A Gestão do Conhecimento no Tribunal de Contas da União: o compartilhamento externo do conhecimento como instrumento de alcance de sua missão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Cavalcanti de Araújo, Marcos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000z4fr
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7125
Resumo: Este estudo avalia como o compartilhamento do conhecimento do Tribunal de Contas da União (TCU) com os gestores públicos tem contribuído para o cumprimento de sua missão, qual seja a efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Foi realizado um estudo descritivo, seguindo uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um estudo de caso. Foram realizadas pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas com uma amostra de gestores de públicos federais das unidades jurisdicionadas ao TCU em Pernambuco, selecionando-se os responsáveis pelas licitações de obras, serviços e compras, baseado no critério da relevância e da freqüência dos assuntos tratados nos julgados do TCU. Neste estudo, constatou-se que há uma razoável disponibilidade de conhecimento no portal do TCU, tais como o acesso à jurisprudência do TCU; informações por área de atuação; publicação de revistas; informativos; auditorias; cartilhas e acesso à biblioteca digital do TCU. Há também o compartilhamento do conhecimento através do Projeto Diálogo Público, que entre outros objetivos, visa desenvolver conhecimentos que favoreçam o bom desempenho de gestores de recursos públicos, bem como melhorar a comunicação entre TCU, os gestores de recursos públicos e a sociedade, utilizando-se para tal de seminários temáticos, workshops, cursos de curta duração, visitas monitoradas, palestras e Seminários de Diálogo Público. Entretanto, observou-se que as ações do Projeto Diálogo Público não são oferecidas de modo constante e efetivo, variando de intensidade a depender das ações educacionais adotadas pela Presidência do TCU. Do conhecimento disponibilizado pelo TCU, a maioria dos gestores afirmou que apenas a sua Jurisprudência tem sido utilizada para o desempenho de suas competências, mesmo assim com baixíssima freqüência. O grau de facilidade de acesso e de compreensão à Jurisprudência do TCU é considerado razoável e boa, respectivamente. Os demais conhecimentos disponíveis no Portal do TCU na Internet não são utilizados pelos gestores por desconhecimento. Todos os entrevistados argumentaram que o TCU deveria melhorar a sua comunicação com os gestores públicos através de reuniões freqüentes objetivando tratar dos principais problemas observados nos processos e suas possíveis soluções, bem como realizar encontros técnicos para o compartilhamento mútuo de conhecimento. A maioria dos gestores concordou que o TCU poderia atuar como um organismo fomentador de algumas práticas de compartilhamento dos conhecimentos entre os gestores públicos, tais como redes de melhor prática, grupos de experiência e a criação de comunidades virtuais. Concluiu-se que o compartilhamento da gestão do conhecimento do TCU com os gestores públicos pode contribuir muito para o cumprimento de sua missão, mas que, nos últimos anos, isso pouco tem acontecido
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