Associação da migrânea e estresse na performance acadêmica
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30999 |
Resumo: | INTRODUÇÃO - Uma pesquisa desenvolvida no Brasil entre estudantes universitários de diferentes cursos da cidade de Ribeirão Preto/SP, estimou que entre os enxaquecosos, o desempenho escolar foi menor do que entre aqueles que sofriam cefaleia do tipo tensional. Questões relacionadas à vida acadêmica são reconhecidas como fatores desencadeadores de níveis elevados de estresse e migrânea, que geram redução no desempenho escolar e alteração da qualidade de vida do discente. OBJETIVOS - Geral: Analisar a associação entre migrânea e estresse na reprovação entre estudantes universitários. Específicos: Descrever as características sócio demográficas e acadêmicas dos estudantes universitários; estimar a prevalência de migrânea entre universitários; avaliar os fatores estressores e a intensidade do estresse entre universitários; correlacionar a ocorrência de migrânea com os fatores estressores; analisar a ocorrência de migrânea e cefaleia não migranosa com a intensidade do estresse; correlacionar a ocorrência de reprovação com a migrânea e a cefaleia não migranosa; analisar a ocorrência de reprovação com a intensidade do estresse; correlacionar a ocorrência de reprovação com os fatores estressores. MÉTODO - Estudo do tipo transversal, desenvolvido no Departamento de Enfermagem da UFPE. A amostra foi composta por 197 discentes com os critérios de inclusão: ser maior de 18 anos de idade, cursando do segundo ao décimo período da graduação, e que regularmente matriculados. O período de coleta foi de março 2015 a agosto de 2017. Os instrumentos de coleta utilizados foram: caracterização da amostra e da cefaleia, Teste do Impacto da Cefaleia e o Instrumento para Avaliação de Stress em Estudantes de Enfermagem. A análise do estresse foi realizada por meio do cruzamento com fatores estressores citados pelos participantes do estudo e avaliação da intensidade do estresse, enquanto que a apreciação da migrânea se deu por meio da ocorrência de migrânea, provável migrânea. A performance acadêmica foi avaliada pela presença ou não de reprovação referida pelos discentes. Pesquisa aprovada pelo parecer número 947615. RESULTADOS – A maioria dos participantes, 95,9%, sofria de dor de cabeça, destes 32,5% tinham migrânea. Os fatores estressores da graduação mais citados foram: carga horária integral, 40,3%; provas e trabalhos, 38,2%; gerenciamento do tempo, 30,9%; sobrecarga de conteúdos e atividades, 30,9%. Verificou-se que em todos os domínios do estresse o maior percentual foi classificado com baixa intensidade do estresse. Com relação aos cruzamentos, observou-se que houve associação significativa entre a ocorrência da reprovação em migranoso de elevado impacto (HIT grave), a associação entre a ocorrência de reprovação e intensidade do estresse foi significativa e houve relação significativa entre a classificação do HIT 6 e a intensidade do estresse. DISCUSSÃO – Sabe-se que alimentação rica em nutrientes, atividade física regular e de lazer, pode contribuir para a redução dos níveis de estresse e migrânea nos indivíduos. Destaca-se também a importância das intervenções realizadas pela direção de Instituições de Ensino e por docentes, a fim de promover a saúde e contribuir para um maior aproveitamento acadêmico. CONSIDERAÇÕES FINAIS - Um estilo de vida saudável, pode contribuir para a redução dos níveis de estresse e migrânea, e consequentemente, melhorar a performance acadêmica. |
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BEZERRA, Francimar Nipohttp://lattes.cnpq.br/6690115895221528http://lattes.cnpq.br/8636975750865801VALENÇA, Marcelo Moraes2019-06-10T19:46:35Z2019-06-10T19:46:35Z2018-02-19https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30999ark:/64986/0013000002rkfINTRODUÇÃO - Uma pesquisa desenvolvida no Brasil entre estudantes universitários de diferentes cursos da cidade de Ribeirão Preto/SP, estimou que entre os enxaquecosos, o desempenho escolar foi menor do que entre aqueles que sofriam cefaleia do tipo tensional. Questões relacionadas à vida acadêmica são reconhecidas como fatores desencadeadores de níveis elevados de estresse e migrânea, que geram redução no desempenho escolar e alteração da qualidade de vida do discente. OBJETIVOS - Geral: Analisar a associação entre migrânea e estresse na reprovação entre estudantes universitários. Específicos: Descrever as características sócio demográficas e acadêmicas dos estudantes universitários; estimar a prevalência de migrânea entre universitários; avaliar os fatores estressores e a intensidade do estresse entre universitários; correlacionar a ocorrência de migrânea com os fatores estressores; analisar a ocorrência de migrânea e cefaleia não migranosa com a intensidade do estresse; correlacionar a ocorrência de reprovação com a migrânea e a cefaleia não migranosa; analisar a ocorrência de reprovação com a intensidade do estresse; correlacionar a ocorrência de reprovação com os fatores estressores. MÉTODO - Estudo do tipo transversal, desenvolvido no Departamento de Enfermagem da UFPE. A amostra foi composta por 197 discentes com os critérios de inclusão: ser maior de 18 anos de idade, cursando do segundo ao décimo período da graduação, e que regularmente matriculados. O período de coleta foi de março 2015 a agosto de 2017. Os instrumentos de coleta utilizados foram: caracterização da amostra e da cefaleia, Teste do Impacto da Cefaleia e o Instrumento para Avaliação de Stress em Estudantes de Enfermagem. A análise do estresse foi realizada por meio do cruzamento com fatores estressores citados pelos participantes