Recursos de ironia em interações digitais: um estudo do gênero compartilhamento de notícias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Girllaynne Gleyka Bezerra dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26604
Resumo: Embora as investigações sobre a ironia sejam amplas, incluindo áreas como a Filosofia, a Oratória, a Teoria Literária e a Linguística, o estudo do fenômeno irônico ainda se apresenta de forma tímida dentro da Linguística. Essas investigações, influenciadas em certa medida pela tradição oratória, não contemplam geralmente a dimensão interacional da linguagem, sendo ainda mais diminuta a investigação sobre o fenômeno irônico em interações digitais. A presente pesquisa, portanto, objetiva esclarecer como o fenômeno irônico se constrói linguisticamente em ambientes digitais, partindo da observação e análise de interações compartilhamento de notícias, presentes no site de rede social Facebook. O corpus foi constituído através dos compartilhamentos de notícias realizados a partir das publicações da rede social Folha de São Paulo, no site Facebook, nos dias dos debates presidenciais do primeiro turno das eleições de 2014. Buscamos, portanto, investigar nos compartilhamentos de notícias quais os recursos de expressão de ironia têm sido utilizados pelos interactantes e quais são as relações de retextualização desses recursos com aqueles já registrados na literatura sobre o fenômeno irônico, uma vez que as condições de materialização linguística são de natureza híbrida. Observamos também como os aspectos interacionais disponíveis no ambiente digital contribuem para os processos de compreensão da ironia, desfazendo a ambiguidade de que a ironia é constituída e fazendo a ironia efetivamente acontecer. A reflexão teórica e as análises aqui desenvolvidas se fundamentaram primordialmente na teoria de ironia como um acontecimento discursivo, proposta por Hutcheon (2000), e na concepção da ironia como uma estratégia discursiva, desenvolvida por Brait (2008), articulando ainda teorizações complementares sobre aspectos interacionais. A partir das análises, observamos a ocorrência de expressões de ironia em ambiente digital, sendo tais ocorrências geralmente marcadas por pistas de contextualização de intento irônico. Verificamos, nessas pistas, o processo de retextualização de alguns sinais de ironia das interações de fala para a interação híbrida do ambiente digital, bem como a ocorrência de estruturações de ironia presentes em interações mais monitoradas, como textos literários e jornalísticos. Constatamos também a existência de recursos de sinalização de ironia característicos das interações digitais e associamos essas ocorrências às peculiaridades das interações digitais em relação à presunção de conhecimento partilhado e contexto discursivo. Em função dessas peculiaridades, analisamos também como ocorre o processo de identificação de intento irônico e que aspectos interacionais atuam na compreensão da ironia em ambientes digitais.
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O corpus foi constituído através dos compartilhamentos de notícias realizados a partir das publicações da rede social Folha de São Paulo, no site Facebook, nos dias dos debates presidenciais do primeiro turno das eleições de 2014. Buscamos, portanto, investigar nos compartilhamentos de notícias quais os recursos de expressão de ironia têm sido utilizados pelos interactantes e quais são as relações de retextualização desses recursos com aqueles já registrados na literatura sobre o fenômeno irônico, uma vez que as condições de materialização linguística são de natureza híbrida. Observamos também como os aspectos interacionais disponíveis no ambiente digital contribuem para os processos de compreensão da ironia, desfazendo a ambiguidade de que a ironia é constituída e fazendo a ironia efetivamente acontecer. 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Este trabajo de investigación, por lo tanto, busca aclarar como el fenómeno irónico se constituye lingüísticamente en el espacio digital, partiendo desde la observación y análisis de interacciones de “compartilhamento de notícias”, presentes en el sitio de la red social Facebook. El corpus fue constituido a través de “compartilhamento de noticias” realizados a partir de las publicaciones de la red social Folha de São Paulo, en el sitio Facebook, en las fechas de los debates presidenciales del primero turno de las elecciones de 2014. Buscamos, por lo tanto, investigar en los “compartilhamentos de noticias” cuales recursos de expresión de ironía hayan sido utilizados por los interactuantes y cuáles son las relaciones de retextualización de eses recursos con aquellos ya registrados en la literatura sobre el fenómeno irónico, de modo que las condiciones de materialización lingüística son de naturaleza híbrida. Observamos también como los aspectos interacciónales disponibles en el espacio digital contribuyen para los procesos de comprensión de la ironía, deshaciendo la ambigüedad de que la ironía es constituida y haciendo con que ocurra la ironía efectivamente. La reflexión teórica y las análisis aquí desarrolladas se fundamentaron sobretodo en la teoría de la ironía como un acontecimiento discursivo, propuesta por Hutcheon (2000), y en la concepción de ironía como una estrategia discursiva, desplegada por Brait (2008), articulando teorizaciones complementares sobre aspectos interacionales. A partir de los análisis, observamos los usos de expresiones de ironía en ambiente digital, siendo tales acontecimientos dotados de huellas de contextualización de intento irónico. Averiguamos, en estas huellas, el proceso de retextualización de algunas señales de ironía en las interacciones del habla para la interacción híbrida del espacio digital, además percibimos los sucesos de las estructuraciones de ironía presentes en interacciones más monitoreadas, como textos literarios y periodísticos. Comprobamos también la existencia de recursos de señalización de ironía característicos de las interacciones digitales y asociamos eses sucesos a las peculiaridades de las interacciones digitales en relación a la presunción de conocimiento compartido y contexto discursivo. En función de esas peculiaridades, analizamos también como ocurre el proceso de identificación de intento irónico y que aspectos interacciónales actúan en la comprensión de la ironía en ambientes digitales.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIroniaInteração digitalCompartilhamento de notíciasFacebookRecursos de ironia em interações digitais: um estudo do gênero compartilhamento de notíciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Girllaynne Gleyka Bezerra dos Santos Marques.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Girllaynne Gleyka Bezerra dos Santos Marques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26604/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Girllaynne%20Gleyka%20Bezerra%20dos%20Santos%20Marques.pdf.jpge293aa9394e2c29dacbbfa8cb4d61384MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Girllaynne Gleyka Bezerra dos Santos Marques.pdfDISSERTAÇÃO Girllaynne Gleyka Bezerra dos Santos Marques.pdfapplication/pdf3740094https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26604/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Girllaynne%20Gleyka%20Bezerra%20dos%20Santos%20Marques.pdf8fcf07818e4cf22f9480e243e54f95bcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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