Entre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39974
Resumo: Levino Ferreira, compositor de frevos, é considerado um dos mais importantes no gênero. Elevado a um patamar diferenciado e muitas vezes recebendo a alcunha de “Rei do Frevo”, nos interessa entender sua trajetória e como esse título foi a ele concedido, entendendo que existem discursos heterogêneos e não isentos de interesses. Durante esse processo, além de análises musicológicas referentes a sua obra, discutiremos sobre questões de identidade e modernidade. O frevo se configura como um gênero abastecido de regras e cânones que foram sendo construídos ao longo dos anos e tomadas, muitas vezes de maneira arbitrária, como verdades absolutas. Quando nos referimos a compositores relacionados ao gênero, é possível que os mesmos possam ter, em sua caminhada, alguns elementos, da mesma maneira, impostos por discursos. Tudo isso reflete o ideal de identidade pernambucana “pura” presente nos discursos sobre os quais iremos debater. Além disso, quando no disco “O Frevo Vivo de Levino” nos deparamos com a expressão “moderna orquestra de frevos”, nos interessa saber qual o sentido dessa modernidade. Uma das várias facetas da modernidade é a busca pelo que é genuíno, pelo que é autêntico. Segundo uma visão moderna, uma música de caráter regional autêntica representaria o que há de mais “puro”, musicalmente falando. Desse modo, a partir das gravações de Levino Ferreira, abrem-se possibilidades de discussões outras que pretendemos abordar nesse trabalho.
id UFPE_fcefa9c8c58b065b9e848787e7fcb822
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39974
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan dahttp://lattes.cnpq.br/4935792381897403http://lattes.cnpq.br/8461401132385202BEZERRA, Amilcar Almeida2021-04-25T18:35:48Z2021-04-25T18:35:48Z2018-07-31SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da. Entre o cânone e o moderno: um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39974Levino Ferreira, compositor de frevos, é considerado um dos mais importantes no gênero. Elevado a um patamar diferenciado e muitas vezes recebendo a alcunha de “Rei do Frevo”, nos interessa entender sua trajetória e como esse título foi a ele concedido, entendendo que existem discursos heterogêneos e não isentos de interesses. Durante esse processo, além de análises musicológicas referentes a sua obra, discutiremos sobre questões de identidade e modernidade. O frevo se configura como um gênero abastecido de regras e cânones que foram sendo construídos ao longo dos anos e tomadas, muitas vezes de maneira arbitrária, como verdades absolutas. Quando nos referimos a compositores relacionados ao gênero, é possível que os mesmos possam ter, em sua caminhada, alguns elementos, da mesma maneira, impostos por discursos. Tudo isso reflete o ideal de identidade pernambucana “pura” presente nos discursos sobre os quais iremos debater. Além disso, quando no disco “O Frevo Vivo de Levino” nos deparamos com a expressão “moderna orquestra de frevos”, nos interessa saber qual o sentido dessa modernidade. Uma das várias facetas da modernidade é a busca pelo que é genuíno, pelo que é autêntico. Segundo uma visão moderna, uma música de caráter regional autêntica representaria o que há de mais “puro”, musicalmente falando. Desse modo, a partir das gravações de Levino Ferreira, abrem-se possibilidades de discussões outras que pretendemos abordar nesse trabalho.CAPESLevino Ferreira, a frevo composer, is considered one of the most important in the genre. Raised on a different level and often receiving the title "King of Frevo", we are interested in understanding his trajectory and how this title was granted to him, comprising that there are heterogeneous speeches and not exempt of interests. During this process, in addition to musicological analysis about his work, we will discuss questions of identity and modernity. The frevo is configured as a genre stocked with rules and canons that have been built over the years and taken, often arbitrarily, as absolute truths. When we refer to composers related to the genre, it is possible that they may have, in their walk, some elements, in the same way, imposed by speeches. All this reflects the ideal of “pure” Pernambucana identity present in the discourses on which we will debate. In addition, when in the disc "O Frevo Vivo de Levino" we come across the expression "modern frevo orchestra", we are interested in knowing the meaning of this modernity. One of the many facets of modernity is the search for what is genuine, for what is authentic. According to a modern view, authentic regional music would represent the purest, musically speaking. Thus, from the recordings of Levino Ferreira, open possibilities of other discussions that we intend to approach in this work.