O uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Rogério Barreto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31380
Resumo: O presente estudo trata-se de uma dissertação com o tema ”O uso de jogos digitais educativos no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença.” e objetiva identificar a necessidade em promover a aprendizagem, construindo o conhecimento de forma contextualizada, ou seja, estar inserido nas vivências do educando que a cada dia está intimamente entrelaçado às tecnologias, e que se agregadas às metodologias educacionais podem fomentar e despertar o interesse dos alunos, e com isso aperfeiçoar suas habilidades e saberes. Diante desse novo perfil de alunos, diversos autores (HECKLER, 2004; DURÃES, 2012) aprovam o uso de tecnologias digitais como ferramentas facilitadoras do aprendizado, despertando a vontade de aprender nesses indivíduos. E levando-se em conta que o processo de aprendizagem pode ocorrer de várias formas, e essas implicam diretamente nos diferentes processos de ensino-aprendizagem. Segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner (1985), os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes que com elas se combinam e se organizam, utilizando essas capacidades intelectuais para promover o conhecimento e elaboração de soluções de problemas. Assim, numa perspectiva interdisciplinar, este estudo promove o fomento ao desenvolvimento de jogos digitais educativos para serem utilizados como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem no Institutos Federais Baiano, campus Valença, e pensando na escalabilidade para toda a Rede Federal de Ensino.
id UFPE_f9e61ab7a83e1cc8470ae0f22f01daed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/31380
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MARTINS, Rogério Barretohttp://lattes.cnpq.br/4482602351321438http://lattes.cnpq.br/6045470959652684CABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio2019-07-08T19:19:09Z2019-07-08T19:19:09Z2017-07-13https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31380O presente estudo trata-se de uma dissertação com o tema ”O uso de jogos digitais educativos no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença.” e objetiva identificar a necessidade em promover a aprendizagem, construindo o conhecimento de forma contextualizada, ou seja, estar inserido nas vivências do educando que a cada dia está intimamente entrelaçado às tecnologias, e que se agregadas às metodologias educacionais podem fomentar e despertar o interesse dos alunos, e com isso aperfeiçoar suas habilidades e saberes. Diante desse novo perfil de alunos, diversos autores (HECKLER, 2004; DURÃES, 2012) aprovam o uso de tecnologias digitais como ferramentas facilitadoras do aprendizado, despertando a vontade de aprender nesses indivíduos. E levando-se em conta que o processo de aprendizagem pode ocorrer de várias formas, e essas implicam diretamente nos diferentes processos de ensino-aprendizagem. Segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner (1985), os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes que com elas se combinam e se organizam, utilizando essas capacidades intelectuais para promover o conhecimento e elaboração de soluções de problemas. Assim, numa perspectiva interdisciplinar, este estudo promove o fomento ao desenvolvimento de jogos digitais educativos para serem utilizados como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem no Institutos Federais Baiano, campus Valença, e pensando na escalabilidade para toda a Rede Federal de Ensino.The present study is a dissertation with the theme "The use of digital educational games in the Federal Institute of Baiano: an experience in the Valença campus" and aims to identify the need to promote learning, constructing knowledge in a contextualized way, that is , be inserted in the experiences of the learner that every day is closely intertwined with the technologies, and that if added to the educational methodologies can foster and arouse the interest of the students, and with that improve their skills and knowledge. Given this new profile of students, several authors (HECKLER, 2004; DURES, 2012) approve the use of digital technologies as tools to facilitate learning, arousing the desire to learn in these individuals. And taking into account that the learning process can occur in several ways, and these directly involve the different teaching-learning processes. According to Gardner's (1985) multiple intelligences theory, humans have varying degrees of each of the different intelligences and manners that combine and organize with them, using these intellectual capacities to promote knowledge and problem-solving . Thus, in an interdisciplinary perspective, this study promotes the development of digital educational games to be used as a support tool in the teaching-learning process at the Federal Institutes Baiano, Valença campus, and considering the scalability of the entire Federal Education Network.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de softwareJogos digitais educativosO uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valençainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Rogerio Martins.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rogerio Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31380/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rogerio%20Martins.pdf.jpga58577454f1051f3298d3ade6cef738cMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Rogerio Martins.pdfDISSERTAÇÃO Rogerio Martins.pdfapplication/pdf3965113https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31380/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rogerio%20Martins.pdf0bd1af921a0dde8ddcb92607704654deMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31380/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31380/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Rogerio Martins.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rogerio Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain163169https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31380/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rogerio%20Martins.pdf.txt50483f24504d559460621245d136cc7fMD54123456789/313802019-10-26 03:04:07.009oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T06:04:07Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença
title O uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença
spellingShingle O uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença
MARTINS, Rogério Barreto
Engenharia de software
Jogos digitais educativos
title_short O uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença
title_full O uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença
title_fullStr O uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença
title_full_unstemmed O uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença
title_sort O uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença
author MARTINS, Rogério Barreto
author_facet MARTINS, Rogério Barreto
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4482602351321438
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6045470959652684
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Rogério Barreto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio
contributor_str_mv CABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de software
Jogos digitais educativos
topic Engenharia de software
Jogos digitais educativos
description O presente estudo trata-se de uma dissertação com o tema ”O uso de jogos digitais educativos no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença.” e objetiva identificar a necessidade em promover a aprendizagem, construindo o conhecimento de forma contextualizada, ou seja, estar inserido nas vivências do educando que a cada dia está intimamente entrelaçado às tecnologias, e que se agregadas às metodologias educacionais podem fomentar e despertar o interesse dos alunos, e com isso aperfeiçoar suas habilidades e saberes. Diante desse novo perfil de alunos, diversos autores (HECKLER, 2004; DURÃES, 2012) aprovam o uso de tecnologias digitais como ferramentas facilitadoras do aprendizado, despertando a vontade de aprender nesses indivíduos. E levando-se em conta que o processo de aprendizagem pode ocorrer de várias formas, e essas implicam diretamente nos diferentes processos de ensino-aprendizagem. Segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner (1985), os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes que com elas se combinam e se organizam, utilizando essas capacidades intelectuais para promover o conhecimento e elaboração de soluções de problemas. Assim, numa perspectiva interdisciplinar, este estudo promove o fomento ao desenvolvimento de jogos digitais educativos para serem utilizados como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem no Institutos Federais Baiano, campus Valença, e pensando na escalabilidade para toda a Rede Federal de Ensino.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-08T19:19:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-08T19:19:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31380
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31380/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rogerio%20Martins.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31380/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rogerio%20Martins.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31380/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31380/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31380/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rogerio%20Martins.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a58577454f1051f3298d3ade6cef738c
0bd1af921a0dde8ddcb92607704654de
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
50483f24504d559460621245d136cc7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310757851856896