Sal, prata e outros elementos: a fotografia na obra de Rodrigo Braga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13910 |
Resumo: | A partir da análise das obras de Rodrigo Braga, traço um percurso sobre alguns usos da fotografia na arte visual contemporânea, mergulhando , assim, nos conceitos de mestiçagem, hibridização, contaminação e fotografia expandida. O que me move e entusiasma são processos rizomáticos que assumem a não separação entre a arte e a vida, o sujeito e o objeto, a razão e a emoção, algo que é da ordem do experiencial, como os trabalhos de Braga. Por entre cartas e ensaios, teço reflexões sobre a fotografia como linguagem ampliada, que dilui suas especificidades e se entrelaça com outras linguagens e áreas de conhecimento, uma espécie de ecossistema estético. Ao percorrer os fios entrelaçados das obras desse artista, sobretudo, Comunhão (2006), Fantasia de Compensação (2004), Sal e Prata (2010) e Leito (2008), faço uma leitura sobre a fotografia como recurso, suporte e linguagem e atento aos aspectos simbólicos e vivenciais desses trabalhos. |
id |
UFPE_f2d28a861647f92ebe0943a30b252026 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/13910 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
OLIVEIRA, Rebeka Monita Pinheiro deNEWTON JUNIOR, Carlos2015-05-13T19:01:15Z2015-05-13T19:01:15Z2015-02-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13910A partir da análise das obras de Rodrigo Braga, traço um percurso sobre alguns usos da fotografia na arte visual contemporânea, mergulhando , assim, nos conceitos de mestiçagem, hibridização, contaminação e fotografia expandida. O que me move e entusiasma são processos rizomáticos que assumem a não separação entre a arte e a vida, o sujeito e o objeto, a razão e a emoção, algo que é da ordem do experiencial, como os trabalhos de Braga. Por entre cartas e ensaios, teço reflexões sobre a fotografia como linguagem ampliada, que dilui suas especificidades e se entrelaça com outras linguagens e áreas de conhecimento, uma espécie de ecossistema estético. Ao percorrer os fios entrelaçados das obras desse artista, sobretudo, Comunhão (2006), Fantasia de Compensação (2004), Sal e Prata (2010) e Leito (2008), faço uma leitura sobre a fotografia como recurso, suporte e linguagem e atento aos aspectos simbólicos e vivenciais desses trabalhos.CAPESTaking as a guideline the works of the Brazilian artist Rodrigo Braga, I trace, throughout its analysis and investigation, a path on some of the practices used by Photography within the field of Visual Arts. Therefore, the concepts of miscegenation, hybridization, contamination and expanded photography are also examined. What drives this research is the rhizomatic and experiential processes which marks the works of Braga: no separation between art and life, the subject and the object, reason and emotion. Reflections on photography as an extended language (which its specificities are diluted and intertwined with other languages and areas of knowledge) are weaved amongst letters and essays. In this excursion through the interlaced works of this artist – with main focus on Comunhão (2006), Fantasia de Compensação (2004), Sal e Prata (2010) and Leito (2008) – while attentive to its symbolic and experiential aspects, a reading on photography as a resource, support and language is also conducted.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFotografiaArte contemporâneaRodrigo BragaSal, prata e outros elementos: a fotografia na obra de Rodrigo Bragainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILdissetação.RebekaMonita.biblioteca.pdf.jpgdissetação.RebekaMonita.biblioteca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13910/5/disseta%c3%a7%c3%a3o.RebekaMonita.biblioteca.pdf.jpg5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7MD55ORIGINALdissetação.RebekaMonita.biblioteca.pdfdissetação.RebekaMonita.biblioteca.pdfapplication/pdf6556876https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13910/1/disseta%c3%a7%c3%a3o.RebekaMonita.biblioteca.pdf4b0b25e63efaba0d415d4c5ce3170d3aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13910/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13910/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTdissetação.RebekaMonita.biblioteca.pdf.txtdissetação.RebekaMonita.biblioteca.pdf.txtExtracted texttext/plain282640https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13910/4/disseta%c3%a7%c3%a3o.RebekaMonita.biblioteca.pdf.txt01e00f21effb181bdcc674855688bd96MD54123456789/139102019-10-25 23:19:29.729oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T02:19:29Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sal, prata e outros elementos: a fotografia na obra de Rodrigo Braga |
title |
Sal, prata e outros elementos: a fotografia na obra de Rodrigo Braga |
spellingShingle |
Sal, prata e outros elementos: a fotografia na obra de Rodrigo Braga OLIVEIRA, Rebeka Monita Pinheiro de Fotografia Arte contemporânea Rodrigo Braga |
title_short |
Sal, prata e outros elementos: a fotografia na obra de Rodrigo Braga |
title_full |
Sal, prata e outros elementos: a fotografia na obra de Rodrigo Braga |
title_fullStr |
Sal, prata e outros elementos: a fotografia na obra de Rodrigo Braga |
title_full_unstemmed |
Sal, prata e outros elementos: a fotografia na obra de Rodrigo Braga |
title_sort |
Sal, prata e outros elementos: a fotografia na obra de Rodrigo Braga |
author |
OLIVEIRA, Rebeka Monita Pinheiro de |
author_facet |
OLIVEIRA, Rebeka Monita Pinheiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rebeka Monita Pinheiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
NEWTON JUNIOR, Carlos |
contributor_str_mv |
NEWTON JUNIOR, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Arte contemporânea Rodrigo Braga |
topic |
Fotografia Arte contemporânea Rodrigo Braga |
description |
A partir da análise das obras de Rodrigo Braga, traço um percurso sobre alguns usos da fotografia na arte visual contemporânea, mergulhando , assim, nos conceitos de mestiçagem, hibridização, contaminação e fotografia expandida. O que me move e entusiasma são processos rizomáticos que assumem a não separação entre a arte e a vida, o sujeito e o objeto, a razão e a emoção, algo que é da ordem do experiencial, como os trabalhos de Braga. Por entre cartas e ensaios, teço reflexões sobre a fotografia como linguagem ampliada, que dilui suas especificidades e se entrelaça com outras linguagens e áreas de conhecimento, uma espécie de ecossistema estético. Ao percorrer os fios entrelaçados das obras desse artista, sobretudo, Comunhão (2006), Fantasia de Compensação (2004), Sal e Prata (2010) e Leito (2008), faço uma leitura sobre a fotografia como recurso, suporte e linguagem e atento aos aspectos simbólicos e vivenciais desses trabalhos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-13T19:01:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-05-13T19:01:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13910 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13910/5/disseta%c3%a7%c3%a3o.RebekaMonita.biblioteca.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13910/1/disseta%c3%a7%c3%a3o.RebekaMonita.biblioteca.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13910/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13910/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13910/4/disseta%c3%a7%c3%a3o.RebekaMonita.biblioteca.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7 4b0b25e63efaba0d415d4c5ce3170d3a 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 01e00f21effb181bdcc674855688bd96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310719530598400 |