False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000wz0n |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54683 |
Resumo: | Esta tese é desenvolvida a partir de uma perspectiva contemporânea sobre o cinema realista. Essa percepção indica que a configuração de obras cinematográficas que se pautam em um apelo realista tem como força motriz a determinação de ludibriar seus receptores sobre a origem de determinado registro que dá insumo ao filme e com isso potencializar os efeitos e capacidade de mobilização dos afetos do público. Partindo dessa hipótese, e demais congêneres, uma investigação ampla é desenvolvida e através de caminhos distintos perfaz um percurso com o intuito de compreender como o realismo cinematográfico contemporâneo se promove e se estabelece na indústria cinematográfica e, portanto, de forma aceitável e inteligível para audiência. Assim, numa digressão secular procura-se conhecer as origens e implicações do realismo, ou premissas e estratégias de representação da realidade no cinema, passando por momentos históricos e movimentos importantes para sétima arte, autores e teorias que versam sobre realismo cinematográfico e gêneros e formatos audiovisuais que naturalizam a recepção de narrativas estabelecidas através da verossimilhança e da mimese para formação de seu constructo fílmico. Para tal empreitada incontornavelmente se faz referência a experimentos e inserções de cenas reais - snuff - em filmes educacionais e obras ficcionais que exploraram esse tipo de conteúdo; as lendas sobre a existência de filmes snuff, ou cenas snuff de violência, tortura, abuso sexual e assassinatos também foi contemplada nesta pesquisa que dedica também atenção às teorias do realismo cinematográfico nas figuras de Siegfried Kracauer e, em especial, André Bazin. Foi essencial também implementar amplo esforço de pesquisa ao cinema documentário, sua história, premissas, estratégias e elementos estético-narrativos que nos permitiram conhecer e compreender o funcionamento de diversos dispositivos do Efeito de Realidade empregados nos filmes de apelo realista contemporâneos, além de vislumbrar como as marcas enraizadas pelo e no cinema não ficcional estabelecem na cognição humana uma forma específica de leitura de signos realistas em obras audiovisuais. Essa empreitada resulta na formulação de duas categorias e/ou lugares/pontos de observação e análise de filmes que se convenciou chamar false found footage e/ou mockumentary e propõe um conceito particular sobre o realismo cinematográfico do século XXI, classificado e codificado aqui como Realismo Vulgar. |
id |
UFPE_f36dff7cd3ad42ed94e1d1f9f3933476 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/54683 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
PEREIRA, Luiz Philipe Fassarellahttp://lattes.cnpq.br/9505401517131899http://lattes.cnpq.br/0263456536361820CARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo2024-01-22T19:45:27Z2024-01-22T19:45:27Z2021-03-05PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella. False found footage, mockumentary e outros dispositivos: a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54683ark:/64986/001300000wz0nEsta tese é desenvolvida a partir de uma perspectiva contemporânea sobre o cinema realista. Essa percepção indica que a configuração de obras cinematográficas que se pautam em um apelo realista tem como força motriz a determinação de ludibriar seus receptores sobre a origem de determinado registro que dá insumo ao filme e com isso potencializar os efeitos e capacidade de mobilização dos afetos do público. Partindo dessa hipótese, e demais congêneres, uma investigação ampla é desenvolvida e através de caminhos distintos perfaz um percurso com o intuito de compreender como o realismo cinematográfico contemporâneo se promove e se estabelece na indústria cinematográfica e, portanto, de forma aceitável e inteligível para audiência. Assim, numa digressão secular procura-se conhecer as origens e implicações do realismo, ou premissas e estratégias de representação da realidade no cinema, passando por momentos históricos e movimentos importantes para sétima arte, autores e teorias que versam sobre realismo cinematográfico e gêneros e formatos audiovisuais que naturalizam a recepção de narrativas estabelecidas através da verossimilhança e da mimese para formação de seu