Uma Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Educativos em Dispositivos Móveis para Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA NETO, José Francisco
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000013553
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11434
Resumo: A indústria dos jogos digitais (games) vem superando o faturamento da indústria do cinema desde 2007. Atualmente, jogar faz parte da rotina de muitos brasileiros, especialmente dos jovens. Tal fato também é reflexo do aumento da qualidade dos recursos de tecnologia de informação e comunicação nos últimos anos. As transformações ocorridas nos meios de comunicação têm acarretado uma série de mudanças no âmbito da educação, haja vista a utilização de mídias digitais, as quais se tornaram uma realidade bem comum para a maioria das escolas brasileiras. . Além disso, dispositivos móveis estão cada vez mais acessíveis à população. Este trabalho investiga a utilização de jogos educativos digitais na educação. Este trabalho foi iniciado com uma pesquisa sobre a utilização de jogos na educação. Após estudos, foi desenvolvida metodologia para desenvolvimento de jogos educativos, a qual também define uma integração com ambientes virtuais de aprendizagem. Como prova de conceito, foi criado um jogo educacional desenvolvido para dispositivos móveis na plataforma Android, integrado com ambientes virtuais de aprendizagem, o qual foi desenvolvido reproduzindo fielmente a metodologia proposta. A integração foi feita por meio de um componente de comunicação, facilitando a troca de informações entre jogos e ambientes de aprendizagem, de modo a proporcionar maior independência do aluno. Ao final do desenvolvimento do protótipo executável foi realizada uma avaliação em duas partes: testes com especialistas na área pedagógica e uma avaliação em um contexto real de ensino.
id UFPE_fd54d8e77493a7b22607a3ef179caea6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11434
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling BARBOSA NETO, José FranciscoSOUZA, Fernando de Fonseca de2015-03-09T13:43:22Z2015-03-09T13:43:22Z2012-12-17https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11434ark:/64986/0013000013553A indústria dos jogos digitais (games) vem superando o faturamento da indústria do cinema desde 2007. Atualmente, jogar faz parte da rotina de muitos brasileiros, especialmente dos jovens. Tal fato também é reflexo do aumento da qualidade dos recursos de tecnologia de informação e comunicação nos últimos anos. As transformações ocorridas nos meios de comunicação têm acarretado uma série de mudanças no âmbito da educação, haja vista a utilização de mídias digitais, as quais se tornaram uma realidade bem comum para a maioria das escolas brasileiras. . Além disso, dispositivos móveis estão cada vez mais acessíveis à população. Este trabalho investiga a utilização de jogos educativos digitais na educação. Este trabalho foi iniciado com uma pesquisa sobre a utilização de jogos na educação. Após estudos, foi desenvolvida metodologia para desenvolvimento de jogos educativos, a qual também define uma integração com ambientes virtuais de aprendizagem. Como prova de conceito, foi criado um jogo educacional desenvolvido para dispositivos móveis na plataforma Android, integrado com ambientes virtuais de aprendizagem, o qual foi desenvolvido reproduzindo fielmente a metodologia proposta. A integração foi feita por meio de um componente de comunicação, facilitando a troca de informações entre jogos e ambientes de aprendizagem, de modo a proporcionar maior independência do aluno. Ao final do desenvolvimento do protótipo executável foi realizada uma avaliação em duas partes: testes com especialistas na área pedagógica e uma avaliação em um contexto real de ensino.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessmobile learningandroidAmadeusambiente pessoal de aprendizagemUma Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Educativos em Dispositivos Móveis para Ambientes Virtuais de Aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertacao JFBN.pdf.jpgDissertacao JFBN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1450https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11434/5/Dissertacao%20JFBN.pdf.jpgd67b923e1902404344d03c52f213d2ebMD55ORIGINALDissertacao JFBN.pdfDissertacao JFBN.pdfapplication/pdf5041452https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11434/1/Dissertacao%20JFBN.pdfabf0f91890177ce9882a83feb5ed8827MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11434/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11434/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertacao JFBN.pdf.txtDissertacao JFBN.pdf.txtExtracted texttext/plain213516https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11434/4/Dissertacao%20JFBN.pdf.txt34e21ea9319f8f6bfdfd92e7394be83bMD54123456789/114342019-10-25 04:41:31.655oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:41:31Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Educativos em Dispositivos Móveis para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title Uma Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Educativos em Dispositivos Móveis para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
spellingShingle Uma Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Educativos em Dispositivos Móveis para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
BARBOSA NETO, José Francisco
mobile learning
android
Amadeus
ambiente pessoal de aprendizagem
title_short Uma Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Educativos em Dispositivos Móveis para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full Uma Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Educativos em Dispositivos Móveis para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_fullStr Uma Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Educativos em Dispositivos Móveis para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full_unstemmed Uma Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Educativos em Dispositivos Móveis para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_sort Uma Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Educativos em Dispositivos Móveis para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
author BARBOSA NETO, José Francisco
author_facet BARBOSA NETO, José Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA NETO, José Francisco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUZA, Fernando de Fonseca de
contributor_str_mv SOUZA, Fernando de Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv mobile learning
android
Amadeus
ambiente pessoal de aprendizagem
topic mobile learning
android
Amadeus
ambiente pessoal de aprendizagem
description A indústria dos jogos digitais (games) vem superando o faturamento da indústria do cinema desde 2007. Atualmente, jogar faz parte da rotina de muitos brasileiros, especialmente dos jovens. Tal fato também é reflexo do aumento da qualidade dos recursos de tecnologia de informação e comunicação nos últimos anos. As transformações ocorridas nos meios de comunicação têm acarretado uma série de mudanças no âmbito da educação, haja vista a utilização de mídias digitais, as quais se tornaram uma realidade bem comum para a maioria das escolas brasileiras. . Além disso, dispositivos móveis estão cada vez mais acessíveis à população. Este trabalho investiga a utilização de jogos educativos digitais na educação. Este trabalho foi iniciado com uma pesquisa sobre a utilização de jogos na educação. Após estudos, foi desenvolvida metodologia para desenvolvimento de jogos educativos, a qual também define uma integração com ambientes virtuais de aprendizagem. Como prova de conceito, foi criado um jogo educacional desenvolvido para dispositivos móveis na plataforma Android, integrado com ambientes virtuais de aprendizagem, o qual foi desenvolvido reproduzindo fielmente a metodologia proposta. A integração foi feita por meio de um componente de comunicação, facilitando a troca de informações entre jogos e ambientes de aprendizagem, de modo a proporcionar maior independência do aluno. Ao final do desenvolvimento do protótipo executável foi realizada uma avaliação em duas partes: testes com especialistas na área pedagógica e uma avaliação em um contexto real de ensino.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-09T13:43:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-09T13:43:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11434
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000013553
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11434
identifier_str_mv ark:/64986/0013000013553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11434/5/Dissertacao%20JFBN.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11434/1/Dissertacao%20JFBN.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11434/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11434/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11434/4/Dissertacao%20JFBN.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d67b923e1902404344d03c52f213d2eb
abf0f91890177ce9882a83feb5ed8827
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
34e21ea9319f8f6bfdfd92e7394be83b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172987963310080