Imaginação e atividade : estudos de caso com educadores sociais de casas de acolhimento da cidade do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRECKENFELD, Taciana Feitosa de Melo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52485
Resumo: O acolhimento institucional preconiza a proteção à integridade física e emocional de crianças e adolescentes que estão privados do convívio com as figuras primárias de cuidado e oportuniza a construção de novos vínculos afetivos e vivências positivas. No Brasil, o educador social realiza atividades que envolvem desde os cuidados básicos até a temporária substituição parental nas casas de acolhimento. O objetivo do presente estudo foi analisar como ocorre a dinâmica entre atividade prescrita, processos imaginativos e atividade real por dois educadores sociais, de codinome Camélia e Lupino, ao trabalharem com crianças e adolescentes em casa de acolhimento na cidade do Recife - Pernambuco. Como instrumentos de investigação, foram utilizadas cinco entrevistas semiestruturadas, quatro vídeos de rotinas na casa de acolhimento e uma caixa para produção artístico-manual intitulada “caixa de surpresas”. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico sociocultural desenvolvido por Tania Zittoun e colaboradores, segundo o qual a imaginação é proposta como um processo composto por dimensões (generalidade, temporalidade e im/plausibilidade). Também foram feitas articulações com a teoria da atividade de Yves Clot. Nos resultados, observou-se que tanto Camélia quanto Lupino realizaram atividades que transcendem o que havia sido prescrito. Camélia, ao início do trabalho, imaginou que já saberia como proceder, diz que "não vai ser surpresa" e, na entrevista final, na dinâmica entre prescrito-imaginado- atividade real, disse que a casa ideal deveria contar com equipe mais ampla, que incluísse psicólogo. Lupino disse desde o início da pesquisa que desejaria lecionar música para as crianças e, com a vivência prescrito-imaginado-atividade real, ele mantém este interesse e defende que o ensino da música clássica poderia acalmar os adolescentes. O estudo aponta para a necessidade de ampliação de protocolos que indiquem ocasiões frequentes enfrentadas na casa de acolhimento, que vão além das rotinas higiênicas, e os procedimentos a serem desenvolvidos pelo educador nestas ocasiões.
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O objetivo do presente estudo foi analisar como ocorre a dinâmica entre atividade prescrita, processos imaginativos e atividade real por dois educadores sociais, de codinome Camélia e Lupino, ao trabalharem com crianças e adolescentes em casa de acolhimento na cidade do Recife - Pernambuco. Como instrumentos de investigação, foram utilizadas cinco entrevistas semiestruturadas, quatro vídeos de rotinas na casa de acolhimento e uma caixa para produção artístico-manual intitulada “caixa de surpresas”. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico sociocultural desenvolvido por Tania Zittoun e colaboradores, segundo o qual a imaginação é proposta como um processo composto por dimensões (generalidade, temporalidade e im/plausibilidade). Também foram feitas articulações com a teoria da atividade de Yves Clot. Nos resultados, observou-se que tanto Camélia quanto Lupino realizaram atividades que transcendem o que havia sido prescrito. Camélia, ao início do trabalho, imaginou que já saberia como proceder, diz que "não vai ser surpresa" e, na entrevista final, na dinâmica entre prescrito-imaginado- atividade real, disse que a casa ideal deveria contar com equipe mais ampla, que incluísse psicólogo. Lupino disse desde o início da pesquisa que desejaria lecionar música para as crianças e, com a vivência prescrito-imaginado-atividade real, ele mantém este interesse e defende que o ensino da música clássica poderia acalmar os adolescentes. O estudo aponta para a necessidade de ampliação de protocolos que indiquem ocasiões frequentes enfrentadas na casa de acolhimento, que vão além das rotinas higiênicas, e os procedimentos a serem desenvolvidos pelo educador nestas ocasiões.CAPESInstitutional care advocates the protection of the physical and emotional integrity of children and adolescents who are deprived of living with primary care figures and provides opportunities for building new affective bonds and positive experiences. In Brazil, the social educator performs activities that involve, from basic care, to temporary parental replacement in foster homes. The objective of the present study was to analyze how the dynamics between prescribed activity, imaginative processes and real activity occur by two social educators, codenamed Camélia and Lupino, when working with children and adolescents in a shelter in the city of Recife - Pernambuco. As research instruments, 5 semi-structured interviews, 4 videos of routines in the host house, and a box for artistic-manual production entitled "box of surprises" were used. Data were analyzed in the light of the sociocultural theoretical framework developed by Tania Zittoun and collaborators, according to which imagination is proposed as a process composed of dimensions (generality, temporality and im/plausibility). Links were also made with Yves Clot's theory of activity. In the results, it was observed that both Camellia and Lupino performed activities that transcended what had been prescribed. Camélia, at the beginning of the work, imagined that she would already know how to proceed, says that "it will not be a surprise" and already in the final interview, in the dynamic between prescribed-imagined-real activity, she said that the ideal house should have a broader team, including a psychologist. Lupino said since the beginning of the research that he wanted to teach music to children and, with the experience of prescribed-imagined-real activity, he maintains this interest and argues that teaching classical music could calm teenagers. The study points to the need to expand protocols that indicate frequent occasions faced in the foster home, which go beyond hygienic routines, and the procedures to be developed by the educator on these occasions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia cognitivaCasas de acolhimentoEducadores sociaisCriançasImaginaçãoAtividadeImaginação e atividade : estudos de caso com educadores sociais de casas de acolhimento da cidade do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Taciana Feitosa de Melo Breckenfeld.pdfTESE Taciana Feitosa de Melo Breckenfeld.pdfapplication/pdf3217429https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52485/1/TESE%20Taciana%20Feitosa%20de%20Melo%20Breckenfeld.pdf38539e397b2f5e597b1bd28b198bc9eaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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