constructo fílmico. Para tal empreitada incontornavelmente se faz referência a experimentos e inserções de cenas reais - snuff - em filmes educacionais e obras ficcionais que exploraram esse tipo de conteúdo; as lendas sobre a existência de filmes snuff, ou cenas snuff de violência, tortura, abuso sexual e assassinatos também foi contemplada nesta pesquisa que dedica também atenção às teorias do realismo cinematográfico nas figuras de Siegfried Kracauer e, em especial, André Bazin. Foi essencial também implementar amplo esforço de pesquisa ao cinema documentário, sua história, premissas, estratégias e elementos estético-narrativos que nos permitiram conhecer e compreender o funcionamento de diversos dispositivos do Efeito de Realidade empregados nos filmes de apelo realista contemporâneos, além de vislumbrar como as marcas enraizadas pelo e no cinema não ficcional estabelecem na cognição humana uma forma específica de leitura de signos realistas em obras audiovisuais. Essa empreitada resulta na formulação de duas categorias e/ou lugares/pontos de observação e análise de filmes que se convenciou chamar false found footage e/ou mockumentary e propõe um conceito particular sobre o realismo cinematográfico do século XXI, classificado e codificado aqui como Realismo Vulgar.CAPESThis thesis is developed from a contemporary perspective on realistic cinema. This perception indicates that the configuration of cinematographic works that are guided by a realistic appeal has as its driving force the determination to deceive its receivers about the origin of a certain record that gives input to the film and thereby potentiate the effects and ability to mobilize the affects of the public. Starting from this hypothesis, and other similar ones, a broad investigation is developed and, through different paths, makes a journey in order to understand how contemporary cinema realism is promoted and established in the film industry and, therefore, in an acceptable and intelligible way. Thus, in a secular tour, one seeks to know the origins and implications of realism, or premises and strategies for representing reality in cinema, going through historical moments and important movements for seventh art, authors and theories that deal with cinematic realism and genres and formats audiovisuals that naturalize the reception of narratives established through verisimilitude and mimicry for the formation of their film construct. For this endeavor, inevitably reference is made to experiments and insertions of real scenes - snuff - in educational films and fictional works that explored this type of content; legends about the existence of snuff films, or snuff scenes of violence, torture, sexual abuse and murder were also included in this research, which also pays attention to the theories of cinematic realism in the figures of Siegfried Kracauer and, in particular, André Bazin. It was also essential to implement a broad research effort in documentary cinema, its history, premises, strategies and aesthetic- narrative elements that allowed us to know and understand the functioning of the various Reality Effect devices used in contemporary realistic appeal films, in addition to seeing how the marks rooted in and in non-fictional cinema establish in human cognition a specific way of reading realistic signs in audiovisual works. This endeavor results in the formulation of two categories, or places/points of observation and analysis of films that were convinced to be called false found footage and/or mockumentary and proposes a particular concept about 21st century cinematic realism, classified and coded here as Vulgar Realism.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCinemaDocumentárioRealismoDispositivoRealismo VulgarFalse found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54683/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALTESE Luiz Philipe Fassarella Pereira.pdfTESE Luiz Philipe Fassarella Pereira.pdfapplication/pdf3745602https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54683/1/TESE%20Luiz%20Philipe%20Fassarella%20Pereira.pdf887805725dd07e7c75a47788e0216ab5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54683/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE Luiz Philipe Fassarella Pereira.pdf.txtTESE Luiz Philipe