do estudo e avaliação da intensidade do estresse, enquanto que a apreciação da migrânea se deu por meio da ocorrência de migrânea, provável migrânea. A performance acadêmica foi avaliada pela presença ou não de reprovação referida pelos discentes. Pesquisa aprovada pelo parecer número 947615. RESULTADOS – A maioria dos participantes, 95,9%, sofria de dor de cabeça, destes 32,5% tinham migrânea. Os fatores estressores da graduação mais citados foram: carga horária integral, 40,3%; provas e trabalhos, 38,2%; gerenciamento do tempo, 30,9%; sobrecarga de conteúdos e atividades, 30,9%. Verificou-se que em todos os domínios do estresse o maior percentual foi classificado com baixa intensidade do estresse. Com relação aos cruzamentos, observou-se que houve associação significativa entre a ocorrência da reprovação em migranoso de elevado impacto (HIT grave), a associação entre a ocorrência de reprovação e intensidade do estresse foi significativa e houve relação significativa entre a classificação do HIT 6 e a intensidade do estresse. DISCUSSÃO – Sabe-se que alimentação rica em nutrientes, atividade física regular e de lazer, pode contribuir para a redução dos níveis de estresse e migrânea nos indivíduos. Destaca-se também a importância das intervenções realizadas pela direção de Instituições de Ensino e por docentes, a fim de promover a saúde e contribuir para um maior aproveitamento acadêmico. CONSIDERAÇÕES FINAIS - Um estilo de vida saudável, pode contribuir para a redução dos níveis de estresse e migrânea, e consequentemente, melhorar a performance acadêmica.INTRODUCTION - A study carried out in Brazil among university students from different courses in the city of Ribeirão Preto, SP, estimated that among schoolchildren, school performance was lower than among those who suffered tension-type headache. Issues related to academic life are recognized as factors triggering high levels of stress and migraine, which lead to a reduction in school performance and a change in the quality of life of the student. OBJECTIVES - General: To analyze the association between migraine and stress in the reprobation among university students. Specific: Describe the socio-demographic and academic characteristics of university students; to estimate the prevalence of migraine among university students; to evaluate stressors and stress intensity among university students; to correlate the occurrence of migraine with stressors; to analyze the occurrence of migraine and non migraine headache with stress intensity; to correlate the occurrence of disapproval with migraine and non-migraine headache; analyze the occurrence of failure with the intensity of stress; to correlate the occurrence of disapproval with stressors. METHOD - Cross-sectional study, developed at the UFPE Nursing Department. The sample consisted of 197 students with the inclusion criteria: being over 18 years of age, from the second to the tenth graduation period, and regularly enrolled. The collection period was from March 2015 to August 2017. The collection instruments used were: sample and headache characterization, Headache Impact Test and Instrument for Stress Evaluation in Nursing Students. Stress analysis was performed by means of crossing with stressors cited by the study participants and stress intensity evaluation, while the assessment of migraine occurred through the occurrence of migraine, probably migraine. The academic performance was evaluated by the presence or not of disapproval reported by the students. Research approved by Opinion No. 947615. RESULTS - The majority of the participants, 95.9%, suffered from headache, of these 32.5% had migraine. The stress factors of the most cited graduation were: integral hourly load, 40.3%; tests and works, 38.2%; time management, 30.9%; overload of contents and activities, 30.9%. It was verified that in all domains of stress the highest percentage was classified with low intensity of stress. In relation to the crosses, it was observed that there was a significant association between the occurrence of high-impact migraine (HIT) and the association between the occurrence of failure and stress intensity was significant and there was a significant relationship between the HIT 6 classification and the intensity of stress. DISCUSSION - It is known that nutrient-rich diet, regular physical activity and leisure, can contribute to the reduction of stress and migraine levels in individuals. It is also important to emphasize the importance of interventions carried out by the direction of Teaching Institutions and by teachers, in order to promote health and contribute to greater academic achievement. FINAL CONSIDERATIONS - A healthy lifestyle can contribute to reduced levels of stress and migraine, and consequently improve academic performance.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do ComportamentoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstresse PsicológicoTranstornos de enxaquecaBaixo rendimento escolarAssociação da migrânea e estresse na performance acadêmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Francimar Nipo Bezerra.pdf.jpgTESE Francimar Nipo Bezerra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1318https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30999/5/TESE%20Francimar%20Nipo%20Bezerra.pdf.jpga8aacfbf0ac679944c3b17c02eb50364MD55ORIGINALTESE Francimar Nipo Bezerra.pdfTESE Francimar Nipo Bezerra.pdfapplication/pdf2177902https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30999/1/TESE%20Francimar%20Nipo%20Bezerra.pdfef9ab6425a9e12898d49f13ce4e4ee8cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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