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLevino FerreiraFrevoIdentidadeModernizaçãoEntre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Antônio Vanderlan da Silva Júnior.pdfDISSERTAÇÃO Antônio Vanderlan da Silva Júnior.pdfapplication/pdf3866560https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ant%c3%b4nio%20Vanderlan%20da%20Silva%20J%c3%banior.pdfbda1ac9dd80e0af2bb239d1e10f3d1b9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Antônio Vanderlan da Silva Júnior.pdf.txtDISSERTAÇÃO Antônio Vanderlan da Silva Júnior.pdf.txtExtracted texttext/plain274039https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ant%c3%b4nio%20Vanderlan%20da%20Silva%20J%c3%banior.pdf.txt17cddedfda3216557cbb0d9b713b82a8MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Antônio Vanderlan da Silva Júnior.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Antônio Vanderlan da Silva Júnior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ant%c3%b4nio%20Vanderlan%20da%20Silva%20J%c3%banior.pdf.jpg204d686381e84e3b810e5d7bd9956c2fMD55123456789/399742021-04-26 02:16:30.212oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-04-26T05:16:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira
title Entre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira
spellingShingle Entre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira
SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da
Levino Ferreira
Frevo
Identidade
Modernização
title_short Entre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira
title_full Entre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira
title_fullStr Entre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira
title_full_unstemmed Entre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira
title_sort Entre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira
author SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da
author_facet SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4935792381897403
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8461401132385202
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BEZERRA, Amilcar Almeida
contributor_str_mv BEZERRA, Amilcar Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Levino Ferreira
Frevo
Identidade
Modernização
topic Levino Ferreira
Frevo
Identidade
Modernização
description Levino Ferreira, compositor de frevos, é considerado um dos mais importantes no gênero. Elevado a um patamar diferenciado e muitas vezes recebendo a alcunha de “Rei do Frevo”, nos interessa entender sua trajetória e como esse título foi a ele concedido, entendendo que existem discursos heterogêneos e não isentos de interesses. Durante esse processo, além de análises musicológicas referentes a sua obra, discutiremos sobre questões de identidade e modernidade. O frevo se configura como um gênero abastecido de regras e cânones que foram sendo construídos ao longo dos anos e tomadas, muitas vezes de maneira arbitrária, como verdades absolutas. Quando nos referimos a compositores relacionados ao gênero, é possível que os mesmos possam ter, em sua caminhada, alguns elementos, da mesma maneira, impostos por discursos. Tudo isso reflete o ideal de identidade pernambucana “pura” presente nos discursos sobre os quais iremos debater. Além disso, quando no disco “O Frevo Vivo de Levino” nos deparamos com a expressão “moderna orquestra de frevos”, nos interessa saber qual o sentido dessa modernidade. Uma das várias facetas da modernidade é a busca pelo que é genuíno, pelo que é autêntico. Segundo uma visão moderna, uma música de caráter regional autêntica representaria o que há de mais “puro”, musicalmente falando. Desse modo, a partir das gravações de Levino Ferreira, abrem-se possibilidades de discussões outras que pretendemos abordar nesse trabalho.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-25T18:35:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-25T18:35:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da. Entre o cânone e o moderno: um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39974
identifier_str_mv SILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da. Entre o cânone e o moderno: um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ant%c3%b4nio%20Vanderlan%20da%20Silva%20J%c3%banior.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ant%c3%b4nio%20Vanderlan%20da%20Silva%20J%c3%banior.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39974/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ant%c3%b4nio%20Vanderlan%20da%20Silva%20J%c3%banior.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bda1ac9dd80e0af2bb239d1e10f3d1b9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
17cddedfda3216557cbb0d9b713b82a8
204d686381e84e3b810e5d7bd9956c2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310862493450240