Martelo e flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29815 |
Resumo: | Este trabalho parte do contexto difuso e multifacetado da poesia brasileira contemporânea, e da interrogação de suas faces e de seus rumos, para postular cinco horizontes que, podemos considerar, a têm orientado. Para tal proposta, toma como base as configurações formais e experienciais inscritas nessa poesia e as perspectivas de temporalidade e espacialidade que dimensionam tais configurações. A consecução desta proposta segue uma linha hermenêutica de caráter transdisciplinar, recorrendo, para seu fundamento, à teoria da lírica, à crítica da poesia contemporânea e a pressupostos filosóficos, culturais e sociocríticos, na perspectiva de abordagem das relações entre vida e poesia, linguagem e afetividade, conforme alguns aspectos da proposta do "pacto lírico", de Antonio Rodriguez. Por poesia contemporânea brasileira foi entendida, prioritariamente, aquela produzida por poetas brasileiros, de regiões e extratos editoriais diversos, publicada a partir da década de 1990, até este momento. As obras selecionadas, estudadas e discutidas foram compreendidas como casos representativos desta poesia, num rol de escolhas possíveis, mas que projetam concepções e realizações capazes de configurar dimensionamentos diferentes, bem como de se constituírem como "referências axiais" no delineamento dos horizontes perspectivados. São colocados como referências axiais poemas e livros dos seguintes autores: Salgado Maranhão, Alexandre Guarnieri, Ana Martins Marques e Carlito Azevedo, Hagamenon de Jesus e Miró da Muribeca, convocando-se, ainda, obras de outros/as autores/as, que se colocam como complementares à discussão. A tese foi dividida em duas grandes partes, a primeira, com dois capítulos, faz um levantamento teórico e ao mesmo tempo trans-histórico, centralizado nas categorias de tempo e espaço, forma e experiência, as quais são tomadas como fundamentos e dimensões configurativas, delineadoras dos horizontes. A segunda parte foi direcionada para o estudo e análise das obras e para o delineamento dos horizontes que as perspectivam. Tal delineamento coloca em evidência a importância das dimensões da forma e da experiência na percepção e apreensão, inclusive pática, dos textos poéticos, enquanto pactos líricos. Evidencia-se, por outro lado, a importância dos direcionamentos tensivos e distensivos de tais dimensões para que, a partir das definições e parâmetros destes horizontes, se ofereça uma ferramenta de análise e critica que operacionalize uma melhor compreensão da poesia brasileira atual. |
id |
UFPE_f037af4bc594ed6cde64c5feed8a866d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29815 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Antonio Aílton Santoshttp://lattes.cnpq.br/2922701197989990http://lattes.cnpq.br/2859455583479309HOLANDA, Lourival2019-03-20T22:27:16Z2019-03-20T22:27:16Z2017-11-16https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29815Este trabalho parte do contexto difuso e multifacetado da poesia brasileira contemporânea, e da interrogação de suas faces e de seus rumos, para postular cinco horizontes que, podemos considerar, a têm orientado. Para tal proposta, toma como base as configurações formais e experienciais inscritas nessa poesia e as perspectivas de temporalidade e espacialidade que dimensionam tais configurações. A consecução desta proposta segue uma linha hermenêutica de caráter transdisciplinar, recorrendo, para seu fundamento, à teoria da lírica, à crítica da poesia contemporânea e a pressupostos filosóficos, culturais e sociocríticos, na perspectiva de abordagem das relações entre vida e poesia, linguagem e afetividade, conforme alguns aspectos da proposta do "pacto lírico", de Antonio Rodriguez. Por poesia contemporânea brasileira foi entendida, prioritariamente, aquela produzida por poetas brasileiros, de regiões e extratos editoriais diversos, publicada a partir da década de 1990, até este momento. As obras selecionadas, estudadas e discutidas foram compreendidas como casos representativos desta poesia, num rol de escolhas possíveis, mas que projetam concepções e realizações capazes de configurar dimensionamentos diferentes, bem como de se constituírem como "referências axiais" no delineamento dos horizontes perspectivados. São colocados como referências axiais poemas e livros dos seguintes autores: Salgado Maranhão, Alexandre Guarnieri, Ana Martins Marques e Carlito Azevedo, Hagamenon de Jesus e Miró da Muribeca, convocando-se, ainda, obras de outros/as autores/as, que se colocam como complementares à discussão. A tese foi dividida em duas grandes partes, a primeira, com dois capítulos, faz um levantamento teórico e ao mesmo tempo