Memória da Faculdade de Direito do Recife: formação do acervo bibliográfico (1828-1835)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Lígia Santos da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000tgzq
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27814
Resumo: A criação dos Cursos Jurídicos de Olinda e de São Paulo, pela Lei de 11/08/1827, constitui importante capítulo da história cultural e política do Brasil Império. Nas cidades onde foram instalados, promoveram mudanças que extrapolaram o saber jurídico, alcançaram e foram sentidas no universo do livro e da leitura. Em Olinda, quando as aulas se iniciaram em 1828, não havia bibliotecas públicas ou livrarias. Registrada a falta, iniciaram-se as tratativas para a formação de uma Biblioteca, que foi instituída em 07/12/1830. A formação do acervo veio a ocorrer em um momento político efervescente, devido às interferências de caráter sedicioso: Setembrizada, Novembrada e Cabanada, que desestruturaram a economia da região. O objetivo da pesquisa é analisar os princípios e processos que determinaram ou influenciaram a formação do acervo bibliográfico do Curso Jurídico de Olinda no período de 1828 a 1835. A abordagem epistemológica apoiou-se: na Ciência da Informação, para refletir sobre Informação e Memória, na Filologia, para a transcrição de manuscritos e, na História Cultural, para a história da circulação do livro e da memória social. Foram analisados: correspondências, estatutos e regulamentos, e anexado o levantamento bibliográfico do acervo. Constatou-se que: as previsões para as aquisições de obras não se deram por recursos previstos em lei orçamentária, mas por doações individuais, e por estratégias adotadas pelo poder central, da qual participaram a Igreja, a sociedade civil e o governo local.
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O objetivo da pesquisa é analisar os princípios e processos que determinaram ou influenciaram a formação do acervo bibliográfico do Curso Jurídico de Olinda no período de 1828 a 1835. A abordagem epistemológica apoiou-se: na Ciência da Informação, para refletir sobre Informação e Memória, na Filologia, para a transcrição de manuscritos e, na História Cultural, para a história da circulação do livro e da memória social. Foram analisados: correspondências, estatutos e regulamentos, e anexado o levantamento bibliográfico do acervo. Constatou-se que: as previsões para as aquisições de obras não se deram por recursos previstos em lei orçamentária, mas por doações individuais, e por estratégias adotadas pelo poder central, da qual participaram a Igreja, a sociedade civil e o governo local.The Creation of the Olinda and São Paulo’s Law Course, according to the Law of 11/08/1827, constitutes an important chapter of the political and cultural history of the Imperial Brazil. In the cities where they were installed, they promoted changes that exceeded the legal knowledge, reached and were felt in the scopes of the book and Reading. In Olinda, when classes began in 1828, there were no public libraries or libraries at all. After registering the lack of libraries, negotiations took place in order to create one, which was officialized in 07/12/1830. The creation of the collection happened in a time of political heating, provided the interference of an insurgent nature: Setembrizada, Novembrada and Cabanada, which unbalanced the economy of the region. The objective of the research is to analyze the principles and processes that determined or influenced the creating of the bibliographic collection of Olinda’s Law Course in the period of 1828 to 1835. The epistemological approach is based on Information Science to reflect on Information and Memory, on Philology, to the transcription of the manuscripts, the History of Culture, to the history of the circulation of the book and the social memory. The material analyzed was: letters, statutes and regulation; and attached: the bibliographical compilation of data of the collection. It was confirmed that: the predicaments to the acquisition of the books didn’t take place on resources foreseen by budgetary law, but by individual donations, and by strategies adopted by the central power such as the Catholic Church, the civil society and the local government.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da InformacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFaculdade de Direito do RecifeFormação de acervosCiência da InformaçãoMemória socialHistória do livroMemória da Faculdade de Direito do Recife: formação do acervo bibliográfico (1828-1835)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Ligia Santos da Silva Rodrigues.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ligia Santos da Silva Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27814/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ligia%20Santos%20da%20Silva%20Rodrigues.pdf.jpg91511bd99bc7706ce6cbcbdcb6ccc286MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Ligia Santos da Silva Rodrigues.pdfDISSERTAÇÃO Ligia Santos da Silva Rodrigues.pdfapplication/pdf3617815https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27814/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ligia%20Santos%20da%20Silva%20Rodrigues.pdfc159b4d2bf66f0433b79029aa7c00930MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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