Renascença: representação histórica, social e visual do fazer renda em Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32254 |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho é a renda Renascença produzida no município de Poção, Agreste de Pernambuco, na atualidade. Artesanato têxtil secular, de origem europeia, a técnica chegou ao Brasil através de freiras francesas que moraram no Convento de Santa Tereza, em Olinda – PE, e sua prática foi disseminada no Agreste pernambucano e Cariri paraibano a partir do município de Poção, na década de 1930. O objetivo é representar graficamente o passo a passo da construção têxtil dos pontos da renda, para que este conhecimento artesanal fique registrado e não se perca com o passar do tempo e com futuras mudanças econômicas e sociais. Na jornada rumo à representação imagética destes movimentos de agulha e linha, buscou-se conhecer, também, a história deste trabalho manual e o perfil das artesãs que o fazem. Seguindo o método de abordagem indutivo, este estudo utilizou as seguintes técnicas de pesquisa: documentação indireta, através de pesquisas bibliográficas; documentação direta, através de pesquisa de campo de caráter exploratório; e observação direta intensiva, através de observação e entrevista. Ao final, com base nas teorias do Design da Informação, foram geradas representações gráficas de 16 pontos utilizados com frequência na renda Renascença feita em Poção: “Dois amarrado”, “Torre”, “Abacaxi”, “Abacaxi de dois”, “Abacaxi de três”, “Amor seguro”, “Xerém”, “Pauzinho”, “São Paulo”, “Pipoca”, “Malha”, “Aranha tecida”, “Aranha tecida com nervura”, “Traça”, “Sianinha” e “Sianinha de laço”. |
id |
UFPE_f2ef668f6d7e6c057c891f31864d3e5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32254 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MENDONÇA, Ana Flávia da Fonte Netto dehttp://lattes.cnpq.br/8431183266418627http://lattes.cnpq.br/6818128111009316ROCHA, Maria Alice Vasconcelos2019-09-04T21:59:00Z2019-09-04T21:59:00Z2017-10-10https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32254O objeto de estudo deste trabalho é a renda Renascença produzida no município de Poção, Agreste de Pernambuco, na atualidade. Artesanato têxtil secular, de origem europeia, a técnica chegou ao Brasil através de freiras francesas que moraram no Convento de Santa Tereza, em Olinda – PE, e sua prática foi disseminada no Agreste pernambucano e Cariri paraibano a partir do município de Poção, na década de 1930. O objetivo é representar graficamente o passo a passo da construção têxtil dos pontos da renda, para que este conhecimento artesanal fique registrado e não se perca com o passar do tempo e com futuras mudanças econômicas e sociais. Na jornada rumo à representação imagética destes movimentos de agulha e linha, buscou-se conhecer, também, a história deste trabalho manual e o perfil das artesãs que o fazem. Seguindo o método de abordagem indutivo, este estudo utilizou as seguintes técnicas de pesquisa: documentação indireta, através de pesquisas bibliográficas; documentação direta, através de pesquisa de campo de caráter exploratório; e observação direta intensiva, através de observação e entrevista. Ao final, com base nas teorias do Design da Informação, foram geradas representações gráficas de 16 pontos utilizados com frequência na renda Renascença feita em Poção: “Dois amarrado”, “Torre”, “Abacaxi”, “Abacaxi de dois”, “Abacaxi de três”, “Amor seguro”, “Xerém”, “Pauzinho”, “São Paulo”, “Pipoca”, “Malha”, “Aranha tecida”, “Aranha tecida com nervura”, “Traça”, “Sianinha” e “Sianinha de laço”.CAPESThe subject of this study is Renaissance Lace, which is produced in the city of Poção; currently a rural área of Pernambuco. This secular handcrafted textile, from European origin, is a technique which arrived in Brasil through theFrench nuns that lived in the Santa Tereza Convent, in Olinda- PE, and its practice was disseminated in rural region of Pernambuco and in the Cariri region of Paraíba from Poção, in the 1930’s. The objective of this research is to graphically represent, step-by-step, the textile construction of the lace’s stitches, so this handcrafted knowledge when registered will not be threatened itself with the passing years, future economic or social changes. In the journey for a pictured representation of these needle and thread movements, the goal also became to understand the history of the handcraft as well as the portrait of the artisans that produce it. Following na inductive approach method, this study employed techniques of research such as: indirect documentation, through bibliographic research; direct documentation, through Field research of exploratory character; and intensive direct observation, though observation and interview. Finally, based on the threories of Information Design, graphic representations were generated from 16 stitches frequently used to fabricate the Renaissance Lace in Poção: “Dois amarrado” (Double Tied), “Torre” (Tower), “Abacaxi” (Pineapple), “Abacaxi de dois” (Double Tied Pineapple), “Abacaxi de três” (Triple Tied Pineapple), “Amor seguro” (Safe Love), “Xerém”, “Pauzinho” (Little stick), “São Paulo”, “Pipoca” (Popcorn), “Malha” (Mesh), “Aranha tecida” (Woven Spider), “Aranha tecida com nervura” (Ridged Woven Spider), “Traça” (Moth), “Sianinha” (Ric Rac) and “Sianinha de laço” (Ribbon Ric Rac).porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRenda renascençaRepresentação gráfica do movimentoConstrução têxtilRenascença: representação histórica, social e visual do fazer renda em Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Ana Flávia da Fonte Netto de Mendonça.