“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000082t |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52511 |
Resumo: | A presente pesquisa busca analisar sociologicamente o experimentalismo do trabalho conceitual do artista pernambucano Paulo Bruscky e as relações sociais dele resultantes, que constituíram a base de uma nova forma artística fundamentada em novas preocupações estéticas e inquietações sociais contemporâneas. Interessa-nos com esse estudo aliar às críticas social e política, o questionamento da natureza do objeto artístico, a exploração de materiais e objetos inusitados, além da subversão do suporte. A investigação centra-se na aproximação entre arte e sociedade, desviando o olhar para um novo questionamento do social que encontra, na sociologia da arte, seu método de análise, já que as preocupações dessa disciplina envolvem os artistas, as obras de arte, o público e as suas inter-relações. Para alcançar tal objetivo, apoiamo-nos nas pesquisas de Nathalie Heinich sobre Sociologia Pragmática. Nelas, a ideia de autonomia artística está centrada nas relações entre contexto histórico e condições sociais de regulamento para as normas do meio artístico funcionarem. |
id |
UFPE_f9b3403a5a00cd0664df46e0c2361778 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/52511 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MORAES, Naymme Tatyane Almeidahttp://lattes.cnpq.br/6709918467161188http://lattes.cnpq.br/2240014218572495SOARES, Paulo Marcondes Ferreira2023-09-29T11:55:55Z2023-09-29T11:55:55Z2023-08-01MORAES, Naymme Tatyane Almeida. “Hoje, a arte é este acontecimento”: conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52511ark:/64986/001300000082tA presente pesquisa busca analisar sociologicamente o experimentalismo do trabalho conceitual do artista pernambucano Paulo Bruscky e as relações sociais dele resultantes, que constituíram a base de uma nova forma artística fundamentada em novas preocupações estéticas e inquietações sociais contemporâneas. Interessa-nos com esse estudo aliar às críticas social e política, o questionamento da natureza do objeto artístico, a exploração de materiais e objetos inusitados, além da subversão do suporte. A investigação centra-se na aproximação entre arte e sociedade, desviando o olhar para um novo questionamento do social que encontra, na sociologia da arte, seu método de análise, já que as preocupações dessa disciplina envolvem os artistas, as obras de arte, o público e as suas inter-relações. Para alcançar tal objetivo, apoiamo-nos nas pesquisas de Nathalie Heinich sobre Sociologia Pragmática. Nelas, a ideia de autonomia artística está centrada nas relações entre contexto histórico e condições sociais de regulamento para as normas do meio artístico funcionarem.CAPESThe aim of this research is to provide a sociological analysis of experimentalism found on the the conceptual work of Paulo Bruscky, an artist from Pernambuco, Brazil, and the resulting social relations which formed the basis of a new artistic form based on novel aesthetic concerns and contemporary social anxieties. Our interest in this study is to combine social and political criticism with the questioning of the nature of the artistic object, the exploration of unusual materials and objects, and the subversion of the medium. The investigation focuses on the approximation between art and society, shifting the perspective to a new social inquiry that finds, in the sociology of art, its method of analysis, as this discipline's concerns encompass artists, artworks, the public, and their interrelations. To achieve this goal, we rely on Nathalie Heinich's research on Pragmatic Sociology. In them, the idea of artistic autonomy is centered on the relationships between historical context and social conditions of regulation for the norms of the artistic medium to function.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologia da arteBruscky, Paulo, 1949-Sociologia pragmáticaRelações sociais“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Brusckyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Naymme Tatyane Almeida Moraes.pdfTESE Naymme Tatyane Almeida Moraes.pdfapplication/pdf4892829https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/1/TESE%20Naymme%20Tatyane%20Almeida%20Moraes.pdfba011bdab1cbc96d6e908dd446cd9cfcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTTESE Naymme Tatyane Almeida Moraes.pdf.txtTESE Naymme Tatyane Almeida Moraes.pdf.txtExtracted texttext/plain412060https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/4/TESE%20Naymme%20Tatyane%20Almeida%20Moraes.pdf.txtd57182ccf27aafdc4246f74a730184ecMD54THUMBNAILTESE Naymme Tatyane Almeida Moraes.pdf.jpgTESE Naymme Tatyane Almeida Moraes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/5/TESE%20Naymme%20Tatyane%20Almeida%20Moraes.pdf.jpg6e491996666f5c6ee4dcbd75fc94dc6cMD55123456789/525112023-09-30 02:32:33.328oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-09-30T05:32:33Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky |
title |
“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky |
spellingShingle |
“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky MORAES, Naymme Tatyane Almeida Sociologia da arte Bruscky, Paulo, 1949- Sociologia pragmática Relações sociais |
title_short |
“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky |
title_full |
“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky |
title_fullStr |
“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky |
title_full_unstemmed |
“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky |
title_sort |
“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky |
author |
MORAES, Naymme Tatyane Almeida |
author_facet |
MORAES, Naymme Tatyane Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6709918467161188 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2240014218572495 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, Naymme Tatyane Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOARES, Paulo Marcondes Ferreira |
contributor_str_mv |
SOARES, Paulo Marcondes Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da arte Bruscky, Paulo, 1949- Sociologia pragmática Relações sociais |
topic |
Sociologia da arte Bruscky, Paulo, 1949- Sociologia pragmática Relações sociais |
description |
A presente pesquisa busca analisar sociologicamente o experimentalismo do trabalho conceitual do artista pernambucano Paulo Bruscky e as relações sociais dele resultantes, que constituíram a base de uma nova forma artística fundamentada em novas preocupações estéticas e inquietações sociais contemporâneas. Interessa-nos com esse estudo aliar às críticas social e política, o questionamento da natureza do objeto artístico, a exploração de materiais e objetos inusitados, além da subversão do suporte. A investigação centra-se na aproximação entre arte e sociedade, desviando o olhar para um novo questionamento do social que encontra, na sociologia da arte, seu método de análise, já que as preocupações dessa disciplina envolvem os artistas, as obras de arte, o público e as suas inter-relações. Para alcançar tal objetivo, apoiamo-nos nas pesquisas de Nathalie Heinich sobre Sociologia Pragmática. Nelas, a ideia de autonomia artística está centrada nas relações entre contexto histórico e condições sociais de regulamento para as normas do meio artístico funcionarem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-29T11:55:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-29T11:55:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORAES, Naymme Tatyane Almeida. “Hoje, a arte é este acontecimento”: conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52511 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000082t |
identifier_str_mv |
MORAES, Naymme Tatyane Almeida. “Hoje, a arte é este acontecimento”: conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. ark:/64986/001300000082t |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/1/TESE%20Naymme%20Tatyane%20Almeida%20Moraes.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/4/TESE%20Naymme%20Tatyane%20Almeida%20Moraes.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52511/5/TESE%20Naymme%20Tatyane%20Almeida%20Moraes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba011bdab1cbc96d6e908dd446cd9cfc e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 d57182ccf27aafdc4246f74a730184ec 6e491996666f5c6ee4dcbd75fc94dc6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172677859540992 |