O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3412 |
Resumo: | Neste trabalho, defendemos a idéia de que a propaganda contemporânea absorve elementos tradicionais e modernos. Para ser entendida e consumida ela precisa ainda considerar as esferas local e global. O estudo trata do intercâmbio entre cultura local e cultura global, mediante a análise de propagandas da marca Frevo. A análise permite identificar elementos responsáveis por um diálogo midiático entre o pretérito e o atual. O argumento central do trabalho: elementos como o orgulho, a força, a união dos pernambucanos, e assim a valorização da riqueza e diversidade locais, da beleza natural, do não-trabalho, da mulher, constroem uma realidade identificável e vendável de uma marca local inserida num contexto globalizante. A base empírica do trabalho está na construção e temática das propagandas eletrônicas televisivas da Frevo. A ênfase do trabalho está em identificar e demonstrar o intercâmbio entre o local e o global na propaganda dessa marca |
id |
UFPE_fdaaa1cc684bf6104f6fc35ecc2012ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3412 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Queiroz Mota, MeiriédnaFreire Prysthon, Ângela 2014-06-12T16:30:50Z2014-06-12T16:30:50Z2005Queiroz Mota, Meiriédna; Freire Prysthon, Ângela. O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3412Neste trabalho, defendemos a idéia de que a propaganda contemporânea absorve elementos tradicionais e modernos. Para ser entendida e consumida ela precisa ainda considerar as esferas local e global. O estudo trata do intercâmbio entre cultura local e cultura global, mediante a análise de propagandas da marca Frevo. A análise permite identificar elementos responsáveis por um diálogo midiático entre o pretérito e o atual. O argumento central do trabalho: elementos como o orgulho, a força, a união dos pernambucanos, e assim a valorização da riqueza e diversidade locais, da beleza natural, do não-trabalho, da mulher, constroem uma realidade identificável e vendável de uma marca local inserida num contexto globalizante. A base empírica do trabalho está na construção e temática das propagandas eletrônicas televisivas da Frevo. A ênfase do trabalho está em identificar e demonstrar o intercâmbio entre o local e o global na propaganda dessa marcaporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTradição.PropagandaModernidadeLocalGlobalCulturaO intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo4653_1.pdf.jpgarquivo4653_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1520https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3412/4/arquivo4653_1.pdf.jpg3fc40c8c706547ca4eb2f6b61f603ed4MD54ORIGINALarquivo4653_1.pdfapplication/pdf1289604https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3412/1/arquivo4653_1.pdf2fbd986ab92c092cdc09ce5b0ebe4f37MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3412/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo4653_1.pdf.txtarquivo4653_1.pdf.txtExtracted texttext/plain257060https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3412/3/arquivo4653_1.pdf.txtc8e0eb8ba6dddbc7d2abd2f13aaff5f9MD53123456789/34122019-10-25 13:11:02.849oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T16:11:02Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo |
title |
O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo |
spellingShingle |
O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo Queiroz Mota, Meiriédna Tradição. Propaganda Modernidade Local Global Cultura |
title_short |
O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo |
title_full |
O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo |
title_fullStr |
O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo |
title_full_unstemmed |
O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo |
title_sort |
O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo |
author |
Queiroz Mota, Meiriédna |
author_facet |
Queiroz Mota, Meiriédna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz Mota, Meiriédna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freire Prysthon, Ângela |
contributor_str_mv |
Freire Prysthon, Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tradição. Propaganda Modernidade Local Global Cultura |
topic |
Tradição. Propaganda Modernidade Local Global Cultura |
description |
Neste trabalho, defendemos a idéia de que a propaganda contemporânea absorve elementos tradicionais e modernos. Para ser entendida e consumida ela precisa ainda considerar as esferas local e global. O estudo trata do intercâmbio entre cultura local e cultura global, mediante a análise de propagandas da marca Frevo. A análise permite identificar elementos responsáveis por um diálogo midiático entre o pretérito e o atual. O argumento central do trabalho: elementos como o orgulho, a força, a união dos pernambucanos, e assim a valorização da riqueza e diversidade locais, da beleza natural, do não-trabalho, da mulher, constroem uma realidade identificável e vendável de uma marca local inserida num contexto globalizante. A base empírica do trabalho está na construção e temática das propagandas eletrônicas televisivas da Frevo. A ênfase do trabalho está em identificar e demonstrar o intercâmbio entre o local e o global na propaganda dessa marca |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T16:30:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T16:30:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Queiroz Mota, Meiriédna; Freire Prysthon, Ângela. O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3412 |
identifier_str_mv |
Queiroz Mota, Meiriédna; Freire Prysthon, Ângela. O intercâmbio entre cultura local e global : propaganda da Frevo. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3412/4/arquivo4653_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3412/1/arquivo4653_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3412/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3412/3/arquivo4653_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3fc40c8c706547ca4eb2f6b61f603ed4 2fbd986ab92c092cdc09ce5b0ebe4f37 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c8e0eb8ba6dddbc7d2abd2f13aaff5f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310902138011648 |