“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Naymme Tatyane Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52511
Resumo: A presente pesquisa busca analisar sociologicamente o experimentalismo do trabalho conceitual do artista pernambucano Paulo Bruscky e as relações sociais dele resultantes, que constituíram a base de uma nova forma artística fundamentada em novas preocupações estéticas e inquietações sociais contemporâneas. Interessa-nos com esse estudo aliar às críticas social e política, o questionamento da natureza do objeto artístico, a exploração de materiais e objetos inusitados, além da subversão do suporte. A investigação centra-se na aproximação entre arte e sociedade, desviando o olhar para um novo questionamento do social que encontra, na sociologia da arte, seu método de análise, já que as preocupações dessa disciplina envolvem os artistas, as obras de arte, o público e as suas inter-relações. Para alcançar tal objetivo, apoiamo-nos nas pesquisas de Nathalie Heinich sobre Sociologia Pragmática. Nelas, a ideia de autonomia artística está centrada nas relações entre contexto histórico e condições sociais de regulamento para as normas do meio artístico funcionarem.
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A investigação centra-se na aproximação entre arte e sociedade, desviando o olhar para um novo questionamento do social que encontra, na sociologia da arte, seu método de análise, já que as preocupações dessa disciplina envolvem os artistas, as obras de arte, o público e as suas inter-relações. Para alcançar tal objetivo, apoiamo-nos nas pesquisas de Nathalie Heinich sobre Sociologia Pragmática. Nelas, a ideia de autonomia artística está centrada nas relações entre contexto histórico e condições sociais de regulamento para as normas do meio artístico funcionarem.CAPESThe aim of this research is to provide a sociological analysis of experimentalism found on the the conceptual work of Paulo Bruscky, an artist from Pernambuco, Brazil, and the resulting social relations which formed the basis of a new artistic form based on novel aesthetic concerns and contemporary social anxieties. Our interest in this study is to combine social and political criticism with the questioning of the nature of the artistic object, the exploration of unusual materials and objects, and the subversion of the medium. The investigation focuses on the approximation between art and society, shifting the perspective to a new social inquiry that finds, in the sociology of art, its method of analysis, as this discipline's concerns encompass artists, artworks, the public, and their interrelations. To achieve this goal, we rely on Nathalie Heinich's research on Pragmatic Sociology. In them, the idea of artistic autonomy is centered on the relationships between historical context and social conditions of regulation for the norms of the artistic medium to function.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologia da arteBruscky, Paulo, 1949-Sociologia pragmáticaRelações sociais“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Brusckyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Naymme Tatyane Almeida Moraes.pdfTESE Naymme Tatyane Almeida Moraes.pdfapplication/pdf4892829https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/1/TESE%20Naymme%20Tatyane%20Almeida%20Moraes.pdfba011bdab1cbc96d6e908dd446cd9cfcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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