados nos relatos para definir a imagem da sustentabilidade foram os mesmos utilizados na interpretação da experiência como hedônica. Isso leva ao pensamento de que o engajamento proporcionado pelo comportamento de co-criação levou o indivíduo a observar as práticas de sustentabilidade como um componente importante para a formação de suas experiências hedônicas, mesmo que inconscientemente.The purpose of this thesis is to understand the relation between co-criation behaviour and destination image of sustainability from the experience consumption interpretation (utilitarian/hedonic). The analytical approach followed places emphasis that when consumers participate in the construction of experience by co-creating behavior, engage in sustainable practices, which influence the assessment of the experience and therefore the destanion image of the sustainability. The theoric framework exposes that the experiences can be defined as utilitarian, which is rational result, and hedonic, that generate emotional responses, and creative touristic clusters represent destinations that develops sustainability in tourism, because there are cultural and heritage elements. In addition, it is considered as co-created the activities that include the participation of tourists at the time of delivery of the service and the image of the destination is definied by tourist at the end of touristic activity. The research is epistemologically based on the interpretive paradigm and uses the discourse analysis as the main method, in a semantic-pragmatic level. Data collection includes interviews with Olinda historical area’ consumers, considered criative touristic cluster in this study, and the direct observation during consumer interaction with Craftsmen and their handcraft, folk dance and music groups and the visits to museum in Alto da Sé. The study results indicate that consumers who played co-creating behaviors recognized more aspects related to sustainability in defining the destination image of sustainability by comparing with those who were not interested in more interaction during their consumption activities. In addition, the factors set forth in reports to define the image of sustainability were the same used in the interpretation of experience as hedonic. This leads to the thought that the engagement provided by co-creating behavior led the individual to observe the sustainability practices as an important component for the formation of their hedonic experiences, even if unconsciously.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExperiência de consumo; Sustentabilidade;.Imagem de sustentabilidade. Cluster criativo de turismo. Comportamento de co-criação.Consumption Experience; Sustainability. Destination Image of Sustainability. Criative Touristic Cluster. Co-creating Behaviour.A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese_CRISTIANE_COSTA.pdf.jpgTese_CRISTIANE_COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1404https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/5/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdf.jpgadfaec91111e5be569dd55f047316e83MD55ORIGINALTese_CRISTIANE_COSTA.pdfTese_CRISTIANE_COSTA.pdfapplication/pdf2658257https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/1/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdfd0a15cebd533ef0c1cea43152827dab7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTese_CRISTIANE_COSTA.pdf.txtTese_CRISTIANE_COSTA.pdf.txtExtracted texttext/plain721439https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/4/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdf.txt2a83b2ee2b0c2bf63c6601a256a1b914MD54123456789/184172019-10-25 07:59:38.088oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T10:59:38Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino
title A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino
spellingShingle A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino
COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro
Experiência de consumo; Sustentabilidade;.Imagem de sustentabilidade. Cluster criativo de turismo. Comportamento de co-criação.
Consumption Experience; Sustainability. Destination Image of Sustainability. Criative Touristic Cluster. Co-creating Behaviour.
title_short A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino
title_full A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino
title_fullStr A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino
title_full_unstemmed A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino
title_sort A experiência de consumo co-criada em cluster criativo de turismo e sua relação com a imagem da sustentabilidade do destino
author COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro
author_facet COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7634332525434443
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3241878195485973
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
contributor_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência de consumo; Sustentabilidade;.Imagem de sustentabilidade. Cluster criativo de turismo. Comportamento de co-criação.
Consumption Experience; Sustainability. Destination Image of Sustainability. Criative Touristic Cluster. Co-creating Behaviour.
topic Experiência de consumo; Sustentabilidade;.Imagem de sustentabilidade. Cluster criativo de turismo. Comportamento de co-criação.
Consumption Experience; Sustainability. Destination Image of Sustainability. Criative Touristic Cluster. Co-creating Behaviour.
description A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre a co-criação e a imagem de sustentabilidade do destino a partir da interpretação (utilitária/hedônica) das experiências vividas pelo consumidor. A tese enfatiza que quando os consumidores participam da construção da experiência pelo comportamento de co-criação, se envolvem em práticas de sustentabilidade, que influenciam na avaliação da experiência e, por consequência, na imagem da sustentabilidade do local. Parte-se do referencial de que as experiências podem ser definidas como utilitárias, no qual ocorre as deliberações racionais, e hedônicas, que geram respostas emocionais, e a sustentabilidade no turismo representada pelo cluster turístico criativo, em virtudes da preservação dos elementos culturais e patrimoniais existentes. Adicionalmente, considera-se como atividades co-criadas aquelas que contemplam a participação do turista na construção da experiência e como imagem do destino a formada ao fim dessa experiência. A pesquisa teve como base epistemológica o interpretativismo e se utilizou como método central a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contemplou entrevistas individuais em profundidade com os turistas do sítio histórico de Olinda, definido como cluster turístico criativo nesta pesquisa, e a observação direta, considerando as interações ocorridas no Alto da Sé com os artesãos e artistas nos momentos de consumo, a participação nos grupos de dança e música folclóricas e a visitação ao museu. Os resultados do estudo indicam que os consumidores que desempenharam comportamentos de co-criação reconheceram mais aspectos relacionados a sustentabilidade na definição da imagem do ambiente de visita ao comparar com os que não estavam interessados em uma maior interação durante suas atividades de consumo. Adicionalmente, os fatores apresentados nos relatos para definir a imagem da sustentabilidade foram os mesmos utilizados na interpretação da experiência como hedônica. Isso leva ao pensamento de que o engajamento proporcionado pelo comportamento de co-criação levou o indivíduo a observar as práticas de sustentabilidade como um componente importante para a formação de suas experiências hedônicas, mesmo que inconscientemente.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-16T16:04:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-16T16:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18417
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000r1bt
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18417
identifier_str_mv ark:/64986/001300000r1bt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/5/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/1/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18417/4/Tese_CRISTIANE_COSTA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv adfaec91111e5be569dd55f047316e83
d0a15cebd533ef0c1cea43152827dab7
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
2a83b2ee2b0c2bf63c6601a256a1b914
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172891317108736