Ensino da leitura e da compreensão leitora : o fazer docente de professores do 3º ano do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40253 |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e de compreensão leitora de um professor da Rede Municipal de Ensino do Recife/PE e de uma professora da Rede Municipal de Olinda/PE, bem como investigar as relações no desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos de seus alunos. Diante do nosso objetivo, discutimos teoricamente os aspectos inerentes ao objeto de estudo em dois grandes eixos: Concepção de língua, de leitura e seu ensino (SOARES, 1998; BAGNO et al. 2002; SOLÉ, 2003; KATO, 2007; ALMEIDA, 2008; DURAN, 2009; KOCK E ELIAS, 2009; FRANCO, 2011 E BARROS, 2019) e o Ensino da leitura e da compreensão leitora (SOLÉ, 1998; SERRA E OLLER, 2003; SOLÉ, 2003; KLEIMAN, 2004; BRÄKLING, 2004; BRANDÃO, 2006; KATO, 2007; MARCUSCHI, 2008; KOCH E ELIAS, 2009; KLEIMAN, 2009; CAFIERO, 2010; GIROTTO E SOUZA, 2010, 2010, MIGUEL et al, 2012 e LOPES E TAPIA, 2016). Para alicerçar a pesquisa, tendo em vista as subjetividades que envolviam o objeto de estudo, adotamos a abordagem qualitativa. Como procedimentos de coleta de dados utilizamos: 02(duas) entrevistas semiestruturadas, realizadas junto aos professores; observações diretas de 10 (dez) aulas desses docentes; e aplicação de 02 (duas) diagnoses, junto aos alunos, com o propósito de comparar os possíveis avanços em suas habilidades de compreensão leitora. Para a análise dos dados produzidos, mobilizamos elementos da técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011). As informações geradas foram agrupadas em 05 (cinco) categorias de análise: 1. Concepções e Práticas no Ensino da Leitura; 2. A Rotina dos Professores; 3. Análises e Práticas dos Professores com Relação ao Ensino da Leitura; 4. Análise dos Professores com Relação à Compreensão Leitora; 4. Resultados das Diagnoses. Os resultados apontaram que os dois professores concebiam o ensino da leitura numa perspectiva de ensino mais aproximada das orientações de autores de base sociointeracionista, como Solé (1998) e Miguel et al (2012). Nas atividades de leitura, foi possível perceber que os mestres buscaram integrar os leitores aos textos, construído sentidos. Para isso, fizeram uso de variados recursos didáticos e diversificando os gêneros textuais. Além disso, empregaram inúmeras estratégias didáticas, dentre as quais sobressaíram-se as modalidades de leitura. Através delas, a professora investigada desenvolveu um trabalho sistemático para o ensino da fluência em leitura. O professor, porém, privilegiou a leitura de textos com forte variação dos gêneros textuais. No mais, os dois docentes, especialmente o professor, empenharam-se no ensino de estratégias de leitura. No entanto, grande parte das leituras que ocorreram em sua turma, foram realizadas por ele próprio, o que limitou os benefícios das estratégias empreendidas para levar os alunos a compreenderem textos, já que foram realizadas a partir da leitura de outra pessoa. Os resultados das diagnoses apontaram para um avanço em leitura e em compreensão leitora superior na turma da mestra, em relação a turma do professor. Concluímos que as práticas de ensino e de compreensão leitora tiveram relação com o desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos dos alunos. Nesse processo, observamos que o investimento no ensino da fluência, promovido pela docente, favoreceu o resultado positivo, enquanto a turma do professor se manteve estável. |
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SILVA, Cynthia Danielli de Araújohttp://lattes.cnpq.br/5873461390109460http://lattes.cnpq.br/7067577040419696PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves2021-06-02T18:33:05Z2021-06-02T18:33:05Z2021-01-20SILVA, Cynthia Danielli de Araújo. Ensino da leitura e da compreensão leitora: o fazer docente de professores do 3º ano do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40253ark:/64986/001300000008vA presente pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e de compreensão leitora de um professor da Rede Municipal de Ensino do Recife/PE e de uma professora da Rede Municipal de Olinda/PE, bem como investigar as relações no desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos de seus alunos. Diante do nosso objetivo, discutimos teoricamente os aspectos inerentes ao objeto de estudo em dois grandes eixos: Concepção de língua, de leitura e seu ensino (SOARES, 1998; BAGNO et al. 2002; SOLÉ, 2003; KATO, 2007; ALMEIDA, 2008; DURAN, 2009; KOCK E ELIAS, 2009; FRANCO, 2011 E BARROS, 2019) e o Ensino da leitura e da compreensão leitora (SOLÉ, 1998; SERRA E OLLER, 2003; SOLÉ, 2003; KLEIMAN, 2004; BRÄKLING, 2004; BRANDÃO, 2006; KATO, 2007; MARCUSCHI, 2008; KOCH E ELIAS, 2009; KLEIMAN, 2009; CAFIERO, 2010; GIROTTO E SOUZA, 2010, 2010, MIGUEL et al, 2012 e LOPES E TAPIA, 2016). Para alicerçar a pesquisa, tendo em vista as subjetividades que envolviam o objeto de estudo, adotamos a abordagem qualitativa. Como procedimentos de coleta de dados utilizamos: 02(duas) entrevistas semiestruturadas, realizadas junto aos professores; observações diretas de 10 (dez) aulas desses docentes; e aplicação de 02 (duas) diagnoses, junto aos alunos, com o propósito de comparar os possíveis avanços em suas habilidades de compreensão leitora. Para a análise dos dados produzidos, mobilizamos elementos da técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011). As informações geradas