Formas e funções da autoria na internet: uma prática discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITÃO, André Alexandre Padilha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6984
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as formas e funções da autoria na Internet, em particular nos sites de redes sociais. O que se pretende é analisar o funcionamento das práticas discursivas na Web 2.0 que evidenciam a ocorrência da autoria. O aporte teórico da pesquisa articula os conceitos da Análise do Discurso sobre autor/autoria propostos por Maigueneau (2010), Barthes (2004b), Foucault (1998) e das contribuições de Bakhtin (2003) a este campo de estudo objetivando encontrar os subsídios necessários para responder à pergunta: quais são as formas e funções da autoria na Internet? Embora com focos diferenciados, esses teóricos parecem apontar para a necessidade de reconhecimento do outro nos discursos produzidos para a ocorrência da autoria. Um reconhecimento advindo das ilusões discursivas do sujeito (PÊCHEUX, 1975) e também da interdiscursividade (MAINGUENEAU, 2008), fenômeno característico e constitutivo da linguagem. Em função da heterogeneidade do ambiente discursivo eleito para a pesquisa, postula-se que a Internet seja compreendida como uma Situação Retórica (BITZER, 1968), conceito advindo dos estudos da Nova Retórica. A partir dessa perspectiva teórica, os três constituintes de qualquer Situação Retórica audiência, exigência e restrições são reinterpretados e postos em relação com os estudos sobre Comunidades Virtuais (RHEINGOLD, 2007; CASTELLS, 2003; LÈVY, 2003) a fim de que a audiência da Internet pudesse ser entendida como uma Comunidade Discursiva (SWALES, 2002), responsável pela elevação dos seus participantes à condição de autor ao mesmo tempo em que desempenha a função de coautor. No que se refere à exigência, a caracterização da Internet como participativa e colaborativa representa um papel central para a ocorrência da autoria. A Web 2.0 (O'REILLY, 2004 e 2006), por viabilizar uma participação mais democrática dos usuários em relação à produção de conteúdos, permite aos sujeitos se engajarem em práticas discursivas multimodais que refletem a forma multitarefa da autoria na Internet como também atenderem às exigências dos sites de redes sociais. No tocante às restrições, são os atuais estudos sobre Letramento (KLEIMAN, 1995; SOARES, 2006; THE NEW LONDON GROUP, 2009; KNOBEL e LANKSHEAR, 2007) que indicam a necessidade de uma nova definição para o Letramento Digital. Essa nova definição considera a remixagem (LESSIG, 2004a, 2004b), a digitalidade e a nova natureza do ethos (LANKESHEAR e KNOBEL, 2006), elementos essenciais para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, pensa-se o Letramento Digital como uma das restrições para a ocorrência da autoria Internet, sendo a outra relativa aos Gêneros Digitais, compreendidos a partir da concepção sócio-retórica dos estudos de gêneros (MILLER, 1984; BAZERMAN, 2005, 2006, 2007; SWALES, 2002). Essa concepção enxerga os gêneros como formas de ação social que são recorrentes e tipificadas, evidenciando, assim, tanto a multimodalidade quanto a intertextualidade e a interdiscursividade presentes nos gêneros digitais através dos hiperlinks, imagens, áudio e vídeo, resultantes da prática da remixagem. Dessa forma, a hipótese proposta é a de que a autoria na Internet é uma prática discursiva multitarefa, multimodal, intertextual e interdiscursiva cuja função primária, mas não exclusiva, é atender às exigências determinadas pelos sites de redes sociais e seus sujeitos participantes
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Embora com focos diferenciados, esses teóricos parecem apontar para a necessidade de reconhecimento do outro nos discursos produzidos para a ocorrência da autoria. Um reconhecimento advindo das ilusões discursivas do sujeito (PÊCHEUX, 1975) e também da interdiscursividade (MAINGUENEAU, 2008), fenômeno característico e constitutivo da linguagem. Em função da heterogeneidade do ambiente discursivo eleito para a pesquisa, postula-se que a Internet seja compreendida como uma Situação Retórica (BITZER, 1968), conceito advindo dos estudos da Nova Retórica. 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No tocante às restrições, são os atuais estudos sobre Letramento (KLEIMAN, 1995; SOARES, 2006; THE NEW LONDON GROUP, 2009; KNOBEL e LANKSHEAR, 2007) que indicam a necessidade de uma nova definição para o Letramento Digital. Essa nova definição considera a remixagem (LESSIG, 2004a, 2004b), a digitalidade e a nova natureza do ethos (LANKESHEAR e KNOBEL, 2006), elementos essenciais para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, pensa-se o Letramento Digital como uma das restrições para a ocorrência da autoria Internet, sendo a outra relativa aos Gêneros Digitais, compreendidos a partir da concepção sócio-retórica dos estudos de gêneros (MILLER, 1984; BAZERMAN, 2005, 2006, 2007; SWALES, 2002). Essa concepção enxerga os gêneros como formas de ação social que são recorrentes e tipificadas, evidenciando, assim, tanto a multimodalidade quanto a intertextualidade e a interdiscursividade presentes nos gêneros digitais através dos hiperlinks, imagens, áudio e vídeo, resultantes da prática da remixagem. Dessa forma, a hipótese proposta é a de que a autoria na Internet é uma prática discursiva multitarefa, multimodal, intertextual e interdiscursiva cuja função primária, mas não exclusiva, é atender às exigências determinadas pelos sites de redes sociais e seus sujeitos participantesUniversidade Federal Rural de PernambucoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSituação RetóricaInternetGênerosPrática DiscursivaAutoriaFormas e funções da autoria na internet: uma prática discursivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1712_1.pdf.jpgarquivo1712_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/6984/4/arquivo1712_1.pdf.jpgb2950c8b80b265ea807d8c2564b6bb86MD54ORIGINALarquivo1712_1.pdfapplication/pdf2424644https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/6984/1/arquivo1712_1.pdf04384699da73042cb321961fe2268ecbMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/6984/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1712_1.pdf.txtarquivo1712_1.pdf.txtExtracted texttext/plain687399https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/6984/3/arquivo1712_1.pdf.txt462d462a4cda983235432c7d11dc20a4MD53123456789/69842019-10-25 05:48:00.48oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T08:48Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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