Prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes : desenvolvimento e validação de um software para tecnologia móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAVES, Laura Cristhiane Mendonça Rezende
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000086wz
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45248
Resumo: O consumo de álcool e outras drogas na adolescência é um problema de saúde pública em todo o mundo, acarretando prejuízos como relações interpessoais conflituosas, autocuidado fragilizado, comportamentos agressivos e dificuldades escolares. É necessário promover a saúde dos adolescentes para prevenir o uso destas substâncias, utilizando recursos de mediação que possam favorecer as práticas educativas em saúde, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O presente estudo tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e validação de um software educacional para dispositivos móveis, sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico que utilizou o método do Design Instrucional Contextualizado (DIC) para construção da tecnologia. Na fase de desenvolvimento do software, para elaboração do seu conteúdo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, consulta a produções científicas e outras fontes bibliográficas oficiais; busca por aplicações móveis sobre a temática na plataforma PlayStore®; e uma pesquisa de campo para identificar o conhecimento do público- alvo sobre o assunto e as informações que gostariam de ter acesso em uma tecnologia educacional. As drogas que compuseram o conteúdo textual do software foram: álcool, maconha, cigarro, ecstasy, crack, cocaína, inalantes e anfetaminas, relacionadas a temas como: conceitos de drogas, considerando aspectos como legalidade, atuação no cérebro e legislação brasileira; drogas mais utilizadas e suas caracterizações; efeitos fisiológicos e comportamentais; danos para a saúde (a curto e longo prazo); uso de álcool e outras drogas na adolescência, incluindo as principais motivações, consequências, fatores de risco e de proteção; por que não utilizar drogas, tratando da dependência e estratégias de recusa; redução de danos; sessão interativa sobre “mitos e verdades” e o depoimento de um jovem usuário, em vídeo. Definidas estas informações, participaram do processo de desenvolvimento técnico um programador de sistemas e um design. As ferramentas tecnológicas utilizadas foram: AngularJS, Ionic Framework, PhoneGap Cordova, Android Studio, VS Code e o sistema operacional Windows. Validou-se a tecnologia quanto ao seu conteúdo por 22 juízes-especialistas, e quanto à aparência e usabilidade por 13 adolescentes representantes do público-alvo. Analisaram-se os dados com auxílio do software R 4.0.2 e do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Verificaram-se frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial, Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e confiabilidade das respostas dos juízes por meio do cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach. Na avaliação de aparência e usabilidade, considerou-se a frequência absoluta e o índice de concordância dos adolescentes. O nível de significância considerado foi de 5% de probabilidade. O coeficiente de Kappa Fleiss encontrado foi de 0,312, um valor considerado razoável e, portanto, aceitável e a média geral do IVC foi de 0,87, valor acima do recomendado pela literatura. O coeficiente Alfa de Cronbach encontrado sobre as respostas dos juízes ao questionário foi de 0,93, valor classificado como muito confiável. Na avaliação de aparência e usabilidade encontrou-se um alto nível de concordância entre os participantes, com um percentual de 96,6%. Os resultados do estudo permitiram confirmar a hipótese de que o software para tecnologia móvel intitulado “EPP: Educação Para Prevenção”, sobre o uso de álcool e outras drogas entre adolescentes, é válido e confiável, podendo ser, após verificado seu efeito, uma ferramenta apropriada para utilização pelos profissionais da educação e da saúde, sobretudo pelo enfermeiro, nas ações de educação em saúde sobre a temática junto aos adolescentes. Recomenda-se a realização de um estudo de intervenção para avaliar o efeito da tecnologia desenvolvida.
