Prevenção do bullying no contexto escolar: construção, implementação e avaliação de um programa de intervenção mediado pelos círculos de cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRANDÃO NETO, Waldemar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34060
Resumo: O bullying é considerado uma das manifestações da violência escolar mais discutidas nos últimos anos. Modelos de intervenção vem sendo desenvolvidos com o intuito de fomentar políticas antibullying e ações que contribuem para ressignificar o ambiente escolar enquanto local seguro e agradável. O objetivo geral deste estudo foi implementar e avaliar um programa de intervenção antibullying em uma comunidade escolar. Com um desenho de pesquisa de métodos mistos, foi estruturado o Programa Antibullying de Educação em Saúde, PATES. A abordagem quantitativa foi utilizada para dimensionar a ocorrência do bullying e sua associação com os constructos de apoio social e senso de comunidade escolar, no momento pré e pós programa. A abordagem qualitativa, que subsidiou o desenvolvimento do PATES, foi embasada por uma estratégia de educação e saúde guiada pelo referencial teórico e metodológico freireano em diálogo com o modelo da community-based participatory research. Os procedimentos de análise dos dados incluíram: análise estatística descritiva, inferencial e comparativa, bem como a filmagem, a fotografia e a observação com registro em diário de campo. Para estabelecer uma compreensão mais ampla dos processos interativos do contexto social para a exacerbação das práticas de bullying e a percepção dos atores diante do fenômeno, foi empregada a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. O impacto do programa de intervenção foi analisado pelas seguintes variáveis: frequências de vítimas, agressores e vítimas-agressoras, apoio social percebido e senso de comunidade. Participaram da fase quantitativa 294 adolescentes do ensino fundamental II, com idades entre 10 e 19 anos. Foram realizados dois Círculos de Cultura com 30 professores e quatro para a formação de 12 adolescentes protagonistas. A abordagem educativa desencadeou um processo de conscientização e o protagonismo dos participantes para a elaboração e implementação do PATES, rompendo com a naturalização da violência entre os pares e vislumbrando possibilidades de intervenção e transformação no ambiente escolar, mediante a apresentação de propostas arrojadas que modificam a lógica das relações e dos processos educativos na escola, ao deliberarem ações intersetoriais e colaborativas no enfrentamento e prevenção do bullying. A curto prazo, o PATES foi capaz de modificar o percentual de estudantes incluídos na categoria vítimas e/ou vítimas-agressoras (p=0,001). Houveram decréscimos dos tipos de bullying verbal (pôr apelidos e nomes pejorativos) (p=0,031), verbal (ofensas pela cor/raça) (p=0,013) e psicológico (amedrontar e pôr medo) (p=0,019). No momento pós programa, evidenciou-se melhora dos escores referentes ao apoio social tanto geral (p=0,001), como por fatores: apoio da família (p=0,001), amigos (p=0,031), professores (p=0,001) e outros (p=0,001). Já em relação ao senso de comunidade houve pequeno aumento dos escores, tanto geral quanto por fatores, após a intervenção, porém, não significante. Os dados encontrados corroboraram a hipótese de que uma intervenção, envolvendo toda a comunidade escolar, assegurando o protagonismo dos adolescentes e dos professores nas ações antibullying e com a parceria da rede local de saúde, favoreceu a minimização do comportamento agressivo e da vitimização entre os escolares.
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spelling BRANDÃO NETO, Waldemarhttp://lattes.cnpq.br/6983062600421377http://lattes.cnpq.br/8814068290329233MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles2019-10-01T19:42:34Z2019-10-01T19:42:34Z2018-08-13https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34060O bullying é considerado uma das manifestações da violência escolar mais discutidas nos últimos anos. Modelos de intervenção vem sendo desenvolvidos com o intuito de fomentar políticas antibullying e ações que contribuem para ressignificar o ambiente escolar enquanto local seguro e agradável. O objetivo geral deste estudo foi implementar e avaliar um programa de intervenção antibullying em uma comunidade escolar. Com um desenho de pesquisa de métodos mistos, foi estruturado o Programa Antibullying de Educação em Saúde, PATES. A abordagem quantitativa foi utilizada para dimensionar a ocorrência do bullying e sua associação com os constructos de apoio social e senso de comunidade escolar, no momento pré e pós programa. A abordagem qualitativa, que subsidiou o desenvolvimento do PATES, foi embasada por uma estratégia de educação e saúde guiada pelo referencial teórico e metodológico freireano em diálogo com o modelo da community-based participatory research. Os procedimentos de análise dos dados incluíram: análise estatística descritiva, inferencial e comparativa, bem como a filmagem, a fotografia e a observação com registro em diário de campo. Para estabelecer uma compreensão mais ampla dos processos interativos do contexto social para a exacerbação das práticas de bullying e a percepção dos atores diante do fenômeno, foi empregada a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. O impacto do programa de intervenção foi analisado pelas seguintes variáveis: frequências de vítimas, agressores e vítimas-agressoras, apoio social percebido e senso de comunidade. Participaram da fase quantitativa 294 adolescentes do ensino fundamental II, com idades entre 10 e 19 anos. Foram realizados dois Círculos de Cultura com 30 professores e quatro para a formação de 12 