Aubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCENA, Eduardo Gomes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55040
Resumo: Após mais de cinco décadas desde o surgimento do movimento da Arte Correio, as redes postais permanecem dinâmicas, ativas e em constante renovação, desdobrando-se em novas leituras e possibilidades. Com a intenção de analisar os caminhos e os processos desta prática artística, me inseri e participo ativamente dessas redes, enviando e recebendo obras de Arte Correio e propondo projetos colaborativos e convocatórias para formação de um arquivo de artista nos dias atuais de modo a revisitar as práticas artísticas adotadas pelos artistas postais pioneiros, examinando as ressonâncias dessas práticas e suas ramificações atuais. Nesta pesquisa em arte, lanço um olhar crítico e investigativo sobre minha produção artística, utilizando como fio condutor os projetos colaborativos de Arte Correio desenvolvidos durante a década de 2010, com o objetivo de descobrir se ainda é possível trabalhar com a Arte Correio nos dias atuais. Esta pesquisa destacou o caráter transdisciplinar da Arte Correio, explorando as dinâmicas da arte em rede, os fluxos rizomáticos que permeiam a constituição de circuitos alternativos e a consequente formação de acervos. Utilizando o método cartográfico, analisei quais foram os caminhos e processos desenvolvidos na minha prática artística com Arte Correio na contemporaneidade. Esta análise explorou o hibridismo entre a Arte e a Comunicação na Arte Correio, contextualizando-a socio-historicamente e destacando a influência dos artistas postais pioneiros das décadas de 1960 e 1970. O desenvolvimento da pesquisa envolveu o desarquivamento do meu acervo pessoal, oferecendo uma visão materializada da Arte Correio. Além de apresentar meus próprios projetos artísticos e convocatórias, traçando paralelos com as propostas históricas, destaquei outros artistas e iniciativas contemporâneas que absorvem, se apropriam e reinventam a Arte Correio no século XXI. A dissertação pode possibilitar a ampliação sobre o entendimento da Arte Correio como forma de expressão artística contemporânea, avaliando sua relevância e ressignificação no contexto atual. Além disso, pode contribuir para a compreensão das práticas artísticas em rede como fenômeno transdisciplinar em constante transformação, proporcionando novas perspectivas nesse campo artístico.
id UFPE_fb7ed8ace058f81d6cb86f62d2ba56e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55040
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LUCENA, Eduardo Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/2435416144293028http://lattes.cnpq.br/2464714009394722http://lattes.cnpq.br/3706411790927848GOMES, João de LimaCOSTA, Robson Xavier da2024-02-06T12:27:27Z2024-02-06T12:27:27Z2023-12-21LUCENA, Eduardo Gomes de. Aubibony Postal Bank: Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55040Após mais de cinco décadas desde o surgimento do movimento da Arte Correio, as redes postais permanecem dinâmicas, ativas e em constante renovação, desdobrando-se em novas leituras e possibilidades. Com a intenção de analisar os caminhos e os processos desta prática artística, me inseri e participo ativamente dessas redes, enviando e recebendo obras de Arte Correio e propondo projetos colaborativos e convocatórias para formação de um arquivo de artista nos dias atuais de modo a revisitar as práticas artísticas adotadas pelos artistas postais pioneiros, examinando as ressonâncias dessas práticas e suas ramificações atuais. Nesta pesquisa em arte, lanço um olhar crítico e investigativo sobre minha produção artística, utilizando como fio condutor os projetos colaborativos de Arte Correio desenvolvidos durante a década de 2010, com o objetivo de descobrir se ainda é possível trabalhar com a Arte Correio nos dias atuais. Esta pesquisa destacou o caráter transdisciplinar da Arte Correio, explorando as dinâmicas da arte em rede, os fluxos rizomáticos que permeiam a constituição de circuitos alternativos e a consequente formação de acervos. Utilizando o método cartográfico, analisei quais foram os caminhos e processos desenvolvidos na minha prática artística com Arte Correio na contemporaneidade. Esta análise explorou o hibridismo entre a Arte e a Comunicação na Arte Correio, contextualizando-a socio-historicamente e destacando a influência dos artistas postais pioneiros das décadas de 1960 e 1970. O desenvolvimento da pesquisa envolveu o desarquivamento do meu acervo pessoal, oferecendo uma visão materializada da Arte Correio. Além de apresentar meus próprios projetos artísticos e convocatórias, traçando paralelos com as propostas históricas, destaquei outros artistas e iniciativas contemporâneas que absorvem, se apropriam e reinventam a Arte Correio no século XXI. A dissertação pode possibilitar a ampliação sobre o entendimento da Arte Correio como forma de expressão artística contemporânea, avaliando sua relevância e ressignificação no contexto atual. Além disso, pode contribuir para a compreensão das práticas artísticas em rede como fenômeno transdisciplinar em constante transformação, proporcionando novas perspectivas nesse campo artístico.After more than five decades since the emergence of the Mail Art movement, the postal networks remain dynamic, active