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É necessário promover a saúde dos adolescentes para prevenir o uso destas substâncias, utilizando recursos de mediação que possam favorecer as práticas educativas em saúde, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O presente estudo tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e validação de um software educacional para dispositivos móveis, sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico que utilizou o método do Design Instrucional Contextualizado (DIC) para construção da tecnologia. Na fase de desenvolvimento do software, para elaboração do seu conteúdo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, consulta a produções científicas e outras fontes bibliográficas oficiais; busca por aplicações móveis sobre a temática na plataforma PlayStore®; e uma pesquisa de campo para identificar o conhecimento do público- alvo sobre o assunto e as informações que gostariam de ter acesso em uma tecnologia educacional. 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Validou-se a tecnologia quanto ao seu conteúdo por 22 juízes-especialistas, e quanto à aparência e usabilidade por 13 adolescentes representantes do público-alvo. Analisaram-se os dados com auxílio do software R 4.0.2 e do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Verificaram-se frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial, Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e confiabilidade das respostas dos juízes por meio do cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach. Na avaliação de aparência e usabilidade, considerou-se a frequência absoluta e o índice de concordância dos adolescentes. O nível de significância considerado foi de 5% de probabilidade. O coeficiente de Kappa Fleiss encontrado foi de 0,312, um valor considerado razoável e, portanto, aceitável e a média geral do IVC foi de 0,87, valor acima do recomendado pela literatura. O coeficiente Alfa de Cronbach encontrado sobre as respostas dos juízes ao questionário foi de 0,93, valor classificado como muito confiável. Na avaliação de aparência e usabilidade encontrou-se um alto nível de concordância entre os participantes, com um percentual de 96,6%. Os resultados do estudo permitiram confirmar a hipótese de que o software para tecnologia móvel intitulado “EPP: Educação Para Prevenção”, sobre o uso de álcool e outras drogas entre adolescentes, é válido e confiável, podendo ser, após verificado seu efeito, uma ferramenta apropriada para utilização pelos profissionais da educação e da saúde, sobretudo pelo enfermeiro, nas ações de educação em saúde sobre a temática junto aos adolescentes. Recomenda-se a realização de um estudo de intervenção para avaliar o efeito da tecnologia desenvolvida.CAPESThe consumption of alcohol and other drugs in adolescence is considered a public health problem worldwide, causing harm to adolescents, such as conflicting interpersonal relationships, delicate self-care, in addition to stimulating aggressive behaviors and school difficulties. It is necessary to promote the health of adolescents with regard to the prevention of the use of these substances, using mediation resources that can favor educational practices in health, such as Digital Information and Communication Technologies (TDIC). This study aims to describe the process of development and validation of an educational software for mobile devices, on the prevention of the use of alcohol and other drugs among adolescents. This is a methodological study that used the Contextualized Instructional Design (DIC) method to construct technology. In the development phase of the software, for the elaboration of its contents, an integrative literature review was carried out, consultation with scientific productions and other official bibliographic sources; search for mobile apps on the theme on the PlayStore platform®; and a field research to identify the knowledge of the target audience on the subject and the information they would like to have access to an educational technology. The drugs that composed the textual content of the software were: alcohol, marijuana, cigarettes, ecstasy, crack, cocaine, inhalants and amphetamines, related to topics such as: drug concepts, considering aspects such as legality, brain action and Brazilian legislation; the most used drugs and their characterizations; physiological and behavioral effects; damage to health (in the short and long term); the use of alcohol and other drugs in adolescence, including the main motivations, consequences, risk and protective factors; why not use drugs, dealing with addiction and refusal strategies; damage reduction; interactive session on "myths and truths" and the testimony of a young user, on video. Having defined this information, a system programmer and a design participated in the technical development process. The technological tools used were AngularJS, Ionic framework, PhoneGap Cordova, Android Studio, VS Code and the Windows operating system. The technology was validated for its content by 22 expert judges and the appearance and usability by 13 adolescents representing the target audience. The data were analyzed assistance of software R 4.0.2 and Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 20.0. Absolute frequency, mean, standard deviation, binomial test, Content Validity Index (CVI) and reliability of judges' answers were verified by calculating Cronbach’s Alpha coefficient. In the evaluation of appearance and usability, the absolute frequency and the agreement index of adolescents was considered. The significance level considered was 5% probability. The Kappa Fleiss coefficient found was 0.312, a value considered reasonable and therefore acceptable and the overall mean CVI was 0.87, a value above that recommended by the literature. Cronbach’s Alpha coefficient found on the judges’ answers to the questionnaire was 0.93, a value classified as very reliable. In the evaluation of appearance and usability, a high level of agreement was found among the participants, with a percentage of 96.6%. The results of the study allowed to confirm the hypothesis that the software for mobile technology entitled “EPP: Education for Prevention”, on the use of alcohol and other drugs among adolescents, is valid and reliable, and may be, after verifying its effect, an appropriate tool for use by education and health professionals, especially nurses, in health education actions on the theme with adolescents. It is recommended to conduct an intervention study to evaluate the effect of the developed technology.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPromoção da SaúdeTecnologia EducacionalAdolescenteTranstornos Relacionados ao Uso de SubstânciasEnfermagemPrevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes : desenvolvimento e validação de um software para tecnologia móvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Laura Cristhiane Mendonça Rezende Chaves.pdfTESE Laura Cristhiane Mendonça Rezende Chaves.pdfapplication/pdf4262393https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45248/1/TESE%20Laura%20Cristhiane%20Mendon%c3%a7a%20Rezende%20Chaves.pdf65fa4ccd46fac8ade67df7771b464efeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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