Literatura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41510 |
Resumo: | A partir de um olhar pela trajetória do Coletivo Controverso Urbano de Recife-PE, pretendi averiguar as motivações e os principais sentidos atribuídos pelas(os) agentes à prática das intervenções poéticas na urbe. Considerando-as um fenômeno mundial associado às metrópoles e ao engajamento da arte com a vida cotidiana, sublinho, dentre um vasto conjunto de procedimentos e técnicas, as denominadas intervenções poéticas, sob o formato sarau de poesia, ou seja, aquelas que se utilizam especialmente das palavras e uma interpenetração da poesia performática. Na sua hibridez e relativa simplificação formal – que alia artesania manual, de baixas tecnologias, feitas com poucos recursos e participação performática/interativa – residem os elementos que as singularizam e tensionam não só a categoria de artisticidade poética, mas, sobretudo, a lógica moral-normativa que orienta os usos sobre o espaço público urbano. Notase que tal postura desborda o campo das artes visuais e da poesia, engendrando novas formas de associação e participação leiga ou micro-cultural. Através da triangulação entre as dimensões subjetivas, espaciais e sociopolíticas, problematizo sobre os modos de operar, valores e justificativas que orientam as atitudes ligadas a um modelo de intervir coletivamente na vida pública da cidade, a fim de se compreender não só o que está em disputa neste terceiro momento da poesia marginal, mas como situações de desvio e fissura pode instaurar proximidade e experiência para uma partilha do sensível. A pesquisa de campo foi realizada na cidade do Recife, com cinco poetas do Coletivo, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, utilizando-se de técnicas relativas à metodologia qualitativa. Os resultados indicam formas de engajamentos individuais e coletivos. As(os) poetas percebem o sarau de poesia como uma atividade coletiva que envolve empenho, foco, reunião de pessoas e criatividade. Elas(es) têm dificuldade de se identificarem como artistas e reconhecem a desigualdade nos mundos da arte nesta atividade. Suas práticas e respostas em relação às tensões geradas pela desigualdade indicam uma concepção ativa do “faça você mesmo” visando a superação das desigualdades em curso, criando estratégias de redefinição nos mundos da arte de seus projetos que priorizam a inclusão de pessoas oriundas das periferias, se articulando com outros coletivos e segmentos artísticos urbanos. |
id |
UFPE_f0a93be47169dddb2da3d4b09111dbe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/41510 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
AMARAL, Gabriel Góes dohttp://lattes.cnpq.br/4944042489639985http://lattes.cnpq.br/4863742227544521http://lattes.cnpq.br/2240014218572495MORAIS, Josimar Jorge Ventura deSOARES, Paulo Marcondes Ferreira2021-11-03T18:54:06Z2021-11-03T18:54:06Z2020-11-26AMARAL, Gabriel Góes do. Literatura periférica: terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41510A partir de um olhar pela trajetória do Coletivo Controverso Urbano de Recife-PE, pretendi averiguar as motivações e os principais sentidos atribuídos pelas(os) agentes à prática das intervenções poéticas na urbe. Considerando-as um fenômeno mundial associado às metrópoles e ao engajamento da arte com a vida cotidiana, sublinho, dentre um vasto conjunto de procedimentos e técnicas, as denominadas intervenções poéticas, sob o formato sarau de poesia, ou seja, aquelas que se utilizam especialmente das palavras e uma interpenetração da poesia performática. Na sua hibridez e relativa simplificação formal – que alia artesania manual, de baixas tecnologias, feitas com poucos recursos e participação performática/interativa – residem os elementos que as singularizam e tensionam não só a categoria de artisticidade poética, mas, sobretudo, a lógica moral-normativa que orienta os usos sobre o espaço público urbano. Notase que tal postura desborda o campo das artes visuais e da poesia, engendrando novas formas de associação e participação leiga ou micro-cultural. Através da triangulação entre as dimensões subjetivas, espaciais e sociopolíticas, problematizo sobre os modos de operar, valores e justificativas que orientam as atitudes ligadas a um modelo de intervir coletivamente na vida pública da cidade, a fim de se compreender não só o que está em disputa neste terceiro momento da poesia marginal, mas como situações de desvio e fissura pode instaurar proximidade e experiência para uma partilha do sensível. A pesquisa de campo foi realizada na cidade do Recife, com cinco poetas do Coletivo, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, utilizando-se de