Validação do conteúdo do diagnóstico de enfermagem conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cláudia Gabrielle da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000000wq5
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37656
Resumo: A educação em saúde implementada pelo enfermeiro tem como objetivo instrumentalizar os pacientes com insuficiência cardíaca sobre o conhecimento da sua doença/tratamento, com foco para a adesão terapêutica e, consequentemente, a redução da morbidade e mortalidade. Para executá-la, o enfermeiro, por meio do Processo de Enfermagem, elenca as reais necessidades, nomeando-as como diagnósticos de enfermagem. Uma das necessidades pode ser identificada como o diagnóstico de enfermagem Conhecimento deficiente, o qual é um dos 70 diagnósticos de enfermagem da Taxonomia II da NANDA-I com necessidade de validação para assegurar uma terminologia baseada em evidências. Dessa forma, este estudo teve como objetivo validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca. Se trata de uma pesquisa metodológica, a qual teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer nº: 3.267.149 e CAAE nº: 08322819.8.0000.5208. Foi realizada em duas etapas: validade teórico-causal e validação de conteúdo por especialistas. Para a primeira etapa, foi construída uma Teoria de Médio Alcance com a identificação dos elementos (atributos, antecedentes e consequentes), com a realização do pictograma, proposições e relações causais. Para tanto, esses passos foram ancorados por uma revisão integrativa e o modelo teórico de Adaptação de Sister Callista Roy. Na segunda etapa, a definição e os indicadores diagnósticos de Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca foram avaliados por 48 juízes – enfermeiros com variados graus de expertise. Os juízes avaliaram a definição, fatores relacionados, características definidoras, populações de risco e condições associadas do diagnóstico Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca a partir da Teoria de Médio Alcance, com a utilização de cinco escores (elemento não indicativo a elemento muito indicativo do diagnóstico de enfermagem). Os dados obtidos foram organizados em uma planilha e analisados com o auxílio do programa SPSS versão 21.0 e do software R versão 3.2.0. Foram calculados Índice de Validade de Conteúdo (IVC), ponderado pelo nível de expertise dos especialistas, medianas e seus respectivos Intervalos de Confiança (IC) de 95%. Desta maneira, o elemento foi considerado válido quando apresentou mediana de IVC ≥ 0,8 no IC. A definição construída a partir da TMA foi considerada representativa em relação à Taxonomia II da NANDA-I. Quanto aos indicadores do diagnóstico, três fatores relacionados, duas populações de risco, uma condição associada e seis características definidoras foram considerados válidos (IVC ≥ 0,8 no IC). Assim, a validação do conteúdo do DE Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca apontou indicadores diagnósticos válidos para que o enfermeiro tenha dados sólidos e possa implementar ações de educação em saúde direcionadas às reais necessidades de cada indivíduo.
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spelling SILVA, Cláudia Gabrielle dahttp://lattes.cnpq.br/0247188239667665http://lattes.cnpq.br/3148334952798860FRAZÃO, Cecília Maria Farias de Queiro2020-08-17T14:13:59Z2020-08-17T14:13:59Z2019-12-26SILVA, Cláudia Gabrielle da. Validação do conteúdo do diagnóstico de enfermagem conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37656ark:/64986/0013000000wq5A educação em saúde implementada pelo enfermeiro tem como objetivo instrumentalizar os pacientes com insuficiência cardíaca sobre o conhecimento da sua doença/tratamento, com foco para a adesão terapêutica e, consequentemente, a redução da morbidade e mortalidade. Para executá-la, o enfermeiro, por meio do Processo de Enfermagem, elenca as reais necessidades, nomeando-as como diagnósticos de enfermagem. Uma das necessidades pode ser identificada como o diagnóstico de enfermagem Conhecimento deficiente, o qual é um dos 70 diagnósticos de enfermagem da Taxonomia II da NANDA-I com necessidade de validação para assegurar uma terminologia baseada em evidências. Dessa forma, este estudo teve como objetivo validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca. Se trata de uma pesquisa metodológica, a qual teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer nº: 3.267.149 e CAAE nº: 08322819.8.0000.5208. Foi realizada em duas etapas: validade teórico-causal e validação de conteúdo por especialistas. Para a primeira etapa, foi construída uma Teoria de Médio Alcance com a identificação dos elementos (atributos, antecedentes e consequentes), com a realização do pictograma, proposições e relações causais. Para tanto, esses passos foram ancorados por uma revisão integrativa e o modelo teórico de Adaptação de Sister Callista Roy. Na segunda etapa, a definição e os indicadores diagnósticos de Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca foram avaliados por 48 juízes – enfermeiros com variados graus de expertise. Os juízes avaliaram a definição, fatores relacionados, características definidoras, populações de risco e condições associadas do diagnóstico Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca a partir da Teoria de Médio