Fassarella Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain960508https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54683/4/TESE%20Luiz%20Philipe%20Fassarella%20Pereira.pdf.txtcf425d016252e5d92c0729188115eaf9MD54THUMBNAILTESE Luiz Philipe Fassarella Pereira.pdf.jpgTESE Luiz Philipe Fassarella Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54683/5/TESE%20Luiz%20Philipe%20Fassarella%20Pereira.pdf.jpg2c6663e409ac0772f361747cc71dfc76MD55123456789/546832024-01-23 02:22:48.312oai:repositorio.ufpe.br:123456789/54683VGVybW8gZGUgRGVww7NzaXRvIExlZ2FsIGUgQXV0b3JpemHDp8OjbyBwYXJhIFB1YmxpY2l6YcOnw6NvIGRlIERvY3VtZW50b3Mgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRQoKCkRlY2xhcm8gZXN0YXIgY2llbnRlIGRlIHF1ZSBlc3RlIFRlcm1vIGRlIERlcMOzc2l0byBMZWdhbCBlIEF1dG9yaXphw6fDo28gdGVtIG8gb2JqZXRpdm8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRvcyBkb2N1bWVudG9zIGRlcG9zaXRhZG9zIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBEaWdpdGFsIGRhIFVGUEUgZSBkZWNsYXJvIHF1ZToKCkkgLSBvcyBkYWRvcyBwcmVlbmNoaWRvcyBubyBmb3JtdWzDoXJpbyBkZSBkZXDDs3NpdG8gc8OjbyB2ZXJkYWRlaXJvcyBlIGF1dMOqbnRpY29zOwoKSUkgLSAgbyBjb250ZcO6ZG8gZGlzcG9uaWJpbGl6YWRvIMOpIGRlIHJlc3BvbnNhYmlsaWRhZGUgZGUgc3VhIGF1dG9yaWE7CgpJSUkgLSBvIGNvbnRlw7pkbyDDqSBvcmlnaW5hbCwgZSBzZSBvIHRyYWJhbGhvIGUvb3UgcGFsYXZyYXMgZGUgb3V0cmFzIHBlc3NvYXMgZm9yYW0gdXRpbGl6YWRvcywgZXN0YXMgZm9yYW0gZGV2aWRhbWVudGUgcmVjb25oZWNpZGFzOwoKSVYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIG9icmEgY29sZXRpdmEgKG1haXMgZGUgdW0gYXV0b3IpOiB0b2RvcyBvcyBhdXRvcmVzIGVzdMOjbyBjaWVudGVzIGRvIGRlcMOzc2l0byBlIGRlIGFjb3JkbyBjb20gZXN0ZSB0ZXJtbzsKClYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIFRyYWJhbGhvIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28sIERpc3NlcnRhw6fDo28gb3UgVGVzZTogbyBhcnF1aXZvIGRlcG9zaXRhZG8gY29ycmVzcG9uZGUgw6AgdmVyc8OjbyBmaW5hbCBkbyB0cmFiYWxobzsKClZJIC0gcXVhbmRvIHRyYXRhci1zZSBkZSBUcmFiYWxobyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvLCBEaXNzZXJ0YcOnw6NvIG91IFRlc2U6IGVzdG91IGNpZW50ZSBkZSBxdWUgYSBhbHRlcmHDp8OjbyBkYSBtb2RhbGlkYWRlIGRlIGFjZXNzbyBhbyBkb2N1bWVudG8gYXDDs3MgbyBkZXDDs3NpdG8gZSBhbnRlcyBkZSBmaW5kYXIgbyBwZXLDrW9kbyBkZSBlbWJhcmdvLCBxdWFuZG8gZm9yIGVzY29saGlkbyBhY2Vzc28gcmVzdHJpdG8sIHNlcsOhIHBlcm1pdGlkYSBtZWRpYW50ZSBzb2xpY2l0YcOnw6NvIGRvIChhKSBhdXRvciAoYSkgYW8gU2lzdGVtYSBJbnRlZ3JhZG8gZGUgQmlibGlvdGVjYXMgZGEgVUZQRSAoU0lCL1VGUEUpLgoKIApQYXJhIHRyYWJhbGhvcyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvOgoKTmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIGF1dG9yIHF1ZSByZWNhZW0gc29icmUgZXN0ZSBkb2N1bWVudG8sIGZ1bmRhbWVudGFkbyBuYSBMZWkgZGUgRGlyZWl0byBBdXRvcmFsIG5vIDkuNjEwLCBkZSAxOSBkZSBmZXZlcmVpcm8gZGUgMTk5OCwgYXJ0LiAyOSwgaW5jaXNvIElJSSwgYXV0b3Jpem8gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgZ3JhdHVpdGFtZW50ZSwgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkIChhcXVpc2nDp8OjbykgYXRyYXbDqXMgZG8gc2l0ZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gRGlnaXRhbCBkYSBVRlBFIG5vIGVuZGVyZcOnbyBodHRwOi8vd3d3LnJlcG9zaXRvcmlvLnVmcGUuYnIsIGEgcGFydGlyIGRhIGRhdGEgZGUgZGVww7NzaXRvLgoKIApQYXJhIHRyYWJhbGhvcyBlbSBBY2Vzc28gUmVzdHJpdG86CgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgYXV0b3IgcXVlIHJlY2FlbSBzb2JyZSBlc3RlIGRvY3VtZW50bywgZnVuZGFtZW50YWRvIG5hIExlaSBkZSBEaXJlaXRvIEF1dG9yYWwgbm8gOS42MTAgZGUgMTkgZGUgZmV2ZXJlaXJvIGRlIDE5OTgsIGFydC4gMjksIGluY2lzbyBJSUksIGF1dG9yaXpvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgUGVybmFtYnVjbyBhIGRpc3BvbmliaWxpemFyIGdyYXR1aXRhbWVudGUsIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCAoYXF1aXNpw6fDo28pIGF0cmF2w6lzIGRvIHNpdGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRSBubyBlbmRlcmXDp28gaHR0cDovL3d3dy5yZXBvc2l0b3Jpby51ZnBlLmJyLCBxdWFuZG8gZmluZGFyIG8gcGVyw61vZG8gZGUgZW1iYXJnbyBjb25kaXplbnRlIGFvIHRpcG8gZGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb25mb3JtZSBpbmRpY2FkbyBubyBjYW1wbyBEYXRhIGRlIEVtYmFyZ28uCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-01-23T05:22:48Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo |
title |
False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo |
spellingShingle |
False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella Cinema Documentário Realismo Dispositivo Realismo Vulgar |
title_short |
False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo |
title_full |
False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo |
title_fullStr |
False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo |
title_full_unstemmed |
