A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8344 |
Resumo: | O tema relacionado aos acidentes de trânsito ocasionados por motoristas alcoolizados começa a ter uma dimensão mais ampla na literatura psicológica. De um lado, embora sejam realizados programas de prevenção e intervenção quanto ao não dirigir sob o efeito do álcool continuamente, pesquisas demonstram que os índices de acidentes de trânsitos provocados por motoristas alcoolizados ainda são considerados altos em todo o mundo. E embora diversas investigações tenham abordado este tema, estudos utilizando a Teoria da Ação Racional (TAR), para predição e mensuração da intenção como variável privilegiada para determinar comportamentos como o não consumo de etílico e direção veicular em universitários é ainda inexistente na literatura nacional e internacional. Segundo a TAR a maioria dos comportamentos humanos pode ser explicada em termos de crenças comportamentais ou normativas. Nesse sentido, a presente tese teve dois objetivos a pesquisar: (1) testar a adequação da Teoria da Ação Racional no que diz respeito à predição da intenção para adotar o comportamento do não uso de bebidas alcoólicas e direção em estudantes universitários; (2) testar a influência de três tipos de comunicações persuasivas (positiva, negativa e irrelevante), baseadas na mesma Teoria da Ação Racional, sobre a intenção de adotar também o mesmo comportamento preventivo citado. Para tanto, considerou-se uma amostra de 731 universitários, na faixa de 18 a 47 anos de idade (M = 25.5 anos; DP = 8.3) do campus I da Universidade Federal de Pernambuco, sendo 59.2% femininos e 40.7% masculinos, declarando-se em sua maioria como solteiros (81%) e católicos (49.7%), dessa forma, tornando a amostra bastante significativa em termos estatísticos. Para a consecução do primeiro objetivo, na Etapa 1 do estudo realizaram-se levantamento de características sociodemográficas e de crenças comportamentais e normativas de 80 estudantes universitários de ambos os gêneros. Os dados obtidos foram analisados e categorizados para subsidiar a construção do questionário da Etapa 2. Esta objetivou identificar os preditores da intenção comportamental do não uso de bebidas alcoólicas e direção de 488 universitários. A partir das análises de correlação e regressão múltipla (método stepwise) entre as variáveis medidas por estes questionários mostraram um ajustamento adequado entre os dados e o modelo predito pela Teoria da Ação Racional. Observou-se que as crenças normativas, a atitude e as crenças comportamentais foram preditoras da intenção em adotar o comportamento de não ingerir bebidas alcoólicas e direção veicular na população estudada, respondendo por 18%, 3% e 1% da variância respectivamente, tendo sido significativas todas as crenças ―provocar acidentes‖, ―risco de vida‖, ―reduzir atenção‖, ―reduzir reflexos‖, ―sonolência‖. Também os resultados demonstraram que, segundo a TAR, as crenças comportamentais foram preditoras da intenção de que os estudantes universitários apresentam uma atitude mais favorável em relação à intenção de ingerir bebidas alcoólicas do que as estudantes universitárias. A consecução do segundo objetivo envolveu mais duas Etapas, a Etapa 3 que foi dedicada à construção das mensagens persuasivas e, finalmente, a Etapa 4 que envolveu o estudo experimental das comunicações persuasivas com 163 universitários, e que teve por finalidade: verificar a capitulação para a variável dependente intenção comportamental do não uso de bebidas alcoólicas e direção em universitários, averiguar também a influência destas comunicações na variância da variável dependente, e testar o ajuste da TAR para o comportamento e amostra estudados. A seleção da amostra foi de conveniência, desiguinando-se 163 estudantes universitários, para os grupos experimental 1, experimental 2, controle-placebo e somente-controle (sem mensagem). Resultados demonstraram: existir capitulação para os grupos experimentais; consideráveis percentuais de variância da variável dependente explicados pelas independentes dos grupos experimentais e controle-placebo; correlações satisfatórias e significativas para variáveis da teoria. Coube à estratégia persuasiva positiva maior variância da variável dependente. A validade teórica e metodológica da TAR de Ajzen e Fishbein (1980) e Fishbein e Ajzen (1975) foi corroborada, através de correlações satisfatórias e significativas entre os seus fatores, indicando sua adequabilidade na descrição, explicação e predição do comportamento em questão, na amostra investigada. Esses resultados servirão de base para que os profissionais que lidam com campanhas públicas de prevenção voltem sua atenção para esses aspectos e abordem conteúdos que promovam não só a prática do não dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas, mas outras estratégias preventivas, bem como congregar novos modelos (mídia, por exemplo) que elucidam com maior realismo a complexidade deste comportamento nesta significativa população |