Alcance, com a utilização de cinco escores (elemento não indicativo a elemento muito indicativo do diagnóstico de enfermagem). Os dados obtidos foram organizados em uma planilha e analisados com o auxílio do programa SPSS versão 21.0 e do software R versão 3.2.0. Foram calculados Índice de Validade de Conteúdo (IVC), ponderado pelo nível de expertise dos especialistas, medianas e seus respectivos Intervalos de Confiança (IC) de 95%. Desta maneira, o elemento foi considerado válido quando apresentou mediana de IVC ≥ 0,8 no IC. A definição construída a partir da TMA foi considerada representativa em relação à Taxonomia II da NANDA-I. Quanto aos indicadores do diagnóstico, três fatores relacionados, duas populações de risco, uma condição associada e seis características definidoras foram considerados válidos (IVC ≥ 0,8 no IC). Assim, a validação do conteúdo do DE Conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíaca apontou indicadores diagnósticos válidos para que o enfermeiro tenha dados sólidos e possa implementar ações de educação em saúde direcionadas às reais necessidades de cada indivíduo.The health education implemented by the nurse aims to equip patients with heart failure about the knowledge of their disease / treatment, focusing on therapeutic adherence and, consequently, reducing morbidity and mortality. To perform it, or nurse, through the Nursing Process, it lists as real requirements, naming it as nursing diagnosis. One of the needs can be identified as a nursing diagnosis Deficient knowledge, that is, one of the 70 nursing diagnoses of NANDA-I Taxonomy II, with validation necessary to guarantee the terminology used in tests. Thus, this study had as a valid objective the content of nursing diagnosis Deficient knowledge in individuals with heart failure. This is a methodological research, which was carried out by the Research Ethics Committee under Opinion nº: 3,267,149 and CAAE nº: 08322819.8.0000.5208. It was carried out in two stages: theoretical-causal validity and content validation by specialists. For the first stage, a Medium Range Theory was built with the identification of elements (attributes, antecedents and consequents), with the realization of pictograms, propositions and causal relationships. To this end, these steps were anchored by an integrative review and theoretical model of Adaptation by Sister Callista Roy. In the second stage, the definition and diagnostic indicators of deficient knowledge in individuals with heart failure were applied by 48 judges – nurses with varying degrees of specialization. The judges evaluated the definition, related factors, defining characteristics, risk populations and associated conditions of the diagnosis Deficient knowledge in individuals with heart failure from the Middle Reach Theory, with the use of five scores (element not indicative to element very indicative of the nursing diagnosis). The data obtained were organized in a spreadsheet and analyzed with the aid of the SPSS version 21.0 program and the R software version 3.2.0. Content Validity Index (CVI) was calculated, weighted by the experts' level of expertise, medians and their respective 95% confidence intervals (CI). Thus, the element was considered valid when it presented a CVI median ≥ 0.8 in the CI. The definition constructed from the TMA was considered representative in relation to NANDA-I Taxonomy II. As for the diagnostic indicators, three related factors, two risk populations, an associated condition and six defining characteristics were considered valid (IVC0.8 in the CI). Thus, the validation of the content of the DE Knowledge deficient in individuals with heart failure pointed to valid diagnostic indicators so that the nurse has solid data and can implement health education actions directed to the real needs of each individual.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessConhecimentoDiagnósticos de enfermagemInsuficiência cardíacaEducação em saúdeProcesso de EnfermagemValidação do conteúdo do diagnóstico de enfermagem conhecimento deficiente em indivíduos com insuficiência cardíacainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Cláudia Gabrielle da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Cláudia Gabrielle da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain162727https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37656/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cl%c3%a1udia%20Gabrielle%20da%20Silva.pdf.txt80ac1883d8cb5a5822a87f0bc99bd7c3MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Cláudia Gabrielle da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Cláudia Gabrielle da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37656/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cl%c3%a1udia%20Gabrielle%20da%20Silva.pdf.jpgf22143363ccc424108cb862f2e40930cMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Cláudia Gabrielle da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Cláudia Gabrielle da Silva.pdfapplication/pdf1880249https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37656/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cl%c3%a1udia%20Gabrielle%20da%20Silva.pdf0a1d0b0cb664f508a07db6ffb74795c4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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