trans-histórico, centralizado nas categorias de tempo e espaço, forma e experiência, as quais são tomadas como fundamentos e dimensões configurativas, delineadoras dos horizontes. A segunda parte foi direcionada para o estudo e análise das obras e para o delineamento dos horizontes que as perspectivam. Tal delineamento coloca em evidência a importância das dimensões da forma e da experiência na percepção e apreensão, inclusive pática, dos textos poéticos, enquanto pactos líricos. Evidencia-se, por outro lado, a importância dos direcionamentos tensivos e distensivos de tais dimensões para que, a partir das definições e parâmetros destes horizontes, se ofereça uma ferramenta de análise e critica que operacionalize uma melhor compreensão da poesia brasileira atual.This piece of work is based on the diffused and multifaceted context of Brazilian contemporary poetry and interrogation of its facets and directions to postulate five horizons, such as considered, and which have oriented this work on the formal and experiential configurations in which they are inscribed and in the perspectives of temporality and spatiality which gives them proper dimension. The achievement of such a proposal follows a hermeneutic line of a transdisciplinary character, recurring, for its foundations, to the lyrical theory, to criticism of contemporary poetry and philosophical, cultural and social-critical presumptions in the perspective of the approach on the relations between life and poetry, language and affectivity, according to some aspects of the proposal of the "lyrical pact", of Antonio Rodriguez. Thus, contemporary poetry was understood primarily as the one produced by Brazilian poets from regions and diverse editorial extract, published from the decade of 1990 up to the present time. The selected works, studied and discussed, were understood as meaningful cases of this poetry in a variety of possible choices, but which project conceptions and achievements capable of configuring different dimensions, as well as constituting themselves “axial references” in the sketching of the horizons prospected. The poems and books included as axial references belong to the following authors: Salgado Maranhão, Alexandre Guarnieri, Ana Martins Marques e Carlito Azevedo, Hagamenon de Jesus and Miró da Muribeca, convoking in the discussion works by other authors who place themselves as complementary. The thesis was divided into two large parts, the first of which with two chapters makes a theoretical survey and at the same time trans-historical, centered in the categories of time and space, form and experience, which are taken as fundamental and configurative dimensions that outline horizons. The second part was directed for the study and analysis of works and for the outlining of the horizons which prospect them. Such outlining puts in evidence the importance of the dimensions of form and experience in the perception and apprehension, including the pathos of the poetic texts, in the sense of lyrical pacts. It puts into evidence, on the other hand, the importance of tensional and distensive directions of such dimensions so that, beginning from the outlining and parameters of these horizons, is to offer a tool for analysis and criticism to better operate comprehension of today’s Brazilian poetry.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPoesia brasileira contemporâneaForma poéticaExperiênciaEspaçotemporalidadeHorizontes de compreensãoMartelo e flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Antonio Aílton Santos Silva.pdf.jpgTESE Antonio Aílton Santos Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29815/5/TESE%20Antonio%20A%c3%adlton%20Santos%20Silva.pdf.jpg2f6ff7b1b4aa799b489b266f78868014MD55ORIGINALTESE Antonio Aílton Santos Silva.pdfTESE Antonio Aílton Santos Silva.pdfapplication/pdf4466962https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29815/1/TESE%20Antonio%20A%c3%adlton%20Santos%20Silva.pdfa3bc5074f06f52a1bea27fc068c3bbf8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29815/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29815/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Antonio Aílton Santos Silva.pdf.txtTESE Antonio Aílton Santos Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain872731https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29815/4/TESE%20Antonio%20A%c3%adlton%20Santos%20Silva.pdf.txtaba86dd67df847b9d17b20b9875c7cf8MD54123456789/298152019-10-26 01:36:08.579oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T04:36:08Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Martelo e flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea |
title |
Martelo e flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea |
spellingShingle |
Martelo e flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea SILVA, Antonio Aílton Santos Poesia brasileira contemporânea Forma poética Experiência Espaçotemporalidade Horizontes de compreensão |
title_short |
Martelo e flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea |
title_full |
Martelo e flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea |
title_fullStr |
Martelo e flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea |
title_full_unstemmed |
Martelo e flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea |
title_sort |
Martelo e flor: horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea |
author |
SILVA, Antonio Aílton Santos |
author_facet |
SILVA, Antonio Aílton Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2922701197989990 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2859455583479309 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Antonio Aílton Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
HOLANDA, Lourival |
contributor_str_mv |
HOLANDA, Lourival |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia brasileira contemporânea Forma poética Experiência Espaçotemporalidade Horizontes de compreensão |
topic |
Poesia brasileira contemporânea Forma poética Experiência Espaçotemporalidade Horizontes de compreensão |
description |
Este trabalho parte do contexto difuso e multifacetado da poesia brasileira contemporânea, e da interrogação de suas faces e de seus rumos, para postular cinco horizontes que, podemos considerar, a têm orientado. Para tal proposta, toma como base as configurações formais e experienciais inscritas nessa poesia e as perspectivas de temporalidade e espacialidade que dimensionam tais configurações. A consecução desta proposta segue uma linha hermenêutica de caráter transdisciplinar, recorrendo, para seu fundamento, à teoria da lírica, à crítica da poesia contemporânea e a pressupostos filosóficos, culturais e sociocríticos, na perspectiva de abordagem das relações entre vida e poesia, linguagem e afetividade, conforme alguns aspectos da proposta do "pacto lírico", de Antonio Rodriguez. Por poesia contemporânea brasileira foi entendida, prioritariamente, aquela produzida por poetas brasileiros, de regiões e extratos editoriais diversos, publicada a partir da década de 1990, até este momento. As obras selecionadas, estudadas e discutidas foram compreendidas como casos representativos desta poesia, num rol de escolhas possíveis, mas que projetam concepções e realizações capazes de configurar dimensionamentos diferentes, bem como de se constituírem como "referências axiais" no delineamento dos horizontes perspectivados. São colocados como referências axiais poemas e livros dos seguintes autores: Salgado Maranhão, Alexandre Guarnieri, Ana Martins Marques e Carlito Azevedo, Hagamenon de Jesus e Miró da Muribeca, convocando-se, ainda, obras de outros/as autores/as, que se colocam como complementares à discussão. A tese foi dividida em duas grandes partes, a primeira, com dois capítulos, faz um levantamento teórico e ao mesmo tempo trans-histórico, centralizado nas categorias de tempo e espaço, forma e experiência, as quais são tomadas como fundamentos e dimensões configurativas, delineadoras dos horizontes. A segunda parte foi direcionada para o estudo e análise das obras e para o delineamento dos horizontes que as perspectivam. Tal delineamento coloca em evidência a importância das dimensões da forma e da experiência na percepção e apreensão, inclusive pática, dos textos poéticos, enquanto pactos líricos. Evidencia-se, por outro lado, a importância dos direcionamentos tensivos e distensivos de tais dimensões para que, a partir das definições e parâmetros destes horizontes, se ofereça uma ferramenta de análise e critica que operacionalize uma melhor compreensão da poesia brasileira atual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-20T22:27:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-20T22:27:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29815 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29815/5/TESE%20Antonio%20A%c3%adlton%20Santos%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29815/1/TESE%20Antonio%20A%c3%adlton%20Santos%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29815/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29815/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29815/4/TESE%20Antonio%20A%c3%adlton%20Santos%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2f6ff7b1b4aa799b489b266f78868014 a3bc5074f06f52a1bea27fc068c3bbf8 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 aba86dd67df847b9d17b20b9875c7cf8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310659533176832 |