id |
UFPE_f2eada7410525fc0e40beeb78186acab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/8344 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Dario Vieira de Almeida, NemésioRoazzi, Antonio 2014-06-12T22:59:18Z2014-06-12T22:59:18Z2010-01-31Dario Vieira de Almeida, Nemésio; Roazzi, Antonio. A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR). 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8344O tema relacionado aos acidentes de trânsito ocasionados por motoristas alcoolizados começa a ter uma dimensão mais ampla na literatura psicológica. De um lado, embora sejam realizados programas de prevenção e intervenção quanto ao não dirigir sob o efeito do álcool continuamente, pesquisas demonstram que os índices de acidentes de trânsitos provocados por motoristas alcoolizados ainda são considerados altos em todo o mundo. E embora diversas investigações tenham abordado este tema, estudos utilizando a Teoria da Ação Racional (TAR), para predição e mensuração da intenção como variável privilegiada para determinar comportamentos como o não consumo de etílico e direção veicular em universitários é ainda inexistente na literatura nacional e internacional. Segundo a TAR a maioria dos comportamentos humanos pode ser explicada em termos de crenças comportamentais ou normativas. Nesse sentido, a presente tese teve dois objetivos a pesquisar: (1) testar a adequação da Teoria da Ação Racional no que diz respeito à predição da intenção para adotar o comportamento do não uso de bebidas alcoólicas e direção em estudantes universitários; (2) testar a influência de três tipos de comunicações persuasivas (positiva, negativa e irrelevante), baseadas na mesma Teoria da Ação Racional, sobre a intenção de adotar também o mesmo comportamento preventivo citado. Para tanto, considerou-se uma amostra de 731 universitários, na faixa de 18 a 47 anos de idade (M = 25.5 anos; DP = 8.3) do campus I da Universidade Federal de Pernambuco, sendo 59.2% femininos e 40.7% masculinos, declarando-se em sua maioria como solteiros (81%) e católicos (49.7%), dessa forma, tornando a amostra bastante significativa em termos estatísticos. Para a consecução do primeiro objetivo, na Etapa 1 do estudo realizaram-se levantamento de características sociodemográficas e de crenças comportamentais e normativas de 80 estudantes universitários de ambos os gêneros. Os dados obtidos foram analisados e categorizados para subsidiar a construção do questionário da Etapa 2. Esta objetivou identificar os preditores da intenção comportamental do não uso de bebidas alcoólicas e direção de 488 universitários. A partir das análises de correlação e regressão múltipla (método stepwise) entre as variáveis medidas por estes questionários mostraram um ajustamento adequado entre os dados e o modelo predito pela Teoria da Ação Racional. Observou-se que as crenças normativas, a atitude e as crenças comportamentais foram preditoras da intenção em adotar o comportamento de não ingerir bebidas alcoólicas e direção veicular na população estudada, respondendo por 18%, 3% e 1% da variância respectivamente, tendo sido significativas todas as crenças ―provocar acidentes‖, ―risco de vida‖, ―reduzir atenção‖, ―reduzir reflexos‖, ―sonolência‖. Também os resultados demonstraram que, segundo a TAR, as crenças comportamentais foram preditoras da intenção de que os estudantes universitários apresentam uma atitude mais favorável em relação à intenção de ingerir bebidas alcoólicas do que as estudantes universitárias. A consecução do segundo objetivo envolveu mais duas Etapas, a Etapa 3 que foi dedicada à construção das mensagens persuasivas e, finalmente, a Etapa 4 que envolveu o estudo experimental das comunicações persuasivas com 163 universitários, e que teve por finalidade: verificar a capitulação para a variável dependente intenção comportamental do não uso de bebidas alcoólicas e direção em universitários, averiguar também a influência destas comunicações na variância da variável dependente, e testar o ajuste da TAR para o comportamento e amostra estudados. A seleção da amostra foi de conveniência, desiguinando-se 163 estudantes universitários, para os grupos experimental 1, experimental 2, controle-placebo e somente-controle (sem