Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5578 |
Resumo: | Atualmente, as empresas dos mais variados setores da economia encontram-se disputando mercados cada vez mais competitivos. É o que se observa, por exemplo, no setor de Telecomunicações, e, em função dessa competição intensa, as empresas têm procurado excelência no atendimento aos seus clientes. Nesse contexto, a demanda por serviços de telecomunicações tem crescido consideravelmente, levando as empresas prestadoras desses serviços a terem de estabelecer uma prioridade no atendimento às solicitações dos clientes, o que afeta diretamente o resultado financeiro da empresa. Este trabalho tem como objetivo propor uma estrutura de programação de execução e acompanhamento de projetos que estabeleça uma priorização da demanda de projetos de telecomunicações baseada em uma classificação dos projetos demandados. O problema consiste em decidir semanalmente quais empreendimentos serão realizados pela empresa, considerando que: alguns projetos necessariamente devem ser realizados; projetos iniciados em períodos anteriores podem ainda estar em andamento; projetos que apresentam alta rentabilidade devem ser priorizados; projetos podem não ser concluídos na janela de tempo de faturamento. O processo proposto neste trabalho foi desenvolvido com o auxílio de uma planilha Excel e aplicado em uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações para realização do planejamento semanal durante 30 (trinta) dias em diferentes filiais. Os resultados alcançados foram comparados com outros da empresa, obtidos em um período de 90 (noventa) dias. Os resultados apontam para um aumento nas diferentes filiais entre 11% e 53% no faturamento do mês |
id |
UFPE_f0b244f77cdd69f68ffc007e9177a29b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5578 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Silva Ferreira, FabíolaPaula Cabral Seixas Costa, Ana 2014-06-12T17:40:25Z2014-06-12T17:40:25Z2011-01-31Silva Ferreira, Fabíola; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5578Atualmente, as empresas dos mais variados setores da economia encontram-se disputando mercados cada vez mais competitivos. É o que se observa, por exemplo, no setor de Telecomunicações, e, em função dessa competição intensa, as empresas têm procurado excelência no atendimento aos seus clientes. Nesse contexto, a demanda por serviços de telecomunicações tem crescido consideravelmente, levando as empresas prestadoras desses serviços a terem de estabelecer uma prioridade no atendimento às solicitações dos clientes, o que afeta diretamente o resultado financeiro da empresa. Este trabalho tem como objetivo propor uma estrutura de programação de execução e acompanhamento de projetos que estabeleça uma priorização da demanda de projetos de telecomunicações baseada em uma classificação dos projetos demandados. O problema consiste em decidir semanalmente quais empreendimentos serão realizados pela empresa, considerando que: alguns projetos necessariamente devem ser realizados; projetos iniciados em períodos anteriores podem ainda estar em andamento; projetos que apresentam alta rentabilidade devem ser priorizados; projetos podem não ser concluídos na janela de tempo de faturamento. O processo proposto neste trabalho foi desenvolvido com o auxílio de uma planilha Excel e aplicado em uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações para realização do planejamento semanal durante 30 (trinta) dias em diferentes filiais. Os resultados alcançados foram comparados com outros da empresa, obtidos em um período de 90 (noventa) dias. Os resultados apontam para um aumento nas diferentes filiais entre 11% e 53% no faturamento do mêsporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão de ProjetosClassificação de ProjetosPriorização de ProjetosTelecomunicações.Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo7060_1.pdf.jpgarquivo7060_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1360https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5578/4/arquivo7060_1.pdf.jpgc3397dc93d347e650a9b9b847a89b2fdMD54ORIGINALarquivo7060_1.pdfapplication/pdf2292999https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5578/1/arquivo7060_1.pdfb5f5876f107d1d70ef5b17fabeacfee7MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5578/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo7060_1.pdf.txtarquivo7060_1.pdf.txtExtracted texttext/plain102070https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5578/3/arquivo7060_1.pdf.txt6125d3bcfd5683ab99afe655b10816b6MD53123456789/55782019-10-25 14:11:23.699oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T17:11:23Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações |
title |
Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações |
spellingShingle |
Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações Silva Ferreira, Fabíola Gestão de Projetos Classificação de Projetos Priorização de Projetos Telecomunicações. |
title_short |
Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações |
title_full |
Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações |
title_fullStr |
Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações |
title_full_unstemmed |
Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações |
title_sort |
Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações |
author |
Silva Ferreira, Fabíola |
author_facet |
Silva Ferreira, Fabíola |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Ferreira, Fabíola |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paula Cabral Seixas Costa, Ana |
contributor_str_mv |
Paula Cabral Seixas Costa, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de Projetos Classificação de Projetos Priorização de Projetos Telecomunicações. |
topic |
Gestão de Projetos Classificação de Projetos Priorização de Projetos Telecomunicações. |
description |
Atualmente, as empresas dos mais variados setores da economia encontram-se disputando mercados cada vez mais competitivos. É o que se observa, por exemplo, no setor de Telecomunicações, e, em função dessa competição intensa, as empresas têm procurado excelência no atendimento aos seus clientes. Nesse contexto, a demanda por serviços de telecomunicações tem crescido consideravelmente, levando as empresas prestadoras desses serviços a terem de estabelecer uma prioridade no atendimento às solicitações dos clientes, o que afeta diretamente o resultado financeiro da empresa. Este trabalho tem como objetivo propor uma estrutura de programação de execução e acompanhamento de projetos que estabeleça uma priorização da demanda de projetos de telecomunicações baseada em uma classificação dos projetos demandados. O problema consiste em decidir semanalmente quais empreendimentos serão realizados pela empresa, considerando que: alguns projetos necessariamente devem ser realizados; projetos iniciados em períodos anteriores podem ainda estar em andamento; projetos que apresentam alta rentabilidade devem ser priorizados; projetos podem não ser concluídos na janela de tempo de faturamento. O processo proposto neste trabalho foi desenvolvido com o auxílio de uma planilha Excel e aplicado em uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações para realização do planejamento semanal durante 30 (trinta) dias em diferentes filiais. Os resultados alcançados foram comparados com outros da empresa, obtidos em um período de 90 (noventa) dias. Os resultados apontam para um aumento nas diferentes filiais entre 11% e 53% no faturamento do mês |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T17:40:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T17:40:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva Ferreira, Fabíola; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5578 |
identifier_str_mv |
Silva Ferreira, Fabíola; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5578/4/arquivo7060_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5578/1/arquivo7060_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5578/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5578/3/arquivo7060_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3397dc93d347e650a9b9b847a89b2fd b5f5876f107d1d70ef5b17fabeacfee7 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 6125d3bcfd5683ab99afe655b10816b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310587937456128 |