Corpo na prática artística : espaço urbano e aparecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Renata Braga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42868
Resumo: As práticas artísticas no espaço urbano promovem condições para o agir corpóreo que resultam na configuração de espaços de aparecimento, os quais são constituídos a partir da arquitetura e da ação entre corpos. A abordagem sobre esse agir corpóreo através das práticas artísticas diz respeito à performatividade do corpo, ou seja, ao corpo em ação no espaço público. Inseridos em contextos de precariedade e invisibilidade, os corpos em ação podem representar um ato de reivindicação e possibilidade de agir coletivamente contra a condição de invisibilidade, e a favor do direito de aparecer em determinado espaço. A performatividade aponta para a necessidade de refletir sobre a questão do corpo em relação às estruturas físicas e sociais presentes ou ausentes na cidade, pois o corpo depende de apoios e organizações para se articular e percorrer o espaço urbano. Para reconhecer as formas de apoio e organização, é importante considerar a ação das pessoas nos lugares físicos como agentes na criação dos espaços de aparecimento na cidade. Assim, neste trabalho, propõe-se a discussão acerca das possibilidades de ação no espaço público a partir das práticas artísticas, evidenciando as categorias de corpo performativo e espaço de aparecimento. Essa discussão é despontada com base no estudo de caso da prática artística ''O Levante'' e sua obra complementar ''O que sobrou da Corrida de Carroças no Recife'', de Jonathas de Andrade (2012-2014). A pesquisa emprega a metodologia de pesquisa qualitativa, de caráter experimental, com análises por meio de registros fotográficos e textuais, vídeo da ação artística, entrevistas sobre o artista e os participantes da ação. A interpretação do material coletado seguiu com base central nos preceitos da filósofa Judith Butler (2018). Concluiu-se, até então, que a caracterização do espaço de aparecimento relaciona- se à compreensão de como a prática artística escolhida se origina, a identificação dos corpos participantes da ação e ao reconhecimento dos dispositivos normatizadores ou condicionantes desses corpos no contexto urbano.
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Inseridos em contextos de precariedade e invisibilidade, os corpos em ação podem representar um ato de reivindicação e possibilidade de agir coletivamente contra a condição de invisibilidade, e a favor do direito de aparecer em determinado espaço. A performatividade aponta para a necessidade de refletir sobre a questão do corpo em relação às estruturas físicas e sociais presentes ou ausentes na cidade, pois o corpo depende de apoios e organizações para se articular e percorrer o espaço urbano. Para reconhecer as formas de apoio e organização, é importante considerar a ação das pessoas nos lugares físicos como agentes na criação dos espaços de aparecimento na cidade. Assim, neste trabalho, propõe-se a discussão acerca das possibilidades de ação no espaço público a partir das práticas artísticas, evidenciando as categorias de corpo performativo e espaço de aparecimento. Essa discussão é despontada com base no estudo de caso da prática artística ''O Levante'' e sua obra complementar ''O que sobrou da Corrida de Carroças no Recife'', de Jonathas de Andrade (2012-2014). A pesquisa emprega a metodologia de pesquisa qualitativa, de caráter experimental, com análises por meio de registros fotográficos e textuais, vídeo da ação artística, entrevistas sobre o artista e os participantes da ação. A interpretação do material coletado seguiu com base central nos preceitos da filósofa Judith Butler (2018). Concluiu-se, até então, que a caracterização do espaço de aparecimento relaciona- se à compreensão de como a prática artística escolhida se origina, a identificação dos corpos participantes da ação e ao reconhecimento dos dispositivos normatizadores ou condicionantes desses corpos no contexto urbano.Artistic practices in urban space promote conditions for the corporeal act that results in the configuration of spaces of appearance, which are constituted by architecture and the action between bodies. The approach to this corporeal act through artistic practices concerns the body’s performativity; in other words, the body in action in public space. Inserted in contexts of precariousness and invisibility, bodies in action can represent an act of revindication and a possibility to act collectively against the condition of invisibility and in favor of the right to appear in a given space. Performativity points to the necessity of reflecting about the question of the body in relation to physical and social structures that are either present or absent from the city, since the body depends on support and organization to articulate itself and roam urban space. In order to recognize such forms of support and organization, it is important to consider people’s action in physical places as agents in the creation of spaces of appearance in the city. Therefore, in this research, I propose to discuss the possibilities of action in public space through artistic practices, demonstrating the categories of the performative body and space of appearance. This discussion will be based on the case study of the artistic practice “The Rise” (O Levante) and its additional work “What is Left of the Chariot Races in Recife” (O que sobrou da Corrida de Carroças no Recife), by Jonathas de Andrade (2012-2014). I employ qualitative research methodology, in its experimental character, with analyses obtained through photographic and textual records, videos of artistic action, and interviews about the artist and the participants of the action. The interpretation of the collected material was undertaken in the light of Judith Butler’s (2018) discussions on precariousness, performativity and space of appearance. The results of this research showed that the characterization of space of appearance relates to the comprehension of how the chosen artistic practice is originated, to the identification of the participants’ bodies and to the recognition of standardizers or conditioning devices that act upon these bodies in an urban context.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilDesenvolvimento UrbanoPrática artísticaPerformatividade – espaço públicoCorpo na prática artística : espaço urbano e aparecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Renata Braga Neves.pdfDISSERTAÇÃO Renata Braga Neves.pdfapplication/pdf7275024https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42868/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Braga%20Neves.pdf4096e6f8bf33c740b2643dc83fe0b133MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42868/2/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD52TEXTDISSERTAÇÃO Renata Braga Neves.pdf.txtDISSERTAÇÃO Renata Braga Neves.pdf.txtExtracted texttext/plain163731https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42868/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Braga%20Neves.pdf.txt8e68bec58f7dcd1b92e1d6724092729dMD53THUMBNAILDISSERTAÇÃO Renata Braga Neves.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Renata Braga Neves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42868/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Braga%20Neves.pdf.jpga983ed6f7c8902f552c258f353673fbfMD54123456789/428682022-02-16 02:14:55.55oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-02-16T05:14:55Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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