mensagem). Resultados demonstraram: existir capitulação para os grupos experimentais; consideráveis percentuais de variância da variável dependente explicados pelas independentes dos grupos experimentais e controle-placebo; correlações satisfatórias e significativas para variáveis da teoria. Coube à estratégia persuasiva positiva maior variância da variável dependente. A validade teórica e metodológica da TAR de Ajzen e Fishbein (1980) e Fishbein e Ajzen (1975) foi corroborada, através de correlações satisfatórias e significativas entre os seus fatores, indicando sua adequabilidade na descrição, explicação e predição do comportamento em questão, na amostra investigada. Esses resultados servirão de base para que os profissionais que lidam com campanhas públicas de prevenção voltem sua atenção para esses aspectos e abordem conteúdos que promovam não só a prática do não dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas, mas outras estratégias preventivas, bem como congregar novos modelos (mídia, por exemplo) que elucidam com maior realismo a complexidade deste comportamento nesta significativa populaçãoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTrânsitoBebidas alcoólicasCrençasPrevençãoComunicações persuasivasA Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo890_1.pdf.jpgarquivo890_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1480https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8344/4/arquivo890_1.pdf.jpgff774bb7726f52ea8039c6c137027620MD54ORIGINALarquivo890_1.pdfapplication/pdf2607993https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8344/1/arquivo890_1.pdfda99556282802a0d3d3121ecfc1697ccMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8344/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo890_1.pdf.txtarquivo890_1.pdf.txtExtracted texttext/plain739992https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8344/3/arquivo890_1.pdf.txt424c418be1427637cce69d644b308eadMD53123456789/83442019-10-25 03:42:07.51oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:42:07Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR) |
title |
A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR) |
spellingShingle |
A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR) Dario Vieira de Almeida, Nemésio Trânsito Bebidas alcoólicas Crenças Prevenção Comunicações persuasivas |
title_short |
A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR) |
title_full |
A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR) |
title_fullStr |
A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR) |
title_full_unstemmed |
A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR) |
title_sort |
A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR) |
author |
Dario Vieira de Almeida, Nemésio |
author_facet |
Dario Vieira de Almeida, Nemésio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dario Vieira de Almeida, Nemésio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Roazzi, Antonio |
contributor_str_mv |
Roazzi, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trânsito Bebidas alcoólicas Crenças Prevenção Comunicações persuasivas |
topic |
Trânsito Bebidas alcoólicas Crenças Prevenção Comunicações persuasivas |
description |
O tema relacionado aos acidentes de trânsito ocasionados por motoristas alcoolizados começa a ter uma dimensão mais ampla na literatura psicológica. De um lado, embora sejam realizados programas de prevenção e intervenção quanto ao não dirigir sob o efeito do álcool continuamente, pesquisas demonstram que os índices de acidentes de trânsitos provocados por motoristas alcoolizados ainda são considerados altos em todo o mundo. E embora diversas investigações tenham abordado este tema, estudos utilizando a Teoria da Ação Racional (TAR), para predição e mensuração da intenção como variável privilegiada para determinar comportamentos como o não consumo de etílico e direção veicular em universitários é ainda inexistente na literatura nacional e internacional. Segundo a TAR a maioria dos comportamentos humanos pode ser explicada em termos de crenças comportamentais ou normativas. Nesse sentido, a presente tese teve dois objetivos a pesquisar: (1) testar a adequação da Teoria da Ação Racional no que diz respeito à predição da intenção para adotar o comportamento do não uso de bebidas alcoólicas e direção em estudantes universitários; (2) testar a influência de três tipos de comunicações persuasivas (positiva, negativa e irrelevante), baseadas na mesma Teoria da Ação Racional, sobre a intenção de adotar também o mesmo comportamento preventivo citado. Para tanto, considerou-se uma amostra de 731 