False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo |
title_sort |
False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo |
author |
PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella |
author_facet |
PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9505401517131899 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0263456536361820 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo |
contributor_str_mv |
CARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Documentário Realismo Dispositivo Realismo Vulgar |
topic |
Cinema Documentário Realismo Dispositivo Realismo Vulgar |
description |
Esta tese é desenvolvida a partir de uma perspectiva contemporânea sobre o cinema realista. Essa percepção indica que a configuração de obras cinematográficas que se pautam em um apelo realista tem como força motriz a determinação de ludibriar seus receptores sobre a origem de determinado registro que dá insumo ao filme e com isso potencializar os efeitos e capacidade de mobilização dos afetos do público. Partindo dessa hipótese, e demais congêneres, uma investigação ampla é desenvolvida e através de caminhos distintos perfaz um percurso com o intuito de compreender como o realismo cinematográfico contemporâneo se promove e se estabelece na indústria cinematográfica e, portanto, de forma aceitável e inteligível para audiência. Assim, numa digressão secular procura-se conhecer as origens e implicações do realismo, ou premissas e estratégias de representação da realidade no cinema, passando por momentos históricos e movimentos importantes para sétima arte, autores e teorias que versam sobre realismo cinematográfico e gêneros e formatos audiovisuais que naturalizam a recepção de narrativas estabelecidas através da verossimilhança e da mimese para formação de seu constructo fílmico. Para tal empreitada incontornavelmente se faz referência a experimentos e inserções de cenas reais - snuff - em filmes educacionais e obras ficcionais que exploraram esse tipo de conteúdo; as lendas sobre a existência de filmes snuff, ou cenas snuff de violência, tortura, abuso sexual e assassinatos também foi contemplada nesta pesquisa que dedica também atenção às teorias do realismo cinematográfico nas figuras de Siegfried Kracauer e, em especial, André Bazin. Foi essencial também implementar amplo esforço de pesquisa ao cinema documentário, sua história, premissas, estratégias e elementos estético-narrativos que nos permitiram conhecer e compreender o funcionamento de diversos dispositivos do Efeito de Realidade empregados nos filmes de apelo realista contemporâneos, além de vislumbrar como as marcas enraizadas pelo e no cinema não ficcional estabelecem na cognição humana uma forma específica de leitura de signos realistas em obras audiovisuais. Essa empreitada resulta na formulação de duas categorias e/ou lugares/pontos de observação e análise de filmes que se convenciou chamar false found footage e/ou mockumentary e propõe um conceito particular sobre o realismo cinematográfico do século XXI, classificado e codificado aqui como Realismo Vulgar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-22T19:45:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-22T19:45:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella. False found footage, mockumentary e outros dispositivos: a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54683 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000wz0n |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella. False found footage, mockumentary e outros dispositivos: a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. ark:/64986/001300000wz0n |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54683/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54683/1/TESE%20Luiz%20Philipe%20Fassarella%20Pereira.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54683/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54683/4/TESE%20Luiz%20Philipe%20Fassarella%20Pereira.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54683/5/TESE%20Luiz%20Philipe%20Fassarella%20Pereira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 887805725dd07e7c75a47788e0216ab5 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 cf425d016252e5d92c0729188115eaf9 2c6663e409ac0772f361747cc71dfc76 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172938650877952 |