Entre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39974 |
Resumo: | Levino Ferreira, compositor de frevos, é considerado um dos mais importantes no gênero. Elevado a um patamar diferenciado e muitas vezes recebendo a alcunha de “Rei do Frevo”, nos interessa entender sua trajetória e como esse título foi a ele concedido, entendendo que existem discursos heterogêneos e não isentos de interesses. Durante esse processo, além de análises musicológicas referentes a sua obra, discutiremos sobre questões de identidade e modernidade. O frevo se configura como um gênero abastecido de regras e cânones que foram sendo construídos ao longo dos anos e tomadas, muitas vezes de maneira arbitrária, como verdades absolutas. Quando nos referimos a compositores relacionados ao gênero, é possível que os mesmos possam ter, em sua caminhada, alguns elementos, da mesma maneira, impostos por discursos. Tudo isso reflete o ideal de identidade pernambucana “pura” presente nos discursos sobre os quais iremos debater. Além disso, quando no disco “O Frevo Vivo de Levino” nos deparamos com a expressão “moderna orquestra de frevos”, nos interessa saber qual o sentido dessa modernidade. Uma das várias facetas da modernidade é a busca pelo que é genuíno, pelo que é autêntico. Segundo uma visão moderna, uma música de caráter regional autêntica representaria o que há de mais “puro”, musicalmente falando. Desse modo, a partir das gravações de Levino Ferreira, abrem-se possibilidades de discussões outras que pretendemos abordar nesse trabalho. |
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SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan dahttp://lattes.cnpq.br/4935792381897403http://lattes.cnpq.br/8461401132385202BEZERRA, Amilcar Almeida2021-04-25T18:35:48Z2021-04-25T18:35:48Z2018-07-31SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da. Entre o cânone e o moderno: um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39974ark:/64986/001300000z917Levino Ferreira, compositor de frevos, é considerado um dos mais importantes no gênero. Elevado a um patamar diferenciado e muitas vezes recebendo a alcunha de “Rei do Frevo”, nos interessa entender sua trajetória e como esse título foi a ele concedido, entendendo que existem discursos heterogêneos e não isentos de interesses. Durante esse processo, além de análises musicológicas referentes a sua obra, discutiremos sobre questões de identidade e modernidade. O frevo se configura como um gênero abastecido de regras e cânones que foram sendo construídos ao longo dos anos e tomadas, muitas vezes de maneira arbitrária, como verdades absolutas. Quando nos referimos a compositores relacionados ao gênero, é possível que os mesmos possam ter, em sua caminhada, alguns elementos, da mesma maneira, impostos por discursos. Tudo isso reflete o ideal de identidade pernambucana “pura” presente nos discursos sobre os quais iremos debater. Além disso, quando no disco “O Frevo Vivo de Levino” nos deparamos com a expressão “moderna orquestra de frevos”, nos interessa saber qual o sentido dessa modernidade. Uma das várias facetas da modernidade é a busca pelo que é genuíno, pelo que é autêntico. Segundo uma visão moderna, uma música de caráter regional autêntica representaria o que há de mais “puro”, musicalmente falando. Desse modo, a partir das gravações de Levino Ferreira, abrem-se possibilidades de discussões outras que pretendemos abordar nesse trabalho.CAPESLevino Ferreira, a frevo composer, is considered one of the most important in the genre. Raised on a different level and often receiving the title "King of Frevo", we are interested in understanding his trajectory and how this title was granted to him, comprising that there are heterogeneous speeches and not exempt of interests. During this process, in addition to musicological analysis about his work, we will discuss questions of identity and modernity. The frevo is configured as a genre stocked with rules and canons that have been built over the years and taken, often arbitrarily, as absolute truths. When we refer to composers related to the genre, it is possible that they may have, in their walk, some elements, in the same way, imposed by speeches. All this reflects the ideal of “pure” Pernambucana identity present in the discourses on which we will debate. In addition, when in the disc "O Frevo Vivo de Levino" we come across the expression "modern frevo orchestra", we are interested in knowing the meaning of this modernity. One of the many facets of modernity is the search for what is genuine, for what is authentic. According to a modern view, authentic regional music would represent the purest, musically speaking. Thus, from the recordings of Levino Ferreira, open possibilities of other discussions that we intend to approach in this work.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLevino FerreiraFrevoIdentidadeModernizaçãoEntre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Antônio Vanderlan da Silva Júnior.pdfDISSERTAÇÃO Antônio Vanderlan da Silva Júnior.pdfapplication/pdf3866560https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ant%c3%b4nio%20Vanderlan%20da%20Silva%20J%c3%banior.pdfbda1ac9dd80e0af2bb239d1e10f3d1b9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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