universitários, na faixa de 18 a 47 anos de idade (M = 25.5 anos; DP = 8.3) do campus I da Universidade Federal de Pernambuco, sendo 59.2% femininos e 40.7% masculinos, declarando-se em sua maioria como solteiros (81%) e católicos (49.7%), dessa forma, tornando a amostra bastante significativa em termos estatísticos. Para a consecução do primeiro objetivo, na Etapa 1 do estudo realizaram-se levantamento de características sociodemográficas e de crenças comportamentais e normativas de 80 estudantes universitários de ambos os gêneros. Os dados obtidos foram analisados e categorizados para subsidiar a construção do questionário da Etapa 2. Esta objetivou identificar os preditores da intenção comportamental do não uso de bebidas alcoólicas e direção de 488 universitários. A partir das análises de correlação e regressão múltipla (método stepwise) entre as variáveis medidas por estes questionários mostraram um ajustamento adequado entre os dados e o modelo predito pela Teoria da Ação Racional. Observou-se que as crenças normativas, a atitude e as crenças comportamentais foram preditoras da intenção em adotar o comportamento de não ingerir bebidas alcoólicas e direção veicular na população estudada, respondendo por 18%, 3% e 1% da variância respectivamente, tendo sido significativas todas as crenças ―provocar acidentes‖, ―risco de vida‖, ―reduzir atenção‖, ―reduzir reflexos‖, ―sonolência‖. Também os resultados demonstraram que, segundo a TAR, as crenças comportamentais foram preditoras da intenção de que os estudantes universitários apresentam uma atitude mais favorável em relação à intenção de ingerir bebidas alcoólicas do que as estudantes universitárias. A consecução do segundo objetivo envolveu mais duas Etapas, a Etapa 3 que foi dedicada à construção das mensagens persuasivas e, finalmente, a Etapa 4 que envolveu o estudo experimental das comunicações persuasivas com 163 universitários, e que teve por finalidade: verificar a capitulação para a variável dependente intenção comportamental do não uso de bebidas alcoólicas e direção em universitários, averiguar também a influência destas comunicações na variância da variável dependente, e testar o ajuste da TAR para o comportamento e amostra estudados. A seleção da amostra foi de conveniência, desiguinando-se 163 estudantes universitários, para os grupos experimental 1, experimental 2, controle-placebo e somente-controle (sem mensagem). Resultados demonstraram: existir capitulação para os grupos experimentais; consideráveis percentuais de variância da variável dependente explicados pelas independentes dos grupos experimentais e controle-placebo; correlações satisfatórias e significativas para variáveis da teoria. Coube à estratégia persuasiva positiva maior variância da variável dependente. A validade teórica e metodológica da TAR de Ajzen e Fishbein (1980) e Fishbein e Ajzen (1975) foi corroborada, através de correlações satisfatórias e significativas entre os seus fatores, indicando sua adequabilidade na descrição, explicação e predição do comportamento em questão, na amostra investigada. Esses resultados servirão de base para que os profissionais que lidam com campanhas públicas de prevenção voltem sua atenção para esses aspectos e abordem conteúdos que promovam não só a prática do não dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas, mas outras estratégias preventivas, bem como congregar novos modelos (mídia, por exemplo) que elucidam com maior realismo a complexidade deste comportamento nesta significativa população |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T22:59:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T22:59:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Dario Vieira de Almeida, Nemésio; Roazzi, Antonio. A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR). 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8344 |
identifier_str_mv |
Dario Vieira de Almeida, Nemésio; Roazzi, Antonio. A Ingestão de Álcool e Direção no Contexto Universitário, Comunicação Persuasiva e Prevenção: Uma Aplicação da Teoria da Ação Racional (TAR). 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8344/4/arquivo890_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8344/1/arquivo890_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8344/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8344/3/arquivo890_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff774bb7726f52ea8039c6c137027620 da99556282802a0d3d3121ecfc1697cc 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 424c418be1427637cce69d644b308ead |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310614576529408 |