Integração de conteúdos em enfermagem: uma abordagem mediada por software sobre adaptações cardiorrespiratórias do recém-nascido
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32034 |
Resumo: | Os softwares educacionais vêm ganhando relevância no ensino superior por estimularem os educandos a interiorizar novos conhecimentos, e por possibilitarem a integração de conteúdos em uma mesma atividade, por meio de recursos visuais, audiovisuais e escritos. A integração de conteúdos tem sido considerada uma exigência interna à enfermagem, sendo necessária para a consecução do seu processo de trabalho. Pois o processo de trabalho em enfermagem requer a articulação entre disciplinas, a fim de que mostre resolutividade frente a problemas multidimensionais nos cuidados em saúde. Diante dessa temática, estudos mostram que o processo de trabalho em enfermagem relativo à saúde da criança, tem uma maior demanda em integrar conteúdos, principalmente quando relacionado às adaptações cardiorrespiratórias no recém-nascido. Isto torna necessário que o ensino e a aprendizagem sobre a saúde da criança, busquem integrar conteúdos, além de fundamentaram-se em pressupostos pedagógicos problematizadores. Dessa maneira, foi realizada uma intervenção educacional com graduandos em enfermagem, mediada por software sobre adaptações cardiorrespiratórias no recém-nascido, buscando a integração de conteúdos, por meio da construção de plano de cuidados de enfermagem, a partir de casos clínicos, utilizando para tanto, o processo de trabalho em enfermagem, associado ao método do Arco de Maguerez. Trata-se de pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, dividida em quatro etapas: planejamento da intervenção educacional, desenvolvimento do software, avaliação do software por grupo de especialistas, e uso do software por graduandos em enfermagem. A avaliação do software por grupo de especialistas julgou, por meio do Pedactice, a adequação do mesmo enquanto instrumento mediador do processo ensinoaprendizagem, como também o conteúdo e a aparência do software. O uso do software possibilitou sua avaliação, enquanto ferramenta mediadora do processo ensino-aprendizagem. Este uso, por graduandos, apontou o software como portador de vários recursos, que facilitaram a aprendizagem em adaptações cardiorrespiratórias no recém-nascido, relacionando teoria e prática, e fomentando a articulação de diversos saberes na construção dos planos de cuidados de enfermagem. Concluiu-se que o software possibilitou a mediação pedagógica no processo ensinoaprendizagem sobre adaptações cardiorrespiratórias no recém-nascido, sendo uma ferramenta útil na integração de saberes para construção dos planos de cuidados de enfermagem. |
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Concluiu-se que o software possibilitou a mediação pedagógica no processo ensinoaprendizagem sobre adaptações cardiorrespiratórias no recém-nascido, sendo uma ferramenta útil na integração de saberes para construção dos planos de cuidados de enfermagem.CNPqEducational softwares have gained relevance in higher education because they stimulate students to internalize new knowledges, besides allowing the content integration on a same activity, through visual, audiovisual and written resources. The content integration has been considered an internal need of nursing, being necessary for the achievement of their work process. The nursing work process requires the articulation between disciplines, in order to show resolutiveness facing multidimensional problems in health care. Considering this theme, studies show that the nursing work process related to children’s health has a greater demand in integrating contents, especially when related to the cardiorespiratory adaptations of the newborn. This makes necessary that teaching and learning about children's health seek to integrate content, and, also, are based on problematizing pedagogical presuppositions. In this way, an educational intervention with nursing undergraduates was carried out, mediated by software on cardiorespiratory adaptations in the newborn, seeking the content integration, through the construction of a nursing care plan, from clinical cases, using, for this, the nursing work process in association to the Arch of Maguerez method. This is an applied research with a qualitative approach, divided into four stages: educational intervention planning, software development, software evaluation by expert group, and software use by undergraduate nursing students. The evaluation of the software by a group of specialists judged, through Pedactice, its adequacy as a mediator of the teachinglearning process, as well as the content and appearance of the software. The use of the software made possible its evaluation as a mediating tool of the teaching-learning process. This use, by undergraduate students, pointed the software as a carrier of several resources, which facilitated learning in cardiorespiratory adaptations in the newborn, relating theory and practice, and fostering the articulation of different knowledges in the construction of nursing care plans. It was concluded that the software made possible the pedagogical mediation in the teaching-learning process on cardiorespiratory adaptations in the newborn, being a useful tool in the knowledge integration for the construction of nursing care plans.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação superiorTecnologia educacionalEducação em enfermagemSaúde da criançaRecém-nascidoIntegração de conteúdos em enfermagem: uma abordagem mediada por software sobre adaptações cardiorrespiratórias do recém-nascidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Raul Amaral de Araújo.pdf.jpgTESE Raul Amaral de Araújo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32034/8/TESE%20Raul%20Amaral%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg98ba6d96c19f074d0923636aac23a245MD58ORIGINALTESE Raul Amaral de Araújo.pdfTESE Raul Amaral de Araújo.pdfapplication/pdf1516114https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32034/4/TESE%20Raul%20Amaral%20de%20Ara%c3%bajo.pdf2e0e21ed4fb54406a1fd24d9b48946bfMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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