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ana Flávia da Fonte Netto de Mendonça.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32254/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Fl%c3%a1via%20da%20Fonte%20Netto%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf.jpg4c829ac33e3c3e39dfb1cae82772cd50MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Flávia da Fonte Netto de Mendonça.pdfDISSERTAÇÃO Ana Flávia da Fonte Netto de Mendonça.pdfapplication/pdf5794522https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32254/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Fl%c3%a1via%20da%20Fonte%20Netto%20de%20Mendon%c3%a7a.pdfb84aa5b2c5df1591e2b261360a54e174MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32254/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32254/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTDISSERTAÇÃO Ana Flávia da Fonte Netto de Mendonça.pdf.txtDISSERTAÇÃO Ana Flávia da Fonte Netto de Mendonça.pdf.txtExtracted texttext/plain169768https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32254/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Fl%c3%a1via%20da%20Fonte%20Netto%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf.txt373d08d0c02c46298f756868cbc40f2cMD54123456789/322542019-10-26 04:03:02.398oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T07:03:02Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Renascença: representação histórica, social e visual do fazer renda em Pernambuco |
title |
Renascença: representação histórica, social e visual do fazer renda em Pernambuco |
spellingShingle |
Renascença: representação histórica, social e visual do fazer renda em Pernambuco MENDONÇA, Ana Flávia da Fonte Netto de Renda renascença Representação gráfica do movimento Construção têxtil |
title_short |
Renascença: representação histórica, social e visual do fazer renda em Pernambuco |
title_full |
Renascença: representação histórica, social e visual do fazer renda em Pernambuco |
title_fullStr |
Renascença: representação histórica, social e visual do fazer renda em Pernambuco |
title_full_unstemmed |
Renascença: representação histórica, social e visual do fazer renda em Pernambuco |
title_sort |
Renascença: representação histórica, social e visual do fazer renda em Pernambuco |
author |
MENDONÇA, Ana Flávia da Fonte Netto de |
author_facet |
MENDONÇA, Ana Flávia da Fonte Netto de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8431183266418627 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6818128111009316 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDONÇA, Ana Flávia da Fonte Netto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ROCHA, Maria Alice Vasconcelos |
contributor_str_mv |
ROCHA, Maria Alice Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Renda renascença Representação gráfica do movimento Construção têxtil |
topic |
Renda renascença Representação gráfica do movimento Construção têxtil |
description |
O objeto de estudo deste trabalho é a renda Renascença produzida no município de Poção, Agreste de Pernambuco, na atualidade. Artesanato têxtil secular, de origem europeia, a técnica chegou ao Brasil através de freiras francesas que moraram no Convento de Santa Tereza, em Olinda – PE, e sua prática foi disseminada no Agreste pernambucano e Cariri paraibano a partir do município de Poção, na década de 1930. O objetivo é representar graficamente o passo a passo da construção têxtil dos pontos da renda, para que este conhecimento artesanal fique registrado e não se perca com o passar do tempo e com futuras mudanças econômicas e sociais. Na jornada rumo à representação imagética destes movimentos de agulha e linha, buscou-se conhecer, também, a história deste trabalho manual e o perfil das artesãs que o fazem. Seguindo o método de abordagem indutivo, este estudo utilizou as seguintes técnicas de pesquisa: documentação indireta, através de pesquisas bibliográficas; documentação direta, através de pesquisa de campo de caráter exploratório; e observação direta intensiva, através de observação e entrevista. Ao final, com base nas teorias do Design da Informação, foram geradas representações gráficas de 16 pontos utilizados com frequência na renda Renascença feita em Poção: “Dois amarrado”, “Torre”, “Abacaxi”, “Abacaxi de dois”, “Abacaxi de três”, “Amor seguro”, “Xerém”, “Pauzinho”, “São Paulo”, “Pipoca”, “Malha”, “Aranha tecida”, “Aranha tecida com nervura”, “Traça”, “Sianinha” e “Sianinha de laço”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-04T21:59:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-04T21:59:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32254 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32254/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Fl%c3%a1via%20da%20Fonte%20Netto%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32254/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Fl%c3%a1via%20da%20Fonte%20Netto%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32254/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32254/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32254/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Fl%c3%a1via%20da%20Fonte%20Netto%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c829ac33e3c3e39dfb1cae82772cd50 b84aa5b2c5df1591e2b261360a54e174 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 373d08d0c02c46298f756868cbc40f2c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1823423466995449856 |