adolescentes protagonistas. A abordagem educativa desencadeou um processo de conscientização e o protagonismo dos participantes para a elaboração e implementação do PATES, rompendo com a naturalização da violência entre os pares e vislumbrando possibilidades de intervenção e transformação no ambiente escolar, mediante a apresentação de propostas arrojadas que modificam a lógica das relações e dos processos educativos na escola, ao deliberarem ações intersetoriais e colaborativas no enfrentamento e prevenção do bullying. A curto prazo, o PATES foi capaz de modificar o percentual de estudantes incluídos na categoria vítimas e/ou vítimas-agressoras (p=0,001). Houveram decréscimos dos tipos de bullying verbal (pôr apelidos e nomes pejorativos) (p=0,031), verbal (ofensas pela cor/raça) (p=0,013) e psicológico (amedrontar e pôr medo) (p=0,019). No momento pós programa, evidenciou-se melhora dos escores referentes ao apoio social tanto geral (p=0,001), como por fatores: apoio da família (p=0,001), amigos (p=0,031), professores (p=0,001) e outros (p=0,001). Já em relação ao senso de comunidade houve pequeno aumento dos escores, tanto geral quanto por fatores, após a intervenção, porém, não significante. Os dados encontrados corroboraram a hipótese de que uma intervenção, envolvendo toda a comunidade escolar, assegurando o protagonismo dos adolescentes e dos professores nas ações antibullying e com a parceria da rede local de saúde, favoreceu a minimização do comportamento agressivo e da vitimização entre os escolares.CAPESBullying is considered one of the most discussed manifestations of school violence in the past years. Intervention models have been developed in order to foster anti-bullying policies and actions that contribute to resignify the school environment as a safe and friendly place. The aim of this study was to implement and assess an anti-bullying program in a school community. With a mixed methods research design, the Anti-bullying Health Education Program, PATES, was structured. The quantitative approach was used to measure bullying occurrence and its association with the social support constructs and sense of school community, before and after the implementation of the program. The qualitative approach that supported the development of the PATES program was based on an education and health strategy guided by Paulo Freire’s methodological and theoretical framework in association with the community-based participatory research model. The data analysis procedures included: comparative, inferential and descriptive statistical analysis, as well as video recording, photography, and observation followed by entries on a field journal. In order to establish broader comprehension of the social context interactive processes for the exacerbation of acts of bullying and the actors’ perceptions about the phenomenon, Urie Bronfenbrenner’s Bioecological Model of Human Development was adopted. The impact of the intervention program was analyzed by the following variables: occurrence of victims, bullies, and victim-bullies, perceived social support, and sense of community. 294 adolescents in middle school aged between 10 and 19 years participated in the quantitative stage. Two culture circles were performed with 30 teachers and four were done to form 12 teenage protagonists. The educational approach unleashed a process of awareness and protagonism among the participants for the elaboration and implementation of the PATES, which was able to quit the naturalization of violence among the pairs and glimpse intervention and transformation possibilities in the school setting, through the introduction of daring purposes that modify the logic of relations and educational processes in school by deliberating intersectoral and collaborative actions for overcoming and preventing bullying. Within a short term, PATES was able to modify the percentage of students included in the victim and/or victim-bully category (p=0.001). There were decreases in verbal bullying (calling names and insulting) (p=0.031), verbal bullying (insults for skin color/race) (p=0.013) and psychological bullying (scaring and threatening the victim) (p=0.019). For the post-program moment, social support scores showed improvement, generally (p=0.001) and by factors: family support (p=0.001), friend support (p=0.031), teacher support (p=0.001), and others (p=0.001). Regarding sense of community, there was a slight increase in the scores, generally and by factors, after the intervention, although not significant. The found data corroborated the hypothesis that an intervention involving the whole school community, ensuring the adolescents and teachers’ protagonism in the anti-bullying actions, with the help of local health network has favored the mitigation of aggressive behaviors and victimization among the scholars.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessViolênciaBullyingSaúde do adolescenteEducação em saúdePesquisa participativa baseada na comunidadePrevenção do bullying no contexto escolar: construção, implementação e avaliação de um programa de intervenção mediado pelos círculos de culturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Waldemar Brandão Neto.pdf.jpgTESE Waldemar Brandão Neto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34060/5/TESE%20Waldemar%20Brand%c3%a3o%20Neto.pdf.jpgc41557ef211c5f7490f11592c1a72ac9MD55ORIGINALTESE Waldemar Brandão Neto.pdfTESE Waldemar Brandão Neto.pdfapplication/pdf2960539https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34060/1/TESE%20Waldemar%20Brand%c3%a3o%20Neto.pdf84cc38269739f855243414ab324c32cbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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