técnicas relativas à metodologia qualitativa. Os resultados indicam formas de engajamentos individuais e coletivos. As(os) poetas percebem o sarau de poesia como uma atividade coletiva que envolve empenho, foco, reunião de pessoas e criatividade. Elas(es) têm dificuldade de se identificarem como artistas e reconhecem a desigualdade nos mundos da arte nesta atividade. Suas práticas e respostas em relação às tensões geradas pela desigualdade indicam uma concepção ativa do “faça você mesmo” visando a superação das desigualdades em curso, criando estratégias de redefinição nos mundos da arte de seus projetos que priorizam a inclusão de pessoas oriundas das periferias, se articulando com outros coletivos e segmentos artísticos urbanos.FACEPEFrom a look at the trajectory of the Controversial Urban Collective of Recife-PE, I intended ascertain the motivations and the main meanings attributed by the agents to the practice of poetic interventions in the city. Considering them a worldwide phenomenon associated with metropolises and the engagement of art with everyday life, I watch, among a vast set of procedures and techniques, the so-called poetic interventions, in the format poetry soiree, that is, those that use words especially and a interpenetration of performance poetry. In its hybridity and relative formal simplification - that combines low-tech manual craftsmanship, made with few resources and participation performance / interactive - reside the elements that make them unique and tension not only the category of poetic artisticity, but, above all, the moralnormative logic that guides uses on urban public space. It is noted that such a stance overflows the field of the arts visuals and poetry, creating new forms of association and lay or microparticipation cultural. Through triangulation between subjective, spatial and socio-political dimensions, I problematize about the ways of operating, values and justifications that guide attitudes linked to a model of intervening collectively in public life in the city, in order to understand not only what is at stake in this third moment of marginal poetry, but as situations of deviation and fissure can establish proximity and experience for a sharing the sensitive. The field research was carried out in the city of Recife, with five Collective poets, through the application of in-depth semi-structured interviews, using techniques related to qualitative methodology. The results indicate ways individual and collective engagements. The poets perceive the poetry soiree as a collective activity that involves commitment, focus, meeting people and creativity. They find it difficult to identify themselves as artists and recognize inequality in art worlds in this activity. Their practices and responses to the tensions generated inequality indicate an active conception of “do it yourself” aiming at overcoming the current inequalities, creating redefinition strategies in the worlds of art of their projects that prioritize the inclusion of people from the peripheries, if articulating with other collectives and urban artistic segments.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologiaArtePoesiaPoéticaPoetasLiteratura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇAO Gabriel Góes do Amaral.pdfDISSERTAÇAO Gabriel Góes do Amaral.pdfapplication/pdf9914962https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41510/1/DISSERTA%c3%87AO%20Gabriel%20G%c3%b3es%20do%20Amaral.pdfa5a3a1a08b0fc13cf99d0d8c33578dc1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41510/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81908https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41510/3/license.txtc59d330e2c454f71974f5866a0e8a96aMD53TEXTDISSERTAÇAO Gabriel Góes do Amaral.pdf.txtDISSERTAÇAO Gabriel Góes do Amaral.pdf.txtExtracted texttext/plain412967https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41510/4/DISSERTA%c3%87AO%20Gabriel%20G%c3%b3es%20do%20Amaral.pdf.txt2d846e78e95b1b134e6f51103f667ab9MD54THUMBNAILDISSERTAÇAO Gabriel Góes do Amaral.pdf.jpgDISSERTAÇAO Gabriel Góes do Amaral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41510/5/DISSERTA%c3%87AO%20Gabriel%20G%c3%b3es%20do%20Amaral.pdf.jpga596b3e7f13cb7f04f1b7e444d5f46beMD55123456789/415102021-11-04 02:12:39.538oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-11-04T05:12:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife |
title |
Literatura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife |
spellingShingle |
Literatura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife AMARAL, Gabriel Góes do Sociologia Arte Poesia Poética Poetas |
title_short |
Literatura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife |
title_full |
Literatura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife |
title_fullStr |
Literatura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife |
title_full_unstemmed |
Literatura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife |
title_sort |
Literatura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife |
author |
AMARAL, Gabriel Góes do |
author_facet |
AMARAL, Gabriel Góes do |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4944042489639985 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4863742227544521 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2240014218572495 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AMARAL, Gabriel Góes do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MORAIS, Josimar Jorge Ventura de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
SOARES, Paulo Marcondes Ferreira |
contributor_str_mv |
MORAIS, Josimar Jorge Ventura de SOARES, Paulo Marcondes Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Arte Poesia Poética Poetas |
topic |
Sociologia Arte Poesia Poética Poetas |
description |
A partir de um olhar pela trajetória do Coletivo Controverso Urbano de Recife-PE, pretendi averiguar as motivações e os principais sentidos atribuídos pelas(os) agentes à prática das intervenções poéticas na urbe. Considerando-as um fenômeno mundial associado às metrópoles e ao engajamento da arte com a vida cotidiana, sublinho, dentre um vasto conjunto de procedimentos e técnicas, as denominadas intervenções poéticas, sob o formato sarau de poesia, ou seja, aquelas que se utilizam especialmente das palavras e uma interpenetração da poesia performática. Na sua hibridez e relativa simplificação formal – que alia artesania manual, de baixas tecnologias, feitas com poucos recursos e participação performática/interativa – residem os elementos que as singularizam e tensionam não só a categoria de artisticidade poética, mas, sobretudo, a lógica moral-normativa que orienta os usos sobre o espaço público urbano. Notase que tal postura desborda o campo das artes visuais e da poesia, engendrando novas formas de associação e participação leiga ou micro-cultural. Através da triangulação entre as dimensões subjetivas, espaciais e sociopolíticas, problematizo sobre os modos de operar, valores e justificativas que orientam as atitudes ligadas a um modelo de intervir coletivamente na vida pública da cidade, a fim de se compreender não só o que está em disputa neste terceiro momento da poesia marginal, mas como situações de desvio e fissura pode instaurar proximidade e experiência para uma partilha do sensível. A pesquisa de campo foi realizada na cidade do Recife, com cinco poetas do Coletivo, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, utilizando-se de técnicas relativas à metodologia qualitativa. Os resultados indicam formas de engajamentos individuais e coletivos. As(os) poetas percebem o sarau de poesia como uma atividade coletiva que envolve empenho, foco, reunião de pessoas e criatividade. Elas(es) têm dificuldade de se identificarem como artistas e reconhecem a desigualdade nos mundos da arte nesta atividade. Suas práticas e respostas em relação às tensões geradas pela desigualdade indicam uma concepção ativa do “faça você mesmo” visando a superação das desigualdades em curso, criando estratégias de redefinição nos mundos da arte de seus projetos que priorizam a inclusão de pessoas oriundas das periferias, se articulando com outros coletivos e segmentos artísticos urbanos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-03T18:54:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-03T18:54:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AMARAL, Gabriel Góes do. Literatura periférica: terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41510 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Gabriel Góes do. Literatura periférica: terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41510/1/DISSERTA%c3%87AO%20Gabriel%20G%c3%b3es%20do%20Amaral.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41510/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41510/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41510/4/DISSERTA%c3%87AO%20Gabriel%20G%c3%b3es%20do%20Amaral.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41510/5/DISSERTA%c3%87AO%20Gabriel%20G%c3%b3es%20do%20Amaral.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5a3a1a08b0fc13cf99d0d8c33578dc1 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 c59d330e2c454f71974f5866a0e8a96a 2d846e78e95b1b134e6f51103f667ab9 a596b3e7f13cb7f04f1b7e444d5f46be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310693548982272 |