Aplicação da transformada wavelet packet e redes neurais artificiais para monitoramento de condição de motores de indução
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30632 |
Resumo: | Esta tese apresenta e analisa resultados experimentais da aplicação de uma metodologia baseada na combinação de transformada wavelet packet, medidas estatísticas e redes neurais artificiais para o monitoramento de condição de motores de indução trifásicos. Tal abordagem consistiu em coleta das correntes de fase de um motor de indução, seu processamento e construção da árvore wavelet packet, escolha apropriada dos sinais de detalhes provenientes desta arvore que serão analisados, estabelecimento das medidas estatísticas dos sinais eleitos e formação dos vetores de entrada apresentados as redes neurais. Estas redes foram treinadas através de dois métodos numéricos: Gradientes Conjugados Escalonados e Resilient Back-propagation, para execução da tarefa de reconhecimento de padrões. Cinco configurações de redes neurais perceptron multicamada foram utilizadas para realizar a classificação das falhas mecânicas simuladas em laboratório, a saber, fissuras em 2 e 4 barras da gaiola de esquilo do rotor e danificação nas trilhas internas e externas dos rolamentos, e das falhas elétricas consistindo de faltas para terra em pontos do enrolamento de armadura localizados a 25, 50 e 75% do terminal de fase. Os vetores de entrada sao constituídos com base em dez medidas estatísticas envolvendo medidas de tendência central (media e centroide), medidas de dispersão (valor RMS e desvio padrão) e uma medida de assimetria (Curtose). A configuração mais promissora foi a rede preceptron com quatro camadas ocultas, cada uma contendo dez neurônios. Tal rede mostrou um desempenho satisfatório tanto para as falhas elétricas, com acertos maiores que 92%, como para os defeitos mecânicos, com mais de 93% de sucesso no diagnostico. Estes resultados superam aqueles registrados em outras investigações do gênero, recentemente divulgadas nos meios acadêmicos, como mostra o confronto apresentado ao final deste trabalho de tese. Tal constatação ratifica o acerto da metodologia escolhida para o diagnostico de falhas em motores. |
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SILVA, João Marcus Pereira Lima ehttp://lattes.cnpq.br/4635738634125803http://lattes.cnpq.br/5631067058249781NEVES, Francisco de Assis dos SantosFONTE, Luiz Antônio Magnata da2019-05-13T20:13:31Z2019-05-13T20:13:31Z2017-08-18https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30632ark:/64986/0013000002nkpEsta tese apresenta e analisa resultados experimentais da aplicação de uma metodologia baseada na combinação de transformada wavelet packet, medidas estatísticas e redes neurais artificiais para o monitoramento de condição de motores de indução trifásicos. Tal abordagem consistiu em coleta das correntes de fase de um motor de indução, seu processamento e construção da árvore wavelet packet, escolha apropriada dos sinais de detalhes provenientes desta arvore que serão analisados, estabelecimento das medidas estatísticas dos sinais eleitos e formação dos vetores de entrada apresentados as redes neurais. Estas redes foram treinadas através de dois métodos numéricos: Gradientes Conjugados Escalonados e Resilient Back-propagation, para execução da tarefa de reconhecimento de padrões. Cinco configurações de redes neurais perceptron multicamada foram utilizadas para realizar a classificação das falhas mecânicas simuladas em laboratório, a saber, fissuras em 2 e 4 barras da gaiola de esquilo do rotor e danificação nas trilhas internas e externas dos rolamentos, e das falhas elétricas consistindo de faltas para terra em pontos do enrolamento de armadura localizados a 25, 50 e 75% do terminal de fase. Os vetores de entrada sao constituídos com base em dez medidas estatísticas envolvendo medidas de tendência central (media e centroide), medidas de dispersão (valor RMS e desvio padrão) e uma medida de assimetria (Curtose). A configuração mais promissora foi a rede preceptron com quatro camadas ocultas, cada uma contendo dez neurônios. Tal rede mostrou um desempenho satisfatório tanto para as falhas elétricas, com acertos maiores que 92%, como para os defeitos mecânicos, com mais de 93% de sucesso no diagnostico. Estes resultados superam aqueles registrados em outras investigações do gênero, recentemente divulgadas nos meios acadêmicos, como mostra o confronto apresentado ao final deste trabalho de tese. Tal constatação ratifica o acerto da metodologia escolhida para o diagnostico de falhas em motores.CAPESThis thesis presents and analyzes experimental results of the application of a methodology based on the combination of wavelet packet transform, statistical measures and artificial neural networks for the condition monitoring of three - phase induction motors. Such an approach consisted of collecting the phase currents of an induction motor, processing and constructing the wavelet packet tree, choosing appropriate signals from the tree to be analyzed, establishing the statistical measures of the chosen signals and training of the input vectors presented to the neural networks. These networks were trained through two numerical methods: Scaled Conjugate Gradients and Resilient Back-propagation to perform the pattern recognition task. Five configurations of multilayer neural networks were used to perform the classification of simulated mechanical failures in the laboratory, namely, cracks in 2 and 4 rods of the rotor squirrel cage and damage in the internal and external tracks of the bearings, and of electrical faults consisting of ground faults at armature winding points located at 25, 50 and 75 % of the phase terminal. The input vectors are based on ten statistical measures involving measures of central tendency (mean and centroid), dispersion measures (RMS value and standard deviation) and a measure of asymmetry (Kurtosis). The most promising configuration was the textit preceptron network with four hidden layers, each containing ten neurons. Such a network showed satisfactory performance for both electrical failures, with hits greater than 92%, and for mechanical defects, with more than 93% success in diagnosis. These results surpass those registered in other researches of the genre, recently published in the academic circles, as shown by the confrontation presented at the end of this thesis. This confirms the correctness of the methodology chosen for the diagnosis of engine failures.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia EletricaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia ElétricaWaveletsRedes neurais artificiaisAnálise multirresoluçãoAssinatura de correnteMotores de induçãoAplicação da transformada wavelet packet e redes neurais artificiais para monitoramento de condição de motores de induçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE João Marcus Pereira Lima e Silva.pdf.jpgTESE João Marcus Pereira Lima e Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30632/5/TESE%20Jo%c3%a3o%20Marcus%20Pereira%20Lima%20e%20Silva.pdf.jpg49af0ea7b7cf56c6e5be6c8f0a9e5d55MD55ORIGINALTESE João Marcus Pereira Lima e Silva.pdfTESE João Marcus Pereira Lima e Silva.pdfapplication/pdf2048514https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30632/1/TESE%20Jo%c3%a3o%20Marcus%20Pereira%20Lima%20e%20Silva.pdf9bfa0cc4a443b6d6f53067e7c296adc5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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