and in constant renewal, unfolding into new readings and possibilities. With the intention of analyzing the paths and processes of this artistic practice, I actively immersed myself in and participate in these networks, sending and receiving Mail Art works and proposing collaborative projects and calls for the formation of an artist's archive in today's context, aiming to revisit the artistic practices adopted by pioneering postal artists, examining the resonances of these practices and their current ramifications. In this art research, I take a critical and investigative look at my artistic production, using the collaborative Mail Art projects developed during the 2010s as a guiding thread, with the goal of discovering whether it is still possible to work with Mail Art in today's context. The study highlights the transdisciplinary character of Mail Art, exploring the dynamics of network art, the rhizomatic flows that permeate the constitution of alternative circuits and the consequent formation of collections. Using the cartographic method, I analyzed the paths and processes developed in my artistic practice with Mail Art in contemporary times. This analysis explored the hybridity between Art and Communication in Mail Art, contextualizing it socio-historically and highlighting the influence of pioneering postal artists from the 1960s and 1970s. The research's development involved the unarchiving of my personal collection, providing a materialized view of Mail Art. In addition to presenting my own artistic projects and calls, drawing parallels with historical proposals, I highlighted other artists and contemporary initiatives that absorb, appropriate and reinvent Mail Art in the 21st century. The dissertation may facilitate an expansion of the understanding of Mail Art as a form of contemporary artistic expression, evaluating its relevance and resignification in the current context. Furthermore, it can contribute to the comprehension of networked artistic practices as a transdisciplinary phenomenon in constant transformation, providing new perspectives in this artistic field.Después de más de cinco décadas desde el surgimiento del movimiento Arte Correio, las redes postales siguen siendo dinámicas, activas y en constante renovación, desplegándose en nuevas lecturas y posibilidades. Con la intención de analizar los caminos y procesos de esta práctica artística, me sumergí y participo activamente en estas redes, enviando y recibiendo obras de Arte Correio y proponiendo proyectos colaborativos y convocatorias para la formación de un archivo de artistas en el contexto actual, con el fin de revisitar las prácticas artísticas adoptadas por los artistas postales pioneros, examinando las resonancias de estas prácticas y sus ramificaciones actuales. En esta investigación artística, hago una mirada crítica e investigativa a mi producción artística, utilizando como hilo conductor los proyectos colaborativos de Arte Correio desarrollados durante la década de 2010, con el objetivo de descubrir si todavía es posible trabajar con Arte Correio hoy por hoy. Esta investigación destacó el carácter transdisciplinario del Arte Correio, explorando las dinámicas del arte en red, los flujos rizomáticos que permean la constitución de circuitos alternativos y la consecuente formación de colecciones. Utilizando el método cartográfico, analicé los caminos y procesos desarrollados en mi práctica artística con Arte Correio en la contemporaneidad. Este análisis exploró la hibridación entre el Arte y la Comunicación en el contexto del Arte Correio, contextualizándola sociohistóricamente y destacando la influencia de artistas postales pioneros de las décadas de 1960 y 1970. El desarrollo de la investigación implicó la desarchivación de mi colección personal, ofreciendo una visión materializada del Arte Correo. Además de presentar mis propios proyectos artísticos y convocatorias, estableciendo paralelos con propuestas históricas, destaqué otros artistas e iniciativas contemporáneas que absorben, se apropian y reinventan el Arte Correo en el siglo XXI. La disertación puede posibilitar la ampliación de la comprensión del Arte Correio como forma de expresión artística contemporánea, evaluando su relevancia y resignificación en el contexto actual. Además, puede contribuir a la comprensión de las prácticas artísticas en red como un fenómeno transdisciplinario en constante transformación, aportando nuevas perspectivas en este campo artístico.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArtes VisuaisArte CorreioArte PostalArte ConceitualArte em RedeAubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTACAO Eduardo Gomes de Lucena.pdfDISSERTACAO Eduardo Gomes de Lucena.pdfapplication/pdf57395210https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55040/1/DISSERTACAO%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lucena.pdfb9639b4578151385c95a612ff7548b83MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55040/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55040/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTACAO Eduardo Gomes de Lucena.pdf.txtDISSERTACAO Eduardo Gomes de Lucena.pdf.txtExtracted texttext/plain322886https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55040/4/DISSERTACAO%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lucena.pdf.txtc5d11776c0d999d74143e52ca96b7e66MD54THUMBNAILDISSERTACAO Eduardo Gomes de Lucena.pdf.jpgDISSERTACAO Eduardo Gomes de Lucena.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1977https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55040/5/DISSERTACAO%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lucena.pdf.jpg1044e18debfa9e8c7cab06827a3cd150MD55123456789/550402024-02-07 02:22:09.12oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-02-07T05:22:09Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI
title Aubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI
spellingShingle Aubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI
LUCENA, Eduardo Gomes de
Artes Visuais
Arte Correio
Arte Postal
Arte Conceitual
Arte em Rede
title_short Aubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI
title_full Aubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI
title_fullStr Aubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI
title_full_unstemmed Aubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI
title_sort Aubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI
author LUCENA, Eduardo Gomes de
author_facet LUCENA, Eduardo Gomes de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2435416144293028
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2464714009394722
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3706411790927848
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCENA, Eduardo Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GOMES, João de Lima
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv COSTA, Robson Xavier da
contributor_str_mv GOMES, João de Lima
COSTA, Robson Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Visuais
Arte Correio
Arte Postal
Arte Conceitual
Arte em Rede
topic Artes Visuais
Arte Correio
Arte Postal
Arte Conceitual
Arte em Rede
description Após mais de cinco décadas desde o surgimento do movimento da Arte Correio, as redes postais permanecem dinâmicas, ativas e em constante renovação, desdobrando-se em novas leituras e possibilidades. Com a intenção de analisar os caminhos e os processos desta prática artística, me inseri e participo ativamente dessas redes, enviando e recebendo obras de Arte Correio e propondo projetos colaborativos e convocatórias para formação de um arquivo de artista nos dias atuais de modo a revisitar as práticas artísticas adotadas pelos artistas postais pioneiros, examinando as ressonâncias dessas práticas e suas ramificações atuais. Nesta pesquisa em arte, lanço um olhar crítico e investigativo sobre minha produção artística, utilizando como fio condutor os projetos colaborativos de Arte Correio desenvolvidos durante a década de 2010, com o objetivo de descobrir se ainda é possível trabalhar com a Arte Correio nos dias atuais. Esta pesquisa destacou o caráter transdisciplinar da Arte Correio, explorando as dinâmicas da arte em rede, os fluxos rizomáticos que permeiam a constituição de circuitos alternativos e a consequente formação de acervos. Utilizando o método cartográfico, analisei quais foram os caminhos e processos desenvolvidos na minha prática artística com Arte Correio na contemporaneidade. Esta análise explorou o hibridismo entre a Arte e a Comunicação na Arte Correio, contextualizando-a socio-historicamente e destacando a influência dos artistas postais pioneiros das décadas de 1960 e 1970. O desenvolvimento da pesquisa envolveu o desarquivamento do meu acervo pessoal, oferecendo uma visão materializada da Arte Correio. Além de apresentar meus próprios projetos artísticos e convocatórias, traçando paralelos com as propostas históricas, destaquei outros artistas e iniciativas contemporâneas que absorvem, se apropriam e reinventam a Arte Correio no século XXI. A dissertação pode possibilitar a ampliação sobre o entendimento da Arte Correio como forma de expressão artística contemporânea, avaliando sua relevância e ressignificação no contexto atual. Além disso, pode contribuir para a compreensão das práticas artísticas em rede como fenômeno transdisciplinar em constante transformação, proporcionando novas perspectivas nesse campo artístico.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T12:27:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-06T12:27:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUCENA, Eduardo Gomes de. Aubibony Postal Bank: Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55040
identifier_str_mv LUCENA, Eduardo Gomes de. Aubibony Postal Bank: Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55040/1/DISSERTACAO%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lucena.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55040/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55040/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55040/4/DISSERTACAO%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lucena.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55040/5/DISSERTACAO%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lucena.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9639b4578151385c95a612ff7548b83
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
c5d11776c0d999d74143e52ca96b7e66
1044e18debfa9e8c7cab06827a3cd150
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310906473873408