foram agrupadas em 05 (cinco) categorias de análise: 1. Concepções e Práticas no Ensino da Leitura; 2. A Rotina dos Professores; 3. Análises e Práticas dos Professores com Relação ao Ensino da Leitura; 4. Análise dos Professores com Relação à Compreensão Leitora; 4. Resultados das Diagnoses. Os resultados apontaram que os dois professores concebiam o ensino da leitura numa perspectiva de ensino mais aproximada das orientações de autores de base sociointeracionista, como Solé (1998) e Miguel et al (2012). Nas atividades de leitura, foi possível perceber que os mestres buscaram integrar os leitores aos textos, construído sentidos. Para isso, fizeram uso de variados recursos didáticos e diversificando os gêneros textuais. Além disso, empregaram inúmeras estratégias didáticas, dentre as quais sobressaíram-se as modalidades de leitura. Através delas, a professora investigada desenvolveu um trabalho sistemático para o ensino da fluência em leitura. O professor, porém, privilegiou a leitura de textos com forte variação dos gêneros textuais. No mais, os dois docentes, especialmente o professor, empenharam-se no ensino de estratégias de leitura. No entanto, grande parte das leituras que ocorreram em sua turma, foram realizadas por ele próprio, o que limitou os benefícios das estratégias empreendidas para levar os alunos a compreenderem textos, já que foram realizadas a partir da leitura de outra pessoa. Os resultados das diagnoses apontaram para um avanço em leitura e em compreensão leitora superior na turma da mestra, em relação a turma do professor. Concluímos que as práticas de ensino e de compreensão leitora tiveram relação com o desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos dos alunos. Nesse processo, observamos que o investimento no ensino da fluência, promovido pela docente, favoreceu o resultado positivo, enquanto a turma do professor se manteve estável.This research was carried out with the objective of analyzing the teaching practices of reading and reading comprehension of a teacher from the Municipal Education Network of Recife / PE and a teacher from the Municipal Network of the city of Olinda / PE. In addition, we investigated the relationships in developing students' text comprehension skills. To achieve these purposes, we specifically seek to verify the conceptions of reading and the teaching of reading presented by the teachers participating in the study; identify the reading and reading comprehension teaching strategies adopted by teachers in the classroom and compare the reading comprehension skills presented by students at the beginning and at the end of the observations. To support the research, in view of the subjectivities that involved the object of study, we adopted the qualitative approach. As a data collection procedure, we adopted semi-structured interviews, conducted with teachers; direct observations of 10 (ten) classes of teachers and 02 (two) diagnoses with students, to compare possible advances in reading comprehension skills of students. To analyze the data produced, we adopted Bardin's content analysis. The data generated were grouped into 05 (five) categories of analysis: concepts and practices in the teaching of reading; the teachers' routine; analysis and practices of teachers in relation to teaching reading, analysis of teachers in relation to reading comprehension and, finally, results of diagnoses. The results showed that the two teachers conceived reading as an important axis in the teaching of the Portuguese language, being inserted in the daily didactic planning In the activities in which reading was involved, it was possible to notice that the teachers made use of varied didactic resources and of many readings with diversification of textual genres. In addition, they made use of numerous didactic strategies, among which the reading modalities stood out. Through them, Professor Cristina developed a systematic work for teaching fluency in reading. The teacher, however, privileged the reading of texts in with a strong variation of textual genres. In addition, the two teachers, especially the teacher, engaged in teaching reading strategies. However, considering that a large part of the readings that occurred in his class, were performed by himself, made the strategies undertaken to take students to understand texts, have their limited benefits, since the readings were performed from the someone else's reading. The results of the diagnoses pointed to an advance in reading and superior reading comprehension in the master's class, in relation to the teacher's class. We conclude that the investment in teaching fluency promoted by the teacher has favored this positive result, since the diagnostic tests required an autonomous reading of the students.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLeitura – EnsinoEnsino Fundamental – DocentesHábito de LeituraIniciação à Leitura – Ensino FundamentalUFPE – Pós-graduaçãoEnsino da leitura e da compreensão leitora : o fazer docente de professores do 3º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Cynthia Danielli de Araújo Silva.pdfDISSERTAÇÃO Cynthia Danielli de Araújo Silva.pdfapplication/pdf2775047https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40253/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cynthia%20Danielli%20de%20Ara%c3%bajo%20Silva.pdf34ef1753b9f4e02de6bc0197d08fec6bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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