Controle de potência de transmissão em VANETS: uma abordagem utilizando teoria dos jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: UCHÔA, Thiago Montenegro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17234
Resumo: As VANETs (Vehicular Ad hoc Networks) têm atraído bastante atenção por sua gama de aplicações e flexibilidade. Alguns exemplos são streaming de áudio e vídeo, tráfego de mensagens de emergência, alertas de colisão, dentre outras aplicações. Com as VANETs, os veículos e infraestruturas ao redor trocam informações de uma forma coordenada, orquestrando as rotas veiculares. Nas VANETs há uma troca de informações que vão além da interveicular, V2V (Vehicle to Vehicle). Estas formas de comunicação se dão entre veículo e infraestrutura e são denominadas V2I (Vehicle to Infraestructure). Com a concentração de veículos aumentando, há uma tendência de incremento na interferência interveicular, reduzindo assim os níveis de SINR e, consequentemente, diminuindo as taxas de transmissão entre os dispositivos. Algoritmos de controle de potência de transmissão foram propostos em diversas áreas. Um exemplo é a aplicação em cenários de comunicação celular, porém poucos trabalhos abordam o controle de potência de transmissão em uma aplicação de VANETs. Poucos trabalhos foram simulados em cenários de alta concentração. Este trabalho mostra resultados de simulações que analisam o efeito do controle de potência de transmissão em um cenário envolvendo de 250 a 2000 veículos. Com o objetivo de reduzir o impacto das altas potências de transmissão nas VANETs, é proposto um algoritmo, GRaPhiC, utilizando teoria dos jogos, visando reduzir a potência de transmissão dos dispositivos conectados à VANET. É então modelado um cenário utilizando teoria dos jogos não cooperativos. Este algoritmo fornece incentivo suficiente para que os nós desta rede não aumentem deliberadamente sua potência de transmissão. Para isto, é proposta uma função utilidade capaz de reduzir a potência de transmissão dos veículos, caso um conjunto de condições seja obedecida. Para validar os resultados deste trabalho, foram conduzidas simulações em diversos cenários. Para isto, foi utilizado o arcabouço do Veins. Os resultados demonstram que apesar de uma redução da potência de transmissão, que pode chegar a 24% da potência de transmissão inicial, a taxa de transmissão média não é afetada. Em um cenário de veículos elétricos, esta redução da potência de transmissão média se torna imprescindível.
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Com a concentração de veículos aumentando, há uma tendência de incremento na interferência interveicular, reduzindo assim os níveis de SINR e, consequentemente, diminuindo as taxas de transmissão entre os dispositivos. Algoritmos de controle de potência de transmissão foram propostos em diversas áreas. Um exemplo é a aplicação em cenários de comunicação celular, porém poucos trabalhos abordam o controle de potência de transmissão em uma aplicação de VANETs. Poucos trabalhos foram simulados em cenários de alta concentração. Este trabalho mostra resultados de simulações que analisam o efeito do controle de potência de transmissão em um cenário envolvendo de 250 a 2000 veículos. Com o objetivo de reduzir o impacto das altas potências de transmissão nas VANETs, é proposto um algoritmo, GRaPhiC, utilizando teoria dos jogos, visando reduzir a potência de transmissão dos dispositivos conectados à VANET. É então modelado um cenário utilizando teoria dos jogos não cooperativos. Este algoritmo fornece incentivo suficiente para que os nós desta rede não aumentem deliberadamente sua potência de transmissão. Para isto, é proposta uma função utilidade capaz de reduzir a potência de transmissão dos veículos, caso um conjunto de condições seja obedecida. Para validar os resultados deste trabalho, foram conduzidas simulações em diversos cenários. Para isto, foi utilizado o arcabouço do Veins. Os resultados demonstram que apesar de uma redução da potência de transmissão, que pode chegar a 24% da potência de transmissão inicial, a taxa de transmissão média não é afetada. Em um cenário de veículos elétricos, esta redução da potência de transmissão média se torna imprescindível.VANETs (Vehicular Ad hoc Networks) have attracted much attention for its range of applications and flexibility. Some real examples are streaming video and audio, emergency messaging, traffic collision alerts, among other applications. With VANETs,vehicles and infrastructure around exchange information in a coordinated way, orchestrating vehicular routes. In the field of VANETs, there is an exchange of information that goes beyond intervehicular, V2V (Vehicle to Vehicle). These forms of communication are between vehicle and infrastructure and are called V2I (Vehicle to Infrastructure). With the increasing concentration of vehicles, there is an increasing trend in intervehicular interference, thereby reducing the SINR levels, and consequently decreasing the transmission rate between the devices. Transmit power control algorithms have been proposed in several areas. An example is the application in cellular communication scenarios, but few studies address the transmission power control in an application of VANETs. Few studies have simulated vehicles in high concentrated scenarios. This work shows results of simulations to analyze the effect of transmission power control in a scenario involving 250 of the 2000 carriers. In order to reduce the impact of high power transmission in VANETs, an algorithm, GRaPhiC, and proposed using game theory in order to reduce the transmission power of the devices connected to the VANET. It is then modeled a scenario using the theory of noncooperative games. This algorithm provides enough incentive for this network not deliberately increase their transmission power. For this, it is proposed a utility function capable of reducing the transmission power of vehicles if a set of conditions is complied with. To validate the results of this study, simulations were conducted in various scenarios. For this, we used the framework Veins. The results demonstrate that although a reduction of the transmission power, that can reach 24% of the initial transmission power, the average transmission rate is not affected. In a scenario of electric vehicles, this reduction in the average transmit power is indispensable.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVANETsTeoria dos JogosRelação Sinal Ruído e InterferênciaVANETsGame TheorySignal to Noise and Interference RateControle de potência de transmissão em VANETS: uma abordagem utilizando teoria dos jogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação-Thiago Montenegro Uchôa.pdf.jpgDissertação-Thiago Montenegro Uchôa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17234/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o-Thiago%20Montenegro%20Uch%c3%b4a.pdf.jpg03f2fd2504b244c52cccb9d09d43248aMD55ORIGINALDissertação-Thiago Montenegro Uchôa.pdfDissertação-Thiago Montenegro Uchôa.pdfapplication/pdf2911250https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17234/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o-Thiago%20Montenegro%20Uch%c3%b4a.pdf312f4263ccccb634993c9a52552ee408MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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