Gêneros sociais em livros didáticos de Língua Portuguesa : permanências e transformações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Yanna da Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000014cq3
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34648
Resumo: O uso massivo do livro didático nas práticas educacionais brasileiras o constitui como objeto posicionado no entremeio do cultural, mercadológico e pedagógico, sendo, por tudo isso, geralmente considerado como a voz da autoridade no contexto escolar. Situado em esferas de múltiplos interesses e, sendo influenciado pelas estruturas de poder que permeiam a sociedade, não é um instrumento neutro, portanto é composto por textos que veiculam discursos ideológicos, sobretudo da ordem do hegemônico. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a natureza discursivo-ideológica dos gêneros sociais nos textos veiculados pelos livros didáticos de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental. A fim de alcançar o objetivo pretendido, investigamos textos presentes numa coleção didática aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático 2017, os quais apresentaram discursos normatizadores ou subversivos quanto à representação dos gêneros sociais, usando as categorias de análise: estereótipos sexistas, heteronormatividade e inovação. Esse estudo se vincula à Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001) e às concepções sobre gênero social de SCOTT (1995), LOURO (2003) e BUTLER (2003). Os resultados da análise indicam que, apesar da presença de subversões e problematizações quanto aos discursos hegemônicos do feminino e do masculino, em grande parte dos textos prevalece a presença de estereótipos frente às relações de gênero. Quanto à sexualidade, o apagamento e a negação da homossexualidade é a regra, sendo veiculados predominantemente discursos heteronormativos.
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A fim de alcançar o objetivo pretendido, investigamos textos presentes numa coleção didática aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático 2017, os quais apresentaram discursos normatizadores ou subversivos quanto à representação dos gêneros sociais, usando as categorias de análise: estereótipos sexistas, heteronormatividade e inovação. Esse estudo se vincula à Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001) e às concepções sobre gênero social de SCOTT (1995), LOURO (2003) e BUTLER (2003). Os resultados da análise indicam que, apesar da presença de subversões e problematizações quanto aos discursos hegemônicos do feminino e do masculino, em grande parte dos textos prevalece a presença de estereótipos frente às relações de gênero. Quanto à sexualidade, o apagamento e a negação da homossexualidade é a regra, sendo veiculados predominantemente discursos heteronormativos.CAPESThe massive use of the textbook in Brazilian educational practices constitutes it as an object positioned in the middle of the cultural, market and pedagogical, being, for all this, generally considered as the voice of authority in the school context. Situated in spheres of multiple interests and being influenced by the power structures that permeate society, it is not a neutral instrument, therefore it is composed of texts that convey ideological discourses, especially of the hegemonic order. Thus, the present research aims to analyze the discursive- ideological nature of social genres in the texts conveyed by the Portuguese Language textbooks of the final series of Elementary School. In order to reach the desired goal, we investigated texts present in a didactic collection approved by the National Program of Didactic Book 2017, which presented normative or subversive discourses regarding the representation of social genres, using the categories of analysis: sexist stereotypes, heteronormativity and innovation. This study is linked to the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001) and the conceptions on social gender of SCOTT (1995), LOURO (2003) and BUTLER (2003). The results of the analysis indicate that, despite the presence of subversions and problematizations regarding the hegemonic discourses of the feminine and the masculine, the stereotyping of gender relations prevails in most texts. As for sexuality, the erasure and denial of homosexuality is the rule, with predominantly heteronormative discourses.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGênero socialLivro didáticoLíngua PortuguesaGêneros sociais em livros didáticos de Língua Portuguesa : permanências e transformaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Yanna da Rocha Gonçalves.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Yanna da Rocha Gonçalves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34648/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Yanna%20da%20Rocha%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg72290f18aa69a541e3dac8dd4179905fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Yanna da Rocha Gonçalves.pdfDISSERTAÇÃO Yanna da Rocha Gonçalves.pdfapplication/pdf7799516https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34648/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Yanna%20da%20Rocha%20Gon%c3%a7alves.pdf646123ddae81fb2f5a954bda612001ebMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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