A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VARGAS SÁNCHEZ, Saira Esperanza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000pb48
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273
Resumo: Esse trabalho objetiva investigar a geopolítica do ensino de música no Peru, a partir da análise dos currículos das escolas superiores de música, focalizando-se no Conservatorio Nacional de Música (CNM) e na Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la PUC-Perú. O aumento do ensino da música ocidental se fortalece frente à música andina tradicional, e esta última não está presente nas instituições de ensino superior. Sua ausência faz com que o ensino e a prática de música se concentrem especificamente nos processos de ensino e aprendizagem da música ocidental, que se sobrepõe à música andina, minimizando seu valor social, cultural e educacional. Para analisar a ausência da música andina, se faz uma análise documental dos currículos da educação superior relacionados à formação profissional musical, já que se considera que essa não-presença da cultura musical andina está relacionada à geopolítica do ensino de música, sendo desvalorizada pelo mesmo processo colonizador que reproduz e naturaliza o sistema ocidentalista dominador sobre a cultura andina.
id UFPE_f24cb8b75e655df93d15517121edab81
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55273
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling VARGAS SÁNCHEZ, Saira Esperanzahttp://lattes.cnpq.br/1389350657630428http://lattes.cnpq.br/4191320222049403SALLES, Sandro Guimarães de2024-02-29T11:58:03Z2024-02-29T11:58:03Z2021-10-20VARGAS SANCHÉZ, Saira Esperanza. A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273ark:/64986/001300000pb48Esse trabalho objetiva investigar a geopolítica do ensino de música no Peru, a partir da análise dos currículos das escolas superiores de música, focalizando-se no Conservatorio Nacional de Música (CNM) e na Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la PUC-Perú. O aumento do ensino da música ocidental se fortalece frente à música andina tradicional, e esta última não está presente nas instituições de ensino superior. Sua ausência faz com que o ensino e a prática de música se concentrem especificamente nos processos de ensino e aprendizagem da música ocidental, que se sobrepõe à música andina, minimizando seu valor social, cultural e educacional. Para analisar a ausência da música andina, se faz uma análise documental dos currículos da educação superior relacionados à formação profissional musical, já que se considera que essa não-presença da cultura musical andina está relacionada à geopolítica do ensino de música, sendo desvalorizada pelo mesmo processo colonizador que reproduz e naturaliza o sistema ocidentalista dominador sobre a cultura andina.CAPESEste trabajo tiene por objetivo investigar la geopolítica de la enseñanza de música en el Perú, a partir del análisis de los currículos de las escuelas superiores de música, enfocándose en el Conservatorio Nacional de Música (CNM) y en la Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). El incremento de la enseñanza de la música occidental se fortalece frente a la música andina tradicional, y esta última no está presente en las instituciones de formación superior. Su ausencia hace que la enseñanza y la práctica musical se concentren, específicamente, en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la música occidental, la cual se sobrepone a la música andina, minimizando su valor social, cultural y educativo. Para analisar la ausencia de la música andina, se realiza un análisis documental de los currículos de la educación superior relacionados a la formación profesional musical, ya que se considera que esta no presencia de la cultura musical andina está relacionada con la geopolítica de la enseñanza de música, siendo desvalorizada por el mismo proceso colonizador que reproduce y naturaliza elsistema occidental dominadorsobre la cultura andina.The aim of this research is about the geopolitics teaching of the traditional Andean music in the curriculum of music colleges, focusing on the Conservatorio Nacional de Música (CNM) and on the Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). The increase of the teaching of the western music becomes stronger in front of traditional Andean Music, which is not present in the professional teaching colleges. Thus, its absence makes both the musical practice and didactics focus, specifically, about the teaching and learning processes of Western Music, that are superimposed on Andean Music, minimizing its social, cultural and educational value. To analyze the absence of Andean music, a documentary analysis is carried out on higher education curriculums in musical professional training, since it is considered that the non-presence of Andean musical culture is related to the geopolitics of music teaching, being devalued by the same colonization process that reproduces and naturalizes the dominant western system over Andean culture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessdecolonialidade do conhecimentomúsica Andinacurrículosformação profissionalAmérica LatinaA Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peruinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Saira Esperanza Vargas Sánchez.pdfDISSERTAÇÃO Saira Esperanza Vargas Sánchez.pdfapplication/pdf4227328https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55273/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Saira%20Esperanza%20Vargas%20S%c3%a1nchez.pdf9b6f0f439ab648e0ea6405cf36856efbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55273/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55273/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Saira Esperanza Vargas Sánchez.pdf.txtDISSERTAÇÃO Saira Esperanza Vargas Sánchez.pdf.txtExtracted texttext/plain345098https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55273/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Saira%20Esperanza%20Vargas%20S%c3%a1nchez.pdf.txtb7f0a5d41fa0d9f2d72db9f6e6ff056eMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Saira Esperanza Vargas Sánchez.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Saira Esperanza Vargas Sánchez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55273/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Saira%20Esperanza%20Vargas%20S%c3%a1nchez.pdf.jpg27096c854b29180c50cf415bc196a422MD55123456789/552732024-03-01 02:24:30.915oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-03-01T05:24:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru
title A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru
spellingShingle A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru
VARGAS SÁNCHEZ, Saira Esperanza
decolonialidade do conhecimento
música Andina
currículos
formação profissional
América Latina
title_short A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru
title_full A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru
title_fullStr A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru
title_full_unstemmed A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru
title_sort A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru
author VARGAS SÁNCHEZ, Saira Esperanza
author_facet VARGAS SÁNCHEZ, Saira Esperanza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1389350657630428
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4191320222049403
dc.contributor.author.fl_str_mv VARGAS SÁNCHEZ, Saira Esperanza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SALLES, Sandro Guimarães de
contributor_str_mv SALLES, Sandro Guimarães de
dc.subject.por.fl_str_mv decolonialidade do conhecimento
música Andina
currículos
formação profissional
América Latina
topic decolonialidade do conhecimento
música Andina
currículos
formação profissional
América Latina
description Esse trabalho objetiva investigar a geopolítica do ensino de música no Peru, a partir da análise dos currículos das escolas superiores de música, focalizando-se no Conservatorio Nacional de Música (CNM) e na Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la PUC-Perú. O aumento do ensino da música ocidental se fortalece frente à música andina tradicional, e esta última não está presente nas instituições de ensino superior. Sua ausência faz com que o ensino e a prática de música se concentrem especificamente nos processos de ensino e aprendizagem da música ocidental, que se sobrepõe à música andina, minimizando seu valor social, cultural e educacional. Para analisar a ausência da música andina, se faz uma análise documental dos currículos da educação superior relacionados à formação profissional musical, já que se considera que essa não-presença da cultura musical andina está relacionada à geopolítica do ensino de música, sendo desvalorizada pelo mesmo processo colonizador que reproduz e naturaliza o sistema ocidentalista dominador sobre a cultura andina.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-29T11:58:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-29T11:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VARGAS SANCHÉZ, Saira Esperanza. A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000pb48
identifier_str_mv VARGAS SANCHÉZ, Saira Esperanza. A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
ark:/64986/001300000pb48
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55273/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Saira%20Esperanza%20Vargas%20S%c3%a1nchez.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55273/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55273/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55273/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Saira%20Esperanza%20Vargas%20S%c3%a1nchez.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55273/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Saira%20Esperanza%20Vargas%20S%c3%a1nchez.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b6f0f439ab648e0ea6405cf36856efb
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
b7f0a5d41fa0d9f2d72db9f6e6ff056e
27096c854b29180c50cf415bc196a422
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172875226710016