Imagens do trágico e alegorias da dor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEPOMUCENO, Mariana Maciel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000007t49
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41192
Resumo: Esta pesquisa surge em seguida ao processo de Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e à ascensão da extrema-direita no mundo, evidenciada pela eleição do presidente estadunidense Donald Trump. Naquele momento, tornam-se frequentes passeatas e manifestações de rua pelo Brasil, descritas, muitas vezes como um fenômeno que se resume a uma disputa de narrativas sobre qual país é contado a partir daquele momento, com a perspectiva de olhar não somente para o futuro, mas, principalmente, para o passado. Há um enlace fatal entre páthos e cronos, entre nossas emoções e como elas se distribuem em uma dimensão temporal, social e coletiva. O problema desta pesquisa é a investigação sobre o potencial de imagens fotográficas para articular, mobilizar e agenciar emoções, tais quais horror, pavor, piedade, medo e compaixão, percebidas como interseção entre peças clássicas trágicas e movimentos políticos de resistência e de revolução. A hipótese deste estudo é de que modo imagens relacionadas ao período histórico depois de 2013, no Brasil, consolidam uma percepção trágica de mundo. Como metodologia, foram aplicados dois procedimentos principais que se alternam: o relato auto etnográfico para a descrição das manifestações de rua, enxergadas aqui como momentos ritualísticos mediadores da produção de imagens; procedimentos de montagem e de análise de quadros compostos de imagens, articulados pelo arcabouço conceitual dos estudos do trágico, tanto pelas suas dimensões filosóficas quanto pelas críticas vindas da Teoria da Literatura. As imagens são estudadas a partir da noção de representação e também como testemunho histórico. A seleção do corpus de imagem está amparada na busca pela identificação de matrizes de imagens que, quando aproximadas, testem a possibilidade apresentada neste projeto: a investigação de imagens de resistência política cuja dimensão sensível se aproxima da sensibilidade trágica. Compõem o corpus de estudo fotografias vindas da Internet e ensaios fotográficos publicados em meio impresso. Como estratégia metodológica, fotografias contemporâneas foram colocadas em diálogo com fotografias históricas e também com imagens das artes visuais, principalmente do Modernismo Brasileiro. Os resultados desta pesquisa apresentam a articulação entre estudos da imagem e da História da Arte como ferramentas de investigação de composições de imagens do fotojornalismo e de leitura do presente. As conclusões apontam caminhos pelo qual a sensibilidade estética, neste caso, circunscrita à tragédia, pode servir de análise de contextos políticos do presente.
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Há um enlace fatal entre páthos e cronos, entre nossas emoções e como elas se distribuem em uma dimensão temporal, social e coletiva. O problema desta pesquisa é a investigação sobre o potencial de imagens fotográficas para articular, mobilizar e agenciar emoções, tais quais horror, pavor, piedade, medo e compaixão, percebidas como interseção entre peças clássicas trágicas e movimentos políticos de resistência e de revolução. A hipótese deste estudo é de que modo imagens relacionadas ao período histórico depois de 2013, no Brasil, consolidam uma percepção trágica de mundo. Como metodologia, foram aplicados dois procedimentos principais que se alternam: o relato auto etnográfico para a descrição das manifestações de rua, enxergadas aqui como momentos ritualísticos mediadores da produção de imagens; procedimentos de montagem e de análise de quadros compostos de imagens, articulados pelo arcabouço conceitual dos estudos do trágico, tanto pelas suas dimensões filosóficas quanto pelas críticas vindas da Teoria da Literatura. As imagens são estudadas a partir da noção de representação e também como testemunho histórico. A seleção do corpus de imagem está amparada na busca pela identificação de matrizes de imagens que, quando aproximadas, testem a possibilidade apresentada neste projeto: a investigação de imagens de resistência política cuja dimensão sensível se aproxima da sensibilidade trágica. Compõem o corpus de estudo fotografias vindas da Internet e ensaios fotográficos publicados em meio impresso. Como estratégia metodológica, fotografias contemporâneas foram colocadas em diálogo com fotografias históricas e também com imagens das artes visuais, principalmente do Modernismo Brasileiro. Os resultados desta pesquisa apresentam a articulação entre estudos da imagem e da História da Arte como ferramentas de investigação de composições de imagens do fotojornalismo e de leitura do presente. As conclusões apontam caminhos pelo qual a sensibilidade estética, neste caso, circunscrita à tragédia, pode servir de análise de contextos políticos do presente.FACEPEThis research seeks to map images that approach a perception of the world marked by the experience of the tragic. Noticing the possibility of evidence or tracing unresolvable conflicts, terrible fate, falling image, and destruction of the subjective world aligned with reality outside the subject. I am interested in images circulating in Brazil, mainly since 2013 and circulating in the recent political scenario. Images that arise in journalism and in visual arts and extrapolate an individual experience of suffering, reaching aesthetic and political meanings. Could this movement be mapped and arranged as a constellation of collective pain experience? I invest in the notion of allegory as a theoretical tool for the methodological practice of articulating these images, even without a sense of unity among themselves, and going beyond the dynamics that are being exhibited. Here, an allegory is not only a synonym for metaphor, but as a constitution of a parameter that allows the immediate meaning of the image to be opened. The overall objective is to understand how images selected as possible remote experiences in Brazil, although it is aesthetic that relates a past and present. Some of the hypotheses that are tested are: 1) observe the occurrence of a tragic experience as a response and construct a form of sensibility (aesthetic) in the face of moments of intensification of the perception of vulnerability of human life; 2) to test the viability of the allegory concept as a methodological tool for the study of images; 3) the possibility of understanding street protests and demonstrations as a way of reviving ritualistic dimensions that enhance symbolic images; 4) propose a dramatic theory of images, thinking of them as actors and acting agents of contemporary theater experience.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoImagemTragédiaFotografiaEstéticaImagens do trágico e alegorias da dorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Mariana Maciel Nepomuceno.pdfTESE Mariana Maciel Nepomuceno.pdfapplication/pdf3421560https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41192/1/TESE%20Mariana%20Maciel%20Nepomuceno.pdf5b257e95488ab2